PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 3
Editorial


PÁGINA 4
Ensino Médico


PÁGINA 5
Caravana pelo Exame Obrigatório


PÁGINA 6
Institucional


PÁGINA 7
Entrevista - Lincoln Lopes Ferreira


PÁGINA 8 e 9
Ressonância


PÁGINA 10
Agenda da presidência


PÁGINA 11
Instituição de Saúde


PÁGINA 12 e 13
Eleição Cremesp


PÁGINA 14
Convocações


PÁGINA 15
Bioética


PÁGINA 16
Institucional


GALERIA DE FOTOS



Edição 359 - 06/2018

PÁGINA 8 e 9

Ressonância


Combate a falsos médicos Cremesp e Fiesp firmam cooperação


Simonelli, Boyacyan, Camarim, Cutait e Barros

O Cremesp assinou, em 21 de maio, um termo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), visando o combate dos crimes relacionados a falsos médicos, entre outros benefícios. Assinaram o documento: representando o Cremesp, o seu presidente, Lavínio Nilton Camarim; a Fiesp, seu diretor de Ação Social, Sylvio de Barros; e, como testemunhas, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e cirurgião do Hospital Sírio Libanês, Raul Cutait; e o superintendente jurídico do Cremesp, Osvaldo Pires Simonelli. O corregedor do Cremesp, Krikor Boyaciyan, também esteve presente no ato de assinatura.


Santa Casa de Barretos


Santa Casa de Barretos Conselho é chamado para intermediar conflito entre interventor e corpo clínico

O Cremesp foi chamado para intermediar conflitos que ainda persistem entre o atual interventor e membros do corpo clínico da Santa Casa de Barretos. Em assembleia realizada na Casa do Médico, em 11 de junho, o diretor clínico da instituição, Fauze José Daher, informou que persistem os problemas relatados ao Cremesp em outubro de 2017, sobre a demissão e admissão de médicos sem considerar o posicionamento da diretoria clínica e a redução de atendimentos, entre outros. Presente na assembleia, o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, destacou ser importante que os problemas sejam relatados formalmente ao Cremesp e às autoridades locais, colocando o Departamento Jurídico do Conselho à disposição para esclarecimento de dúvidas. Também participaram da reunião pelo Cremesp, os delegados superintendente e superintendente adjunto de Barretos, respectivamente, Marco Antônio Teixeira Correia e Carlos Marcelo Borges Santiago; e a chefe do Departamento Jurídico, Olga Campello. O Conselho acompanha a situação desde o último encontro em outubro e já enviou ofícