PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Gilson Carvalho, especialista em saúde pública


GRAVIDEZ PROGRAMADA (pág.4)
Saúde da Mulher


HOMENAGEM (pág.5)
Médicos paulistas


ENSINO MÉDICO (págs. 6 e 7)
Cremesp divulga resultados do Exame 2011


MOVIMENTO MÉDICO (pág. 8)
A suspensão do atendimento atingiu 21 Estados


CARREIRA DE ESTADO (pág. 9)
Governo paulista promete plano de cargos e salários a médicos


SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 10)
Mais de 20 operadoras propõem negociações


ENCONTRO (pág.11)
Especialistas discutem preconceito à psoríase e vitiligo


CFM (pág. 12)
Coluna dos representantes de SP no Conselho Federal


WMA (pág.13)
Brasileiro preside Associação Médica Mundial


CARTÕES DE DESCONTO (pág. 15)
Código de Ética Médica proíbe qualquer tipo de parceria com funerárias


BIOÉTICA (pág. 16)
Publicidade médica: CEM e Codame


GALERIA DE FOTOS



Edição 287 - 11/2011

HOMENAGEM (pág.5)

Médicos paulistas


Cremesp homenageia médicos com mais de 50 anos de atividade

Diploma e placa oferecidos aos
profissionais registram compromisso com exercício ético da Medicina


Almeida, Ieda, Azevedo e Carvalhaes: homenagens na capital

Uma homenagem aos médicos paulistas com mais de 50 anos, dedicados ao exercício da profissão, foi organizada pelo Cremesp para comemorar o Dia do Médico, em 18 de outubro. Foram homenageados 188 profissionais durante evento no Memorial da América Latina, em São Paulo.

“Esses 50 anos passaram tão rápido que nem nos demos conta, ocupados que estávamos em cuidar dos doentes”, resumiu o orador da cerimônia e um dos homenageados, Sérgio Almeida de Oliveira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ele mencionou a evolução do papel dos conselhos de medicina, criados em 1951, que passaram a ter importante função política na sociedade, em defesa da saúde da população e dos interesses da classe médica, zelando pelo respeito aos preceitos éticos na relação médico-paciente. Em seu discurso, elencou as principais mudanças e avanços ocorridos na Medicina nas últimas cinco décadas.

O presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, também frisou que o exercício da Medicina mudou muito nos últimos anos. Ele citou ainda o artigo 2º dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Médica: “o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional”. “Isso nunca mudou, e nunca mudará, graças a vocês, que souberam exercer a profissão de forma exemplar. Ao prestar esta honraria, o Cremesp também está homenageando os familiares, partícipes e testemunhas de vidas dedicadas à Medicina”, afirmou Azevedo.
    
Também estiveram presentes à solenidade Cid Célio Jayme Carvalhaes, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp);  Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi, representante da Associação Paulista de Medicina (APM); e Affonso Renato Meira, presidente da Academia de Medicina de São Paulo. 

Os homenageados receberam um diploma e uma placa com menções de reconhecimento pelo exercício ético da medicina.


Regionais do ABCD paulista comemoram o Dia do Médico
 

O Cremesp e as APMs regionais de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul também prestaram homenagens a seus profissionais da Medicina, com realização de jantar dançante nos municípios. Foram laureados os médicos: Julio Antonio, Mario Romano Júnior, Francisco Jose Magrin, Perets Krakauer, João Bosco Baddini Meira, Sebastiao Marques Zanforlin, Adanor Angelo de Aguiar Quadros, Jorge Brasil Leite, Jose Sutil Fogaça, Raul Enrico Romani e Roberto Ruben Pando Serrano.

Os conselheiros Kazuo Uemura e Ruy Tanigawa representaram o Cremesp nas cerimônias de Santo André e São Caetano do Sul, respectivamente. Estiveram presentes autoridades municipais, representantes da APM estadual, da diretoria reeleita da APM regional de Santo André – que abrange Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra –, além da nova diretoria da APM de São Bernardo do Campo e Diadema.


Uemura (à direita) destacou a dedicação dos homenageados

“Prestamos as homenagens, em nome da diretoria, conselheiros e delegados do Cremesp, aos médicos da região, que nesses anos todos exerceram a Medicina com dedicação e zelo, sempre pautados pelo respeito aos pacientes”, disse Uemura. Os homenageados receberam medalha, certificado e o livro Cremesp – Uma Trajetória.


Médicos ganham novo portal


Scatigno: presente simbólico aos colegas

A cerimônia em homenagem ao Dia do Médico, no Memorial da América Latina, marcou também o lançamento do novo portal do Cremesp (www.cremesp.org.br), que passou a incluir ferramentas que facilitam ainda mais o acesso e a interatividade.

O diretor de comunicação do Cremesp, André Scatigno Neto, apresentou o projeto de reformulação aos médicos, pontuando as principais mudanças. “Entregamos este site no Dia do Médico como um presente simbólico aos colegas”, declarou. Ele destacou que o Cremesp já está pensando nas novas gerações de médicos, que exigirão, cada vez mais, sites institucionais ágeis e com foco nas suas atribuições.

A reengenharia de conteúdo do site está sendo feita em três fases. A primeira já está no ar e as demais serão desenvolvidas até 2012. A segunda parte começou após o Dia do Médico e inclui o aprimoramento do conteúdo dos novos canais criados, como o Dados e Pesquisa, Formação Profissional, Campanhas, Especialidades e Movimento Médico.
A reforma do site foi elencada como uma das prioridades da gestão 2011/2012 da Diretoria do Cremesp. Para Renato Azevedo Júnior, presidente do Conselho, “a utilização da internet como instrumento de comunicação, interação e prestação de serviços aos médicos deve ser constantemente aperfeiçoada”


Este conteúdo teve 104 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 488 usuários on-line - 104
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.