PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (Pág.2)
Bráulio Luna Filho


ENTREVISTA (Pág. 3)
William Saad Hossne


ALERTA TERAPÊUTICO (Pág. 4)
Krikor Boyaciyan*


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (Pág.5)
Psiquiatria


CONDIÇÕES DE TRABALHO (Pág. 6)
Violência


NOVA SEDE (Pág. 7)
Alteração de endereço


ENSINO MÉDICO 1 (Pág. 8)
Cremesp Educação


ENSINO MÉDICO 2 (Pág. 9)
NBME


EVENTOS (Pág.10)
Atualização


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (Pág.11)
Atividades do Conselho


EU MÉDICO (Pág. 12)
Antranik Manissadjian


SAÚDE SUPLEMENTAR (Pág. 13)
Planos de saúde


EDITAIS (Pág. 14)
Convocações


SAÚDE PÚBLICA (Pág. 15)
Zika vírus


GALERIA DE FOTOS



Edição 334 - 03/2016

ENSINO MÉDICO 1 (Pág. 8)

Cremesp Educação


Novo portal do Cremesp promoverá educação
médica continuada online

 

Cremesp Educação incluirá cursos online gratuitos
aos médicos que não alcançaram  o mínimo de 60%
de acertos no Exame do Cremesp


Portal de atualização médica continuada
pode ser acessada em www.cremeseducacao.org.br   

 

O Cremesp está lançando um portal voltado, permanentemente, à atualização e revisão continuada da Medicina, com aulas e palestras de seu Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) e de cursos à distância desenvolvidos em parceria com outras instituições. O Cremesp Educação visa fortalecer a formação dos médicos para contribuir com a adequada assistência à saúde da população.

O novo portal, que entra no ar a partir do final de março deste ano, demonstra a preocupação do Conselho com a qualidade do ensino médico, já representada pelas 11 edições do Exame do Cremesp e das parcerias estabelecidas com instituições de saúde, para que a avaliação seja considerada na contratação de profissionais pelo mercado de trabalho e na seleção para as provas de Residência Médica. Prioritariamente, a atenção será voltada àqueles médicos que não passaram no Exame do Cremesp, visando apoiá-los e acompanhá-los em um processo de reciclagem profissional, dando-lhes uma oportunidade de resgatar o conhecimento em áreas críticas observadas na prova. Por meio de parcerias, o portal oferecerá cursos online gratuitos aos egressos de escolas médicas que participaram da avaliação, a partir de 2015, e não obtiveram desempenho satisfatório. Os cursos inaugurais são resultantes da primeira parceria do Cremesp nesse setor, com o Hospital Israelita Albert Einstein, e serão disponibilizados a esse público gratuitamente (veja ao lado Parceria com o Einstein). 

O Einstein já adota a prova do Conselho como condição para o credenciamento do médico em seu corpo clínico. Várias instituições de ensino do Estado de São Paulo também passaram a considerar a participação do egresso no Exame do Cremesp como critério de seleção em programas de Residência Médica. As Secretarias estadual e municipal de Saúde de São Paulo começaram a exigir a participação no Exame em concursos para seleção de médicos. O mesmo também passou a ser utilizado no credenciamento de jovens médicos por diversas operadoras de planos de saúde atuantes no Estado de São Paulo.


Atualizações

Além dos cursos online, o portal contará com downloads de palestras oferecidas pelo Cremesp em várias áreas e especialidades da Medicina, reunindo seus programas de Edu­­cação Médica Continuada online, simpósios e congressos. O usuário também pode se informar sobre novos eventos a ser disponibilizados pelo Conselho, assim como principais notícias sobre o que estamos preparando no contexto da educação médica. Estão previstas ainda, a disponibilização de artigos sobre produção científica médica nacional e internacional.
 


Parceria com o Einstein

O Cremesp estabeleceu uma parceria com a área de ensino do hospital Albert Einstein para o Curso de Revisão em Medicina, dotado inicialmente de quatro módulos: Clínica Médica (Cardiologia, Emergências Cirúrgicas, Exames Complementares e Pneumologia), Saúde Pública, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. Outros módulos serão formatados em breve.  Os cursos visam revisar temas importantes de cada área por meio de uma abordagem didática e interativa, contemplando conceitos fisiopatológicos e condutas fundamentais da prática clínica.

Cada curso tem uma carga-horária média de 30 horas, com metodologia autoinstrucional (sem acom­panhamento de professor-tutor), e contempla um pré-teste para que o aluno possa identificar o seu nível de desempenho e sua capacidade na correlação dos diversos sinais e sintomas com os diagnósticos e tratamentos. O conteúdo interativo tem textos, ilustrações e animações, vídeos, glossário, referência bi­blio­gráfica e questões para reflexão, além de materiais que complementem o conteúdo das unidades, como textos técnico-científicos e outros materiais disponíveis na internet. Ao final, o aluno faz um teste no qual, para ser aprovado, deve obter média final maior ou igual a 7 no pós-teste. Caso não conquiste esse desempenho, poderá realizar o pós-teste novamente até conseguir aprovação para obtenção do seu certificado de conclusão do curso.

Todos os médicos podem realizar o treinamento, mas apenas os que não passaram no Exame do Cremesp têm gratuidade nos cursos básicos online. Além do básico, há ainda a possibilidade de opção por um curso premium (fora da parceria Cremesp/Einstein), modalidade de ensino à distância personalizado, no qual o aluno é totalmente acompanhado por um professor-tutor espe­cia­lista do hospital, com participação inclusive por meio de webconferências.

Além desta parceria com o Einstein, outras serão firmadas para contemplar a diversidade da formação médica e as diferentes necessidades de conhecimento dos profissionais.

 


Como participar

Os recém-graduados em Medicina que não passaram no Exame do Cremesp receberão cupons individuais (e intransferíveis) para que participem gratuitamente dos cursos do Portal Educação e serão acompanhados para avaliar se superaram suas dificuldades em temas específicos.

Os cursos oferecidos nessa parceria são de excelência e de grande relevância para todos os profissionais de Medicina. Médicos interessados em reciclar seus conhecimentos também podem inscrever-se, fora da parceria, independente do ano de sua graduação, diretamente com o Einstein, sem o intermédio do Cremesp.

 

 


Este conteúdo teve 103 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 419 usuários on-line - 103
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.