PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 3
Editorial


PÁGINA 4
Ensino Médico


PÁGINA 5
Caravana pelo Exame Obrigatório


PÁGINA 6
Institucional


PÁGINA 7
Entrevista - Lincoln Lopes Ferreira


PÁGINA 8 e 9
Ressonância


PÁGINA 10
Agenda da presidência


PÁGINA 11
Instituição de Saúde


PÁGINA 12 e 13
Eleição Cremesp


PÁGINA 14
Convocações


PÁGINA 15
Bioética


PÁGINA 16
Institucional


GALERIA DE FOTOS



Edição 359 - 06/2018

PÁGINA 5

Caravana pelo Exame Obrigatório


Ação na capital colhe mais de quatro mil assinaturas

Campanha já reúne mais de 35 mil adesões

Com boa receptividade e apoio da população, a Caravana pelo Exame Nacional Obrigatório para alunos e recém-formados em Medicina colheu mais de quatro mil assinaturas no encerramento da iniciativa, em 28 de maio, na Praça da Sé, região central da capital paulista.

A caravana percorreu diversos municípios do Estado durante o primeiro semestre do ano, contando com estande de coleta de assinaturas e distribuição de materiais informativos em locais públicos de grande circulação. Foram visitadas as cidades de Franca, Ribeirão Preto, Piracicaba, Sorocaba, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Santos e São José dos Campos. A ação itinerante ampliou significativamente a campanha do Cremesp, que já soma mais de 35 mil assinaturas em favor do exame.

“Em todas as cidades que passamos, recebemos apoio da população e dos médicos. O exame obrigatório é uma forma de garantir a qualidade das faculdades de Medicina e também representa um resgate da valorização profissional”, destacou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, que coordenou as ações nos municípios visitados.


Estande na Praça da Sé encerrou a atividade itinerante do Cremesp, com boa adesão da população

Projeto de Lei

O Projeto de Lei (PL) 165/2017, que tramita no Senado, prevê um exame obrigatório que deverá ser aplicado a todos os estudantes recém-formados em Medicina do país. Em março deste ano, o Cremesp apresentou um substitutivo ao PL que acrescenta duas provas também durante o curso, de forma não reprobatória. “É uma maneira de o estudante de Medicina medir seu desempenho e corrigir possíveis deficiências ao longo da formação e junto à instituição de ensino”, esclareceu Camarim.

Para Bráulio Luna Filho, primeiro-secretário do Conselho e coordenador do Exame do Cremesp, que é aplicado no Estado de São Paulo desde 2005, “a avaliação é um instrumento para assegurar que os médicos tenham os conhecimentos necessários para exercer a profissão, além de oferecer parâmetros de desempenho às escolas e garantir uma assistência qualificada à saúde da população”.


Abaixo-assinado

Campanha continua com petição online no site e nas redes sociais do Cremesp

Embora a caravana do Cremesp tenha encerrado as ações, a campanha pelo Exame Nacional Obrigatório aos alunos e recém-formados em Medicina continua por meio da petição online no site (www.exameobrigatorio.com.br) e nas redes sociais do Cremesp. Os interessados podem aderir ao abaixo-assinado online e também compartilhá-lo em suas redes sociais. Todas as assinaturas serão encaminhadas ao Congresso Nacional, com o propósito de sensibilizar os parlamentares a dar celeridade na tramitação do PL, que atualmente encontra-se no Senado para apreciação da matéria.

Além da campanha itinerante, a iniciativa incluiu ações para buscar apoio de lideranças da saúde e formadores de opinião. “A divulgação na mídia e o importante apoio obtido junto à sociedade amplifica a iniciativa e nos ajudará a alcançar nosso objetivo”, enfatizou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.

Apoios amplificam iniciativa

Entre as lideranças médicas e representantes da sociedade civil que aderiram à iniciativa, destacam-se: Drauzio Varella, médico e escritor; Augusto Cury, psiquiatra e escritor; os presidentes da Associação Médica Brasileira, Lincoln Lopes Ferreira; da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção São Paulo, Marcos da Costa; a diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Emília Sato; o diretor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), José Otávio Auler Jr.; e o presidente do Instituto de Radiologia do HC-FMUSP, Giovanni Guido Cerri.

Associações médicas

A campanha também conseguiu importante adesão de representantes de colegiados de especialidades e associações médicas, dentre eles os presidentes da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Sérgio Daniel Simon; da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Marcia Bandini; da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Níveo Steffen; da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Juarez Monteiro Molinari; da Associação Brasileira de Nutrologia, Duval Ribas Filho; da Associação dos Médicos Maçons, Alfredo Roberto Netto; da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, Enrico Supino e Ederli Grimaldi (respectivamente, presidente e presidente da regional-SP); da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional- SP, João Bosco Ramos Borges; da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo, Rossana Francisco; da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva, Bernardino Santi; da Associação Paulista de Homeopatia, Sergio Furuta, além da diretora-secretária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Fátima Rodrigues Fernandes. Também são signatários da petição o deputado federal Walter Ihoshi; o deputado estadual Bezerra Jr. e o vereador e médico Paulo Frange, entre outros.


 


Este conteúdo teve 86 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 316 usuários on-line - 86
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.