PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Contra os Cartões de Desconto


ENTREVISTA
Rafael Guerra


ARTIGOS
Infecção Hospitalar e Tecnologia & Humanização são os temas em destaque desta edição


MOBILIZAÇÃO
Política Médica e CPI dos Planos de Saúde


MOVIMENTO MÉDICO
Confira as propostas das Entidade Médicas para a Saúde


ESPECIAL 1
Resultados da fiscalização de 1.012 hospitais e prontos-socorros do Estado, realizada pelo Cremesp


GERAL 1
Destaque: capacitação dos membros de Comissões de Ética Médica


GERAL 2
Entre os destaques desta seção está a parceria firmada entre o Cremesp e o Idec


INTERNET
Confira as novidades dos sites Cremesp: institucional, Banco de Empregos Médicos e Bioética


AGENDA
Participação do Cremesp nos eventos mais importantes do mês


NOTAS 1
Telemedicina na Amazônia e Médicos Sem Fronteiras são os destaques da Seção


NOTAS 2
Celobar e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem


ESPECIAL 2
Seguro de Responsabilidade Civil nos Estados Unidos


GALERIA DE FOTOS



Edição 190 - 06/2003

AGENDA

Participação do Cremesp nos eventos mais importantes do mês


Anestesiologia realiza sua 37ª Jornada

A Sociedade Paulista de Anestesiologia realizou, entre os dias 16 e 18 de maio, no Centro de Convenções do Maksoud Plaza Hotel, sua tradicional Jornada Paulista de Anestesiologia – Jopa. O evento, que ocorre anualmente, teve este ano sua 37ª edição. A presidente do Cremesp, Regina Ribeiro Parizi, participou da cerimônia de abertura do evento, que contou com mais de 700 participantes. Os conselheiros Desiré Carlos Callegari e João Eduardo Charles também estiveram presentes. Dentro da programação, destacaram-se a discussão de temas como controle da via aérea em crianças, emergências neonatais e controle da dor. Na área de educação continuada, foram apresentados e discutidos casos clínicos reais. Na área destinada aos expositores, o Cremesp também marcou presença com um estande, onde era possível retirar publicações do Conselho e obter outras informações.

Presidente do Cremesp toma posse no Ciee

Foi realizada, no dia 5 de junho, a posse do novo Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que atuará até 15 de abril de 2006. O evento aconteceu no Hotel Hilton, centro da cidade de São Paulo. A presidente do Cremesp, Regina Ribeiro Parizi, também tomou posse como conselheira da instituição, cargo para qual já havia sido nomeada em abril. O novo presidente empossado foi Paulo Nathanael Pereira de Souza. O Conselho de Administração é formado por empresários, educadores e outras personalidades que, de forma voluntária, contribuem com seu prestígio e experiência em favor das ações do Centro. Eles têm a função de determinar as diretrizes que serão tomadas pela instituição. Compõem o corpo dos novos conselheiros, ainda, Alcides de Souza Amaral, Alencar Burti, Amauri Mascaro Nascimento, Antoninho Marmo Trevisan, Christina Carvalho Pinto, Edson Vaz Musa, Gabriel Mário Rodrigues, Gaudêncio Torquato, Gesner Oliveira, Hermann Wever, Humberto Casagrande Neto, João Monteiro Neto, Joaquim Pedro V. de Souza Campos, Leonardo Frankenthal, Luiza Nagib Eluf, Orlando de Almeida Filho, Ozires Silva, Sidney Storch Dutra, Walter Franganiello Maierovich, Yvonne Capuano, Miguel Ignatios e Ruy Martins Altenfelder Silva.

Delegacia de Araçatuba realiza Simpósio de Ética Médica

Com o tema “Ética no Exercício da Tocoginecologia” foi realizado, dia 14 de maio, o 9º Simpósio de Ética Médica de Araçatuba, organizado pela delegacia regional do Cremesp na cidade.
As discussões sobre os aspectos éticos e legais na prática da Obstetrícia foram conduzidas pelo conselheiro do Cremesp na região, José Marques Filho, pelo conselheiro convidado, Cristião Fernando Rosas, e pelo delegado do Cremesp na região, Adalberto Santiago. Participaram do evento, ainda, cerca de 40 especialistas na área de Ginecologia e Obstetrícia que atuam na cidade de Araçatuba e região.

