PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
“Seguiremos firmes na defesa da carreira de Estado, da ampliação da Residência Médica e da qualificação dos cursos de Medicina.”


ENTREVISTA (pág. 3)
Antonio Carlos Forte, superintendente da Sta. Casa de Sâo Paulo


ESCOLAS MÉDICAS (pág. 4)
A abertura de novas escolas e o futuro do ensino médico no país


INFRAESTRUTURA (pág. 5)
Nova resolução pode contribuir para a modernização de clínicas privadas


MEDICINA DE TRÁFEGO (pág. 6)
Educação pode reduzir o número de acidentes fatais no trânsito


SAÚDE DA MULHER (pág. 7)
O parto domiciliar na visão da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Cremesp


SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 8)
Assembleia estadual está agendada para 30 de junho, na APCD


CIRURGIA PLÁSTICA (pág. 9)
Normatização traz maior segurança para procedimentos da especialidade


CONED (pág. 10)
Projeto é apresentado ao Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas


ANVISA (pág. 11)
Reuniões com a Anvisa discutem anorexígenos e comercialização de materiais especiais


COLUNA DO CFM (pág. 12)
Representantes do Estado de São Paulo no CFM


EDUCAÇÃO CONTINUADA (pág. 13)
Interior paulista sedia módulos de atualização profissional do Cremesp


LEGISLAÇÃO (pág. 14)
Resolução CFM nº 1.965/2011


ÉTICA E BIOÉTICA(pág. 15)
Orientações práticas da Associação de Medicina Intensiva Brasileira


SAÚDE DA FAMÍLIA (pág. 16)
Parecer aprovado pela CT de Bioética responde à dúvida de colega sobre prontuário familiar


GALERIA DE FOTOS



Edição 282 - 06/2011

EDUCAÇÃO CONTINUADA (pág. 13)

Interior paulista sedia módulos de atualização profissional do Cremesp


Clube do Fígado analisa tumores hepáticos


Especialistas reunidos no Cremesp trocam informações sobre casos abordados

Dois casos de tumores hepáticos atípicos foram discutidos na quarta reunião do ano do Clube do Fígado, realizada em 7 de junho, no auditório da sede do Cremesp. O encontro foi organizado pelo Hospital das Clínicas, sob a coordenação do médico Paulo Herman.

As reuniões do Clube do Fígado acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês, das 10 às 12 horas. A próxima reunião será no dia 2 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (11) 3123-8704 e 3017-9345 ou pelo email eventos@cremesp.org.br. O número de vagas é limitado.

Programa em Jaboticabal aborda violência infantil
Violências contra criança e adolescente foi o tema do Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC), realizado em 18 de maio, em Jaboticabal, com a presença de 102 pessoas. Alexandre Gonzaga Baptista dos Santos, juiz da Vara da Infância e Juventude do município, e o conselheiro do Cremesp, Isac Jorge Filho, abriram o evento.

Participaram ainda Wilson Aparecido dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, e José Carlos Hori, prefeito da cidade.

Em mesa redonda mediada por Ibiracy de Barros Camargo, delegado do Cremesp de Ribeirão Preto, o vice-presidente do Cremesp, Mauro Gomes Aranha de Lima, apresentou palestra abordando pedofilia. Ele explicou que “a prioridade não é somente levar em conta o interesse da criança no sentido de protegê-la, mas também atentar para o fato de que esse adulto criminoso muitas vezes foi alvo de violência na infância”.

Abdome ginecológico
O PEMC realizado em São José dos Campos, em 28 de maio teve como tema Hemorragia Vaginal e Abdome Agudo Ginecológico para Atendimento por Médicos não Especialistas. A conselheira do Cremesp, Silvana Morandini ministrou a palestra Sangramento uterino irregular: na infância e adolescência, menacme e menopausa, e o médico André Luis Ferreira Santos abordou Abdome Agudo Ginecológico.

Aumento de receituários
A cidade de São José do Rio Preto recebeu, em 21 de maio, o Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) sobre Benzodiazepínicos na atenção primária, coordenado pelo conselheiro do Cremesp, Pedro Teixeira Neto.

Segundo ele, “havia demanda na cidade pelo evento por conta do aumento de receituários de benzodiazepínicos. Os médicos participaram ativamente, debatendo o assunto”.

Perícia médica
Aproximadamente 70 pessoas participaram da palestra Ética na perícia médica, realizada em São João da Boa Vista, no dia 19 de maio. O evento foi coordenado pela conselheira do Cremesp, Denise Barbosa, e também teve a participação do conselheiro Renato Françoso.

Encontro com os médicos
O artigo 1º do novo Código de Ética Médica foi tema abordado no Encontro do Cremesp com os Médicos, em 26 de maio, em Campinas, sob coordenação de Denise Barbosa Malek, conselheira do Cremesp. Realizado no Anfiteatro da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, as palestras foram ministradas por Jamil Miguel e pela conselheira Silvia Helena Mateus.

Interação Medicamentosa
O debate Interação Medicamentosa, realizado em Bragança Paulista, no dia 8 de junho, teve a participação de José Henrique Andrade Vila, conselheiro do Cremesp, e Dirceu Raposo de Melo, doutor em Análises Clínicas. A coordenadora das Delegacias do Cremesp do Interior, Denise Barbosa também esteve presente.

Agenda da presidência
Avaliação de corpo clínico é tema de encontro


Azevedo (1º à direita): performance baseada na ética

Os hospitais vêm estudando a melhor forma de avaliar o desempenho do corpo clínico e, para debater a questão, o Hospital São Camilo promoveu uma mesa redonda no evento Saúde Brasil 2014: Desafios e Perspectivas, realizado em 24 de maio, no Expo Center Norte. O presidente do Cremesp, Renato Azevedo, apresentou a visão do Conselho e do CFM , ressaltando que a performance do médico deve ser analisada em relação ao cumprimento da ética, ao bom relacionamento com o paciente e às normas estabelecidas pelo novo Código de Ética Médica.

A mesa, moderada por Newton Ota Takashima (Hospital e Maternidade Brasil), contou ainda com a participação de Camila Sardenberg (Hospital Israelita Albert Einstein), que forneceu a visão do gestor médico, e de Sérgio Lopez Bento (Hospital Samaritano), que enfocou o tema sob o ponto de vista do administrador hospitalar.

Além das atividades internas do conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou de:

- Reunião dos presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, no dia 19 de maio, para discutir a continuidade do movimento médico por melhor remuneração na saúde suplementar;
- A mobilização dos médicos foi tema de entrevista concedida por Azevedo à TV Simesp, no dia 23 de maio;
- Reunião da Federação das Entidades Médicas do Estado de São Paulo (Fenmesp), no dia 24 de maio, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo;
- Participação no programa São Paulo de Todos Nós, da Rádio Tupi AM, em 28 de maio;
- Outorga do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS) e solenidade de posse dos 35 novos membros do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), na sede da APM, em 4 de junho.


Unifesp terá pós-graduação em perícia médica

A Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e a Escola Paulista de Magistratura oferecem, a partir do dia 4 de agosto, o 3º Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Perícia Médica 2011. O treinamento tem 380 horas de carga horária e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho pelo site http://www.proex.unifesp.br.


Este conteúdo teve 107 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 184 usuários on-line - 107
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.