PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
"Os médicos e suas entidades estão dispostos a dar um basta nesta situação de desrespeito"


ENTREVISTA (pág. 3)
Promotor de Justiça Arthur Pinto Filho


ENVELHECIMENTO (pág. 4)
Aumento do número de idosos poderá superar o das crianças em 2020


FALTAM PROFISSIONAIS? (pág. 5)
Cremesp questiona versão do governo federal sobre o número de médicos no país


ENDOCRINOLOGIA (pág. 6)
Sibutramina e derivados de anfetamina poderão sair de circulação


POLÊMICA (pág. 7)
O uso de jaleco fora do ambiente de trabalho


OPERADORAS (págs. 8 e 9)
Assistência suplementar: cartão vermelho para planos que não aceitam negociar


AGENDA (pág. 10)
Cremesp participa da posse dos novos diretores do Simesp


URGÊNCIA/EMERGÊNCIA (pág. 11)
Plenária discutiu o atendimento nos prontos-socorros dos hospitais públicos


COLUNA DO CFM (pág. 12)
Comentários dos representantes do Estado de São Paulo no CFM


SUS (pág. 13)
Desafios Contemporâneos do Sistema Único de Saúde


PSIQUIATRIA (pág. 15)
Resolução nº 226, de 22/03/2011


BIOÉTICA (pág. 16)
O devido sigilo ao prontuário do paciente


GALERIA DE FOTOS



Edição 283 - 07/2011

AGENDA (pág. 10)

Cremesp participa da posse dos novos diretores do Simesp


Agenda da presidência

Nova diretoria do Simesp priorizará valorização profissional


Azevedo (ao centro), ladeado por Carvalhaes, Curi, e demais representantes do Cremesp e de sindicatos médicos.

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) empossou sua nova diretoria no dia 17 de junho, com alguns de seus dirigentes reeleitos, como o presidente Cid Carvalhaes, que também está à frente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Em seu discurso de posse, ele afirmou que uma das prioridades da nova gestão será a valorização da profissão médica e a melhora no atendimento oferecido à população. Também foram ressaltadas a luta por remuneração digna, melhores condições de trabalho, controle na abertura de faculdades de medicina, implantação do plano de cargos e limites entre saúde pública e privada.

O presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, o diretor segundo secretário Adamo Lui Netto e os conselheiros Clovis Constantino, Maria do Patrocínio Tenório Nunes e Luiz Alberto Bacheschi prestigiaram a cerimônia, assim como o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri; o secretário municipal adjunto de saúde de São Paulo, José Maria da Costa Orlando; e o deputado estadual Celso Giglio (PSDB-SP).

Azevedo destacou a importância da unidade médica, “hoje irreversível e desejo dos médicos”. Cerri, que representou o governador Geraldo Alckmin, apontou a relevância de um trabalho conjunto, “por uma melhor qualificação”.

Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou de:

- Assembleia da Classe Médica de Indaiatuba, no Auditório da Casa do Médico, no dia 9 de junho, a convite da APM;
- Composição da mesa de abertura do XVIII Simpósio Internacional de Atualização Oftalmológica da Santa Casa de São Paulo, em 10 de junho;
- Jornada da Santa Casa de Ginecologia e Obstetrícia, em que proferiu palestra sobre prontuário eletrônico, no dia 10 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, juntamente com o coordenador do departamento jurídico do Cremesp, Henrique Carlos, que abordou atestado médico;
- Reunião com o secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, José Manuel de Camargo Teixeira, em 11 de junho;
-Encontro com o promotor público Reynaldo Mapelli Jr, na sede do Cremesp, em 17 de junho, em que o Cremesp firmou parceria com o Ministério Público de SP no Seminário Desafios Contemporâneos do Sistema Único de Saúde, que acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2011;
- II Fórum Nacional Fenam sobre Educação Médica, no Hospital do Servidor Público Estadual, em 6 de julho.


PEMC
Educação Continuada enfoca prescrição dos antibióticos


Antibióticos foi tema de discussão na Capital e em Sertãozinho.

As duas edições do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) do Cremesp do mês de junho tiveram como tema a terapia com antibióticos.

Na sede do Conselho, no dia 11, foi desenvolvido o módulo sobre o tema em Serviços de Emergência, com as palestras Momento Ético (Caio Rosenthal); Introdução à Antibioticoterapia (Renato Grinbaum); Infecção do trato respiratório (Michelle Zicker); Infecções de Pele e Partes Moles (Silvia Christ); e Cistite e Pielonefrite (Camila Delfino). As 66 pessoas presentes participaram de um debate com os palestrantes no final do evento.

Já o módulo Atualização em Antibioticoterapia, realizado no dia 28 de junho, em Sertãozinho (SP), foi presidido pelo conselheiro do Cremesp, Isac Jorge Filho, e organizado pelos delegados de Ribeirão Preto, Angelo Mario Sarti e Osvaldo Massaiti.

“O auditório estava lotado, mostrando, mais uma vez, a importância e sucesso do PEMC. Em Sertãozinho, realizamos os eventos no local e horário de trabalho, o que só foi possível com a sensibilidade das autoridades municipais”, disse Jorge Filho.

O encontro teve as palestras Questionamentos Sobre o Uso do Antibiótico na Região (Íris Ricardo Rossin); Princípios da Antibioticoterapia (Fernando Bellissimo Rodrigues); Infecções do Trato Urinário (Fernando Crivelenti Vilar); Pneumonia (Valdes Bollela); e Sinusite e Otite (Wilma Terezinha Anselmo Lima), assistidas por um público de 55 pessoas.


Nota de louvor

O presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, encaminhou nota de louvor ao prefeito de Sertãozinho, Nério Garcia da Costa, pelo incentivo à participação de médicos e enfermeiros que atuam na rede municipal no Programa de Educação Médica Continuada sobre antibioticoterapia. A medida foi proposta pelo conselheiro Isac Jorge Filho, que presidiu o evento, e aprovada em sessão plenária do Cremesp, com a expectativa de que a atitude do prefeito se torne exemplo para as demais prefeituras do Estado de São Paulo.



Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 301 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.