Faculdade da Santa Casa faz 40 anos

Em comemoração aos 40 anos da sua Faculdade de Ciências Médicas, a Santa Casa de São Paulo realizou uma sessão solene, no auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, dia 23 de maio. Na ocasião, foi homenageado o médico e governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que proferiu uma aula magna sobre o tema “A Formação do Médico e o Serviço Público de Saúde”.
A presidente do Cremesp, Regina Parizi Carvalho, compôs a mesa de convidados presentes à solenidade.

Palestras dos Conselheiros

São Paulo – dia 13 de maio, por ocasião do seminário “Contracepção, Direitos Sexuais e Reprodutivos, e Cidadania”, na Universidade Santo Amaro – Unisa, sobre o tema “Aspectos Legais e Éticos da Contracepção Cirúrgica”. Proferida pelo conselheiro Cristião Fernando Rosas.
Santa Fé do Sul – dia 21 de maio, a convite da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Santa Fé do Sul, sobre o tema “Prontuário Médico”, proferida pelo conselheiro Luiz Fernando Spínola Micuci.
Santos – dia 23 de maio, durante a abertura do XIV Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (Erem), sobre o tema “De Mãos Dadas com a Solidariedade”, proferida pelo conselheiro Moacyr Esteves Perche.
São Paulo – dia 23 de maio, a convite do Centro Paulista de Economia da Saúde da Unifesp, sobre o tema “Responsabilidade Civil e os Profissionais de Saúde”, proferida pelo conselheiro Henrique Carlos Gonçalves.
Catanduva – dia 30 de maio, durante o IV Encontro de Ligas Estudantis e II Congresso de Políticas de Saúde, sobre o tema “Ato Médico – Abrangência da Atitude Médica em Relação a Outros Profissionais”, com a participação do conselheiro Isac Jorge Filho.
São Paulo – dia 4 de junho, a convite da Diretoria Clínica, Associação dos Médicos e Comissão de Ética Médica do Hospital Nipo-Brasileiro, sobre o tema “Prontuário Eletrônico e Auditoria em Visita Hospitalar”, proferida pelo conselheiro Antonio Pereira Filho.
Catanduva – dia 5 de junho, durante o Fórum Regional de Lideranças Médicas, sobre o tema “Cremesp se Posiciona Contra a Abertura de Novos Cursos de Medicina”, proferida pelo conselheiro Moacyr Esteves Perche.

Julgamentos Simulados

Santos – dia 15 de maio, na Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com a participação do conselheiro Moacyr Esteves Perche.
Franca – dia 15 de maio, na sede campestre do Centro Médico de Franca, com a participação do conselheiro Lavínio Nilton Camarim, do delegado regional Carlos Riad e do delegado adjunto Ulisses Martins Minicucci.
São Paulo – dia 5 de junho, no Hospital do Servidor Público Municipal, com a participação do conselheiro Nelson Borgonovi.
Bauru – dia 5 de junho, na APM local, com a participação dos conselheiros José Cássio de Moraes e Flávio Badim Marques.

Palestras da Presidência

Palestras proferidas pela presidente do Cremesp, Regina Ribeiro Parizi:
São Paulo – dia 14 de maio, no anfiteatro do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, sobre o tema “Seguro Médico e Posição do Cremesp”.
São Paulo – por ocasião da Jornada de Bioética e Direito Médico, dia 23 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, sobre o tema “Processos no CRM e no CFM: A Responsabilidade Ética do Médico”.
São Paulo – dia 24 de maio, no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, durante o “Curso de Responsabilidade do Médico”, sobre o tema “Responsabilidade Administrativa do Médico”.
Indaiatuba – dia 4 de junho, na APM da cidade, sobre o tema “Mercado de Trabalho e Remuneração”.
São Paulo – dia 5 de junho, na Assembléia Legislativa de São Paulo, sobre o tema “Reajuste nos Planos de Saúde”.


Este conteúdo teve 96 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 413 usuários on-line - 96
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.