PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Temas polêmicos, abordados no Pré-Enem, serão pautas do encontro nacional em julho


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Paulo Antônio de Carvalho Fortes, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Cremesp realiza módulo de atualização profissional no interior do Estado


PRÉ-ENEM (JC pág. 5)
Propostas aprovadas devem agora ser discutidas no evento nacional


GERAL 1 (JC pág. 6)
MEC notifica cursos de Medicina com avaliação insatisfatória no Enade


GERAL 2 (JC pág. 7)
Na Câmara dos Deputados, os honorários dos profissionais da saúde suplementar


ESPECIAL (JC págs, 8 e 9)
Atualizações do novo texto, aprovadas em agosto de 2009, estão vigentes desde abril


ATIVIDADES 2 (JC pág. 10)
Atualização profissional realizada pelo Cremesp contou com número de inscritos recorde


ATIVIDADES 3 (JC pág. 11)
Delegacia do Cremesp da Vila Mariana sedia evento sobre saúde mental


ÉTICA & BIOÉTICA (JC pág. 12)
Pacientes terminais necessitam de ações multiprofissionais com elevado conteúdo científico e humano


CFM (JC pág. 13)
Representantes do Estado no Conselho Federal se dirigem aos médicos e à sociedade


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 3 (JC pág. 15)
Eventos simultâneos debatem as atualizações do novo CEM


ESPECIALIDADE (JC pág, 16)
Mais de 20 mil médicos associados e mais de 14 áreas de atuação na especialidade. Em foco, a...


GALERIA DE FOTOS



Edição 270 - 05/2010

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Cremesp realiza módulo de atualização profissional no interior do Estado


Programa de Educação Médica Continuada

Presidente Prudente discute a saúde do idoso


Os conselheiros Henrique Salvador e Marcos Tadeu, entre os palestrantes


Com a chegada das estações de outono e inverno, aumenta o número de doenças pulmonares em idosos. Pensando nisso, o Cremesp, em parceria com a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente e o apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, realizou o Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), sob o tema Saúde do Idoso, no dia 29 de abril.

Com o objetivo de reciclar os profissionais da saúde de Presidente Prudente, o evento abordou, pela primeira vez na região, o tema cuidados paliativos, discutindo também a importância do aspecto emocional no atendimento e do diálogo com o paciente idoso durante as consultas. “Em geral, quando o idoso vai ao médico, está acompanhado por um familiar, que fala por ele. Nessa hora é importante que o médico peça a palavra do idoso, porque não existe ninguém melhor do que o próprio paciente para dizer o que está sentindo”, pondera o conselheiro responsável pela região, Henrique Liberato Salvador.

O evento apresentou as seguintes palestras: Pneumopatias no Idoso (Wilson Menegucci); Vacinação no Idoso (Sandra Lotfi); Tuberculose no Idoso (Paulo R. Mazzaro); Incontinência Urinária no Idoso (Enio Luiz T. Perrone); Artropatias no Idoso (Marcos Tadeu Morais); Dores Torácicas no Idoso (Henrique Issa Artoni Ebaid); Cuidados Paliativos (Maria Assunção de Azevedo Guedes); Cuidados Paliativos no Idoso com Câncer (Cesar Wilson Coimbra); Enfermagem no Idoso com Câncer (Márcia Teresinha Braiani da Silva); Apoio Psicológico ao Idoso (Celeste Tacaci Baptista); e Proteção Legal ao Idoso (Sergio Luis Cordeiro de Andrade e Arnaldo Gonino).

Durante o encontro, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, falou sobre o Serviço de Atendimento Universal Domiciliar do Idoso (Saudi), implantado há dois meses, que consiste em um sistema móvel de saúde para atender pacientes idosos em casa, como serviço complementar ao Programa Saúde da Família (PSF).

Na mesa redonda, que encerrou o evento, foram discutidas ações que devem ser realizadas pela assistência social local, entre elas o reforço da divulgação das campanhas de vacinação e a formação de grupos de cuidados paliativos. “Os assistentes têm de levar carinho e atenção e verificar se existem sinais de maus tratos nos idosos”, complementou Salvador.

O evento aconteceu na Sociedade de Medicina de Presidente Prudente e teve a participação de um público de 320 pessoas.

Franca debate riscos vasculares e novo Código

No 68º Módulo do Programa de Educação Médica Continuada, realizado pelo Cremesp, na cidade de Franca, os participantes puderam conferir as seguintes palestras: Novo Código de Ética Médica, apresentada por Lavínio Nilton Camarim, conselheiro responsável pela região, na qual foram feitas observações e alertas sobre os novos artigos que foram incorporados ao novo CEM; e Riscos Cardiovasculares e Perspectivas Futuras, ministrada por Olavo de Carvalho Freitas, na qual foram abordados alguns dos possíveis riscos cardíacos.

O evento aconteceu no dia 12 de abril, na sede recreativa do Centro Médico de Franca, e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas. “O intuito é continuar esse programa, apresentando um módulo por mês na região, dedicando a abertura ao tema Alerta Ético, que irá tratar de temas como prontuário e publicidade, e prosseguindo com um assunto de interesse dos médicos, relacionado às prioridades da região”, declarou Camarim.

Conselho integra ação comunitária da Saúde


Maria do Patrocínio dá informações sobre saúde à população

A 10ª edição da Feira da Saúde, que aconteceu durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde, contou com o apoio e participação do Cremesp. As conselheiras Maria do Patrocínio Tenório Nunes e Silvia Helena Mateus marcaram presença no evento, no dia 7 de abril, informando os visitantes sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis e os riscos das doenças associadas à obesidade.

Além disso, foram distribuídos exemplares do novo Código de Ética Médica (CEM), que entrou em vigor no dia 13 de abril; e cartilhas de conteúdo informativo sobre vários temas, como doenças sexual¬mente transmissíveis (DSTs), tuberculose, obesidade, saúde sexual e reprodutiva. Além dessa orientação, também foram realizados exames gratuitos e testes para avaliação da saúde dos participantes.  “Esse tipo de evento é uma ótima e interessante estratégia de transmitir informações seguras sobre saúde para população”, afirmou Maria do Patrocínio.

A ação foi promovida pela Associação Comercial de São Paulo e contou com apoio de diversas entidades, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Palestra sobre Cuidados Paliativos em S. J. Campos

Palestra ministrada pela médica Maria Lúcia Bozzani, que atua com medicina preventiva e qualidade de vida, abordou Cuidados Paliativos, um tema na ordem do dia, em função do novo Código de Ética Médica. Segundo a conselheira responsável pela região, Silvana Maria Figueiredo Morandini, que coordenou o evento, a palestra teve o papel de conscientizar os presentes sobre a importância do tema. “Quando pensamos que não se pode fazer mais nada, muita coisa ainda precisa ser feita pelo médico, como o alívio da dor orgânica e o conforto espiritual do paciente”, declarou.

O evento, realizado na Associação Paulista de Medicina (APM) de São José dos Campos, no dia 7 de abril, recebeu cerca de 70 pessoas. Para a conselheira, palestras como essa representam uma oportunidade para a formação de novos cuidadores.


Este conteúdo teve 101 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 481 usuários on-line - 101
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.