PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Geraldo Ferreira Filho


ELEIÇÕES 2012 (pág.4)
Candidatura médica


CARREIRA DE ESTADO (pág.5)
Projeto de Lei 39/2012


CREMESP (pág.6)
Anuidades 2013


EXAME DO CREMESP 1 (pág.7)
Estatísticas da avaliação aplicada em 11/11


EXAME DO CREMESP 2 (págs.8 e 9)
Depoimentos dos participantes


MEDICINA ESPORTIVA (pág.10)
Doping no esporte


DIA DO MÉDICO(pág.11)
Homenagens


COLUNA DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes do Estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)
Participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


SAÚDE DA MULHER (pág.15)
Programas de Atendimento


RETROCESSO (pág.16)
Anvisa libera venda de MIPs


GALERIA DE FOTOS



Edição 298 - 11/2012

EXAME DO CREMESP 1 (pág.7)

Estatísticas da avaliação aplicada em 11/11


97,5% dos inscritos realizaram a prova


Inscritos lotam salas da Unifai para a realização da prova na Capital paulista



Exame contou com a participação de 2.852 formados em Medicina em 10 cidades do Estado de SP


O Exame do Cremesp contou com a participação de 2.852 formados em Medicina na primeira edição obrigatória da prova, que aconteceu no dia 11 de novembro. A avaliação foi  realizada na Capital, em Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Taubaté. 

Do total de 2.924 formandos inscritos (2.530 das 28 escolas paulistas e 394 oriundos de cursos de outros Estados), 2,46% não compareceram, o que corresponde a 72 ausentes. Em alguns locais de prova, como São Paulo e Campinas, ocorreram manifestações de estudantes contrários ao Exame do Cremesp.

A prova contou com 120 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangem problemas comuns da prática médica, de diagnóstico, procedimentos e outras situações, em nove áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética.  

Pela primeira vez, o Cremesp  tornou o Exame obrigatório por meio da Resolução nº239, de 25/07/2012.  De 2005 a 2011, a avaliação foi voluntária. Dos 4.821 formandos que participaram nesses sete anos de aplicação da prova, quase a metade (2.250 ou 46,6%) foi reprovada, pois acertou menos de  60% das questões.


Obrigatoriedade

O comprovante de participação neste Exame será exigido para o registro profissional do médico no Cremesp. Mas o registro não depende do desempenho ou da aprovação. O resultado individual, por aluno, é confidencial.

Por força de lei, o Cremesp não pode condicionar o registro à aprovação em um exame. Isso exigiria uma lei federal, como a que instituiu o Exame da OAB, o que está em tramitação no Congresso Nacional.

“A adesão dos formandos ao Exame obrigatório demonstra que o Cremesp está no caminho certo. Agora será possível apontar com mais propriedade as falhas do ensino médico e teremos evidências e subsídios sobre o atual estágio de formação médica em São Paulo, no sentido de aprimorá-la”, diz Renato Azevedo Júnior, presidente da Casa.

Para o coordenador do Exame e conselheiro do Cremesp, Bráulio Luna Filho, “esta é uma nova fase, que terá como consequência uma avaliação realista das condições do ensino médico no Estado de São Paulo. Isso nos possibilitará estabelecer um diálogo profícuo com as escolas médicas sobre as deficiências e o que deve ser melhorado, mas, fundamentalmente, construir um sistema de avaliação científico e sério”.


Resultados
O Cremesp divulgará os resultados assim que a Fundação Carlos Chagas, organizadora do Exame, encerrar a análise dos dados. Se o participante obtiver abaixo de 60% de acertos , será considerado reprovado.

Eventuais provas entregues em branco ou anuladas por outro motivo serão desconsideradas na computação final dos resultados.

Serão divulgadas as médias de acertos por área do conhecimento médico, além de exemplos de questões e percentuais de erros. As notas individuais serão encaminhadas confidencialmente a cada participante. Os cursos de Medicina receberão um relatório pormenorizado do desempenho de seus alunos por área do conhecimento, preservando a identidade do aluno.

 

Apenas 72 inscritos faltaram ao Exame
O Exame registrou ausência de somente 2,48% do total de inscritos.
"Estamos satisfeitos pela baixa abstenção, o que demonstra a adesão responsável dos formandos", comenta Mauro Aranha, vice-presidente do Cremesp.

Ausentes ao Exame do Cremesp devem formalizar justificativas
Os inscritos que faltaram ao Exame do Cremesp, no dia 11 de novembro, ou aqueles que perderam o prazo da inscrição deverão apresentar justificativa por escrito. Além de identificação e assinatura, é necessário juntar os documentos que justifiquem a ausência, tais como atestado médico, declarações, comprovantes de viagem etc.

A justificativa deve ser entregue pessoalmente, na sede ou delegacias regionais do Cremesp (ver endereços no site www.cremesp.org.br). Somente após o aceite da justificativa pela Comissão Organizadora do Exame, o médico poderá dar entrada ao pedido de inscrição no CRM. No caso dos médicos que obtiveram o registro no Cremesp em 2012 e não fizeram a prova, a manutenção da inscrição também dependerá da aprovação da justificativa de ausência.


Certificado de participação

O comprovante de participação no Exame, requisito obrigatório para o médico obter o registro profissional no Cremesp, será entregue no ato do pedido de inscrição no Conselho. Quando o médico se apresentar para a entrega dos documentos pessoais, será checada a sua participação na prova e emitido o comprovante. Para os médicos que já possuem inscrição, o documento será enviado por email.



Este conteúdo teve 110 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 421 usuários on-line - 110
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.