PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Ricardo Meirelles, membro da SBEM


MOVIMENTO MÉDICO (pág. 4)
Hospital do Mandaqui


GESTÃO 2008-2013 (pág. 5)
Posse da 4ª diretoria do Cremesp


PEMC (pág. 6)
Atualização profissional


INTERNET(pág.7)
Revalidação de diplomas estrangeiros


PESQUISA (pág. 8)
Planos de saúde


PLANOS DE SAÚDE (pág. 9)
Mobilização dos médicos paulistas


ENSINO MÉDICO 1 (pág. 10)
Inscrições abertas


ENSINO MÉDICO 2 (pág. 11)
Formação acadêmica


COLUNA CFM (pág. 12)
Artigos dos representantes do Estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 13)
XVII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia


BIOÉTICA (pág. 15)
Comissões de Ética Médica


GALERIA DE FOTOS



Edição 296 - 09/2012

PLANOS DE SAÚDE (pág. 9)

Mobilização dos médicos paulistas


Médicos fazem protesto e  paralisam atendimento em SP


Azevedo: médicos deveriam livrar-se dos convênios que pagam mal


Movimento reivindica consulta a R$ 80 e fim das pressões na relação médico-paciente

Os médicos fizeram uma passeata, no dia 5 de setembro, em protesto contra os baixos honorários pagos por operadoras de saúde e as pressões impostas pelas empresas, que visam a diminuir custos e comprometem a saúde dos pacientes. O ato de protesto antecedeu a suspensão, por 24 horas, do atendimento eletivo aos planos saúde, que aconteceu no dia 6 de setembro. O atendimento de urgência e emergência foi garantido.

Após diversas rodadas de negociação com as operadoras e seguradoras (ver tabela ao lado), a categoria ainda não teve atendida a sua pauta de reivindicações, que incluem consulta a no mínimo R$ 80, procedimentos remunerados conforme a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e inclusão de índice de reajuste nos contratos. Além disso, os médicos querem o fim de práticas de risco à saúde dos pacientes como pressões e obstáculos para reduzir pedidos de exames, internações e outros procedimentos.
 

Passeata
Os profissionais de medicina saíram da Associação Paulista de Medicina (APM) até a Câmara Municipal de São Paulo, todos vestidos com aventais na cor verde, simbolizando compromisso com a cidadania e em defesa de uma assistência qualificada aos pacientes. No Legislativo, solicitaram apoio dos vereadores às reivindicações do movimento. Pelo Cremesp, participaram da caminhada o presidente Renato Azevedo Júnior; o diretor de Comunicação, João Ladislau Rosa; a primeira tesoureira Silvia Matheus; e os conselheiros Eurípedes Carvalho, Lavínio Nilton Camarim, Kazuo Uemura e Pedro Teixeira.


Coletiva
Durante coletiva à imprensa realizada na sede da APM, o presidente do Cremesp, Renato Azevedo, afirmou que os valores pagos hoje por procedimentos e consultas inviabilizam o atendimento em consultório. “Além disso, várias restrições impostas à autonomia do médico prejudicam a assistência de qualidade ao paciente”, declarou. Ele destacou também que os médicos “deveriam livrar-se dos convênios que pagam mal os profissionais”.

Também participaram da coletiva à imprensa dirigentes das principais entidades médicas de São Paulo, entre eles o da APM, Florisval Meinão; da Federação dos Médicos do Estado de São Paulo (Femesp), Casemiro dos Reis Júnior; da Academia Brasileira de Odontologia, Silvio Cecchetto; do vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Jorge Cury; e do diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Otelo Chino Júnior.


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 284 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.