PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
A revalidação da certificação médica obtida no exterior, por Luiz Alberto Bacheschi


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Expedicionários da Saúde: heróis anônimos à frente do terremoto no Haiti


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
O reconhecimento pelos 50 anos dedicados integralmente à prática da Medicina


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Já estão programados novos encontros entre os presidentes dos CRMs e a diretoria do CFM


ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 6)
A publicidade médica e a atuação das Comissões de Divulgação de Assuntos Médicos


LEGISLAÇÃO (JC pág. 7)
Cartões de descontos e a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.939


ESPECIAL (JC pág, 10)
Levantamento realizado pelo Cremesp mostra a distribuição dos médicos no Estado


ARTIGO (JC pág. 10)
A emissão de receitas médicas e a prescrição de medicamentos controlados


ICESP (JC pág. 11)
Instituto do Câncer: priorização dos pacientes conforme os recursos clínicos de última geração


GERAL (JC pág. 12)
Acompanhe a agenda de cursos e eventos em diversas especialidades


CFM (JC pág. 13)
Coluna dos representantes do Estado no Conselho Federal de Medicina


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


PRESIDÊNCIA (JC pág. 15)
Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ESPECIALIDADE (JC pág. 16)
Uma pausa para conhecer a Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética e o Centro de Bioética do Cremesp


GALERIA DE FOTOS



Edição 268 - 03/2010

ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 6)

A publicidade médica e a atuação das Comissões de Divulgação de Assuntos Médicos


Codame: educação de resultado

A Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) foi criada em 1970, a partir da Resolução CFM 417, aprovada para enfatizar e dar cumprimento, dentro dos Conselhos de Medicina, ao Decreto Federal nº 4113 de 1942, que regulamenta a publicidade e divulgação de temas da área médica

Lavínio Nilton Camarim*

Com a Resolução nº 417 do CFM, de março de 1970, todos os Conselhos Regionais e o Conselho Federal estão obrigados a criar as Comissões de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), com a composição de, no mínimo, três membros. Esboçava-se, então, o início de uma luta contra as propagandas enganosas, abusivas ou imoderadas; inicialmente muito tímida, mas que ganhou um novo fôlego em 1980, quando da edição e publicação, novamente pelo CFM, da Resolução nº 1036, que viria então a substituir e revogar a Resolução nº 417. 

Não tenho dúvidas de que, verificando o histórico das Codames e suas atuações – mesmo com a nova resolução e os esforços daqueles que coordenaram e imprimiram o trabalho –, o combate à publicidade abusiva ainda deixava muito a desejar, por diversos fatores. Isso culminou, em setembro de 2003, na edição da Resolução CFM nº 1701, que está em vigor até os dias atuais, dando mais subsídios e amparo no controle da propaganda imoderada.

Posso assegurar que temos muita preocupação com a publicidade abusiva, devido à exposição e à fragilidade que ela submete toda a classe médica. Quando realizamos uma publicação, criamos uma expectativa muito grande no paciente e seus familiares; todos esperam que aquilo dê muito certo e que o resultado seja alcançado. E acredito que nós, médicos, devemos demonstrar e colocar todo o nosso empenho para alcançar o resultado esperado. Entretanto, essa meta não deve ficar explícita nem subentendida, qual seja a de “sempre” alcançar o resultado esperado. Pois aí, sim, estaríamos traindo os princí¬pios da nossa própria profissão, que é única e exclusivamente “de meio e não de fim”.

A responsabilidade do médico é imensurável e torna-se tanto maior quanto maior for sua experiência, sua respeitabilidade e o cargo que ocupa. E isso nos legitima e credencia, ainda mais, para sempre trabalharmos com a “verdade” e com as “possibilidades”, pois as adversidades podem acontecer – e quase sempre ocorrem –, fugindo do nosso controle e traindo-nos quanto às nossas próprias expectativas. Não podemos nos esquecer disso.

Quando publicamos somente os bons resultados, ou quando divulgamos fotos do tipo “antes e depois”, além de criar uma expectativa de resultado final, estamos também fazendo exposição dos nossos pacientes. Com isso, quebramos o sigilo profissional, o que configura infração ao nosso Código e, também, infração aos Códigos Civil e Penal Brasileiro. Ou seja, estaremos cometendo, além de um ato antiético, um crime passível de punição. Numa palavra, não podemos iludir a sociedade com promessas de resultado. Temos compromisso social e com a nossa profissão.

