PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 3
Editorial


PÁGINA 4
Ensino Médico


PÁGINA 5
Caravana pelo Exame Obrigatório


PÁGINA 6
Institucional


PÁGINA 7
Entrevista - Lincoln Lopes Ferreira


PÁGINA 8 e 9
Ressonância


PÁGINA 10
Agenda da presidência


PÁGINA 11
Instituição de Saúde


PÁGINA 12 e 13
Eleição Cremesp


PÁGINA 14
Convocações


PÁGINA 15
Bioética


PÁGINA 16
Institucional


GALERIA DE FOTOS



Edição 359 - 06/2018

PÁGINA 4

Ensino Médico


Exame do Cremesp tem número recorde
de inscrições em sua 14ª edição

A prova será realizada em 19 de agosto na capital e em mais nove municípios

 

O Exame do Cremesp teve ampla adesão, alcançando um número recorde de inscrições neste ano. Ao todo, 4.640 alunos do sexto ano de Medicina ou recém-formados -  incluindo os de outros estados – se inscreveram na 14ª edição da avaliação, cerca de 30% a mais do que os 3.595 registrados no ano passado. A prova será aplicada em 19 de agosto, nas cidades de São Paulo, Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Taubaté.

O primeiro-secretário do Cremesp e coordenador do Exame, Bráulio Luna Filho, atribuiu o aumento ao reconhecimento dos alunos e da sociedade sobre a necessidade de uma avaliação dos cursos de Medicina, associado à adesão das principais instituições da saúde e programas de Residência Médica (RM) à iniciativa do Conselho, incluindo-a como critério de processos seletivos. “A avaliação permite que as escolas tenham parâmetros de desempenho por áreas, o que contribui para o aperfeiçoamento do ensino”, reforçou Luna.

Para o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, o exame é fundamental para atestar qualidade ao ensino médico, tendo em vista a grande quantidade de escolas no país. “Somente em São Paulo, são 59 cursos de Medicina, e o Brasil já soma 313, sendo o segundo país com mais escolas médicas do mundo”, destacou Camarim.

Aplicada anualmente desde 2005, a avaliação consiste em uma prova com 120 questões de múltipla escolha, composta de conteúdos básicos de áreas essenciais na Medicina, como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular). Para ser aprovado, o candidato deve ter no mínimo 60% de acertos.

Residência e concursos

A participação na prova é facultativa e não condicionada à obtenção do registro profissional, mas ganhou reconhecimento no Estado de São Paulo a partir de 2015, quando passou a contar como critério para acesso a importantes programas de RM e, também, para contratação de profissionais nos serviços públicos e privados. Entre 2012 e 2014, por resolução do Cremesp, a participação no Exame tornou-se obrigatória para a concessão de registro de médico no Estado de São Paulo. Em 2015, a Justiça Federal concedeu liminar à ação movida pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior, retirando essa exigência para concessão de registro. O Cremesp recorreu da decisão e aguarda parecer da Justiça. Com a liminar, as edições seguintes voltaram a ter participação voluntária. Mesmo assim, a adesão à avaliação continuou crescendo.

Simulado da prova

 

 

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Cremesp disponibiliza um Simulado online do Exame do Cremesp, para os inscritos na avaliação.

Com 60 questões de múltipla escolha, o teste foi realizado entre os dias 8 e 10 de junho.

Haverá uma nova data para os interessados, no período de 20 a 22 de julho, das 8h da sexta-feira às 18h de domingo.


 


Este conteúdo teve 88 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 331 usuários on-line - 88
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.