Ações da Codame
O Cremesp vem tentando, de uma forma pró-ativa, dar sua contribuição para que a publicidade médica seja feita dentro dos ditames éticos. Para isso, investe no aspecto educativo e pedagógico do profissional, sem no entanto prevaricar em suas funções judicantes. Assim, os processos ético-profissionais e as sindicâncias são analisadas e conduzidas de acordo com o CPEP, cumprindo, portanto, o dever de ofício. Ao mesmo tempo, de acordo com a Lei Federal 3268/57 e o Decreto regulamentador 44.045/58, vem se ocupando da parte educativa do profissional, visando um maior benefício e um melhor atendimento da sociedade brasileira.

Nesse sentido, de 2006 a 2009, reeditamos o novo Manual da Codame e o distribuímos principalmente aos médicos; realizamos 34 Fóruns de Publicidade Médica, em diferentes cidades do Estado de São Paulo; ministramos também 42 palestras educativas em diversos eventos; e tivemos 17 participações em jornadas, simpósios e congressos médicos de várias especialidades, em vários estados brasileiros.
 
Acredito que estamos no caminho certo. O maior reflexo disso está estampado na queda do número e tipos de queixas e infrações dos profissionais. Também está cristalino na quantidade de apoio e solidariedade que recebemos de diversos médicos e sociedades de especialidade. Além disso, um fator que mais demonstra a certeza de que devemos continuar lutando contra a publicidade médica enganosa  é  a mudança da linha editorial de alguns veículos de comunicação (TV, rádio, revistas e jornais), que verificaram a necessidade de se adequarem às normas dos Conselhos de Medicina. Isso porque muitos médicos não estão mais divulgando seus serviços de forma antiética ou, aqueles que ainda o fazem, procuram adequar-se às normas éticas.

As 10 especialidades médicas que mais receberam queixas em 2008

Índices de resultados
Outro aspecto importante demonstra o quanto o trabalho da Codame é válido: a especialidade de Cirurgia Plástica, a maior vítima destas publicações abusivas, detinha, no início de nossos trabalhos, em 2006, 66% das queixas nesta Casa. No ano seguinte passou para 48% e, em 2008, para 28% somente. Como os profissionais da Cirurgia Plástica foram sempre nosso principal alvo de esclarecimentos, palestras e diálogos, isto leva-nos a crer que o método está dando certo.

De 2006 a 2008, tivemos um aumento de denúncias na Dermatologia, que saltou de 10% para 18% das queixas. Também tivemos um aumento importante nas “especialidades” não reconhecidas pelo CFM, que apresentaram um salto de 15% para 38% das queixas de publicidades imoderadas que chegam ao Conselho. Mas já estamos agindo para coibir esses abusos.

Não resta dúvida de que, até o momento, muito já foi feito, mas também muito resta a fazer. Por isso, nós conselheiros e delegados do Cremesp, continuaremos nesta jornada, para que a Medicina, mesmo em tempos difíceis como o atual, seja praticada pelos médicos e recebida pelos pacientes de forma mais ética, com maior confiança e respeito. Sendo assim, posso concluir que, para evoluirmos um pouco mais no dia de amanhã, talvez devamos refletir muito no dia de hoje, por meio do aprendizado concreto dos erros e acertos que tivemos ontem. Devemos avançar.

* Camarim é conselheiro e coordenador das delegacias do Interior e da Codame do Cremesp


ALERTAS ÉTICOS
 
Você sabia?

- Não podemos divulgar foto do “antes e depois” e nem fazer exposições dos nossos pacientes ao público em geral, mesmo com autorização expressa  (Art. 104 do CEM).
- Não podemos ter interação com farmácias, laboratórios e óticas (Art. 98 do CEM).
- Não podemos ter vínculo com intermediadoras de serviços médicos, nem vínculos ou participações em consórcios (Res. CFM 1836/08).
- Não podemos praticar atos médicos não reconhecidos pelo CFM, nem divulgar “especialidades médicas” não reconhecidas (Res. CFM 1499/98 e 1763/05).
- Não podemos fornecer consulta médica ou receitas por meio do rádio ou da televisão (Art. 134 do CEM).



Este conteúdo teve 102 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 335 usuários on-line - 102
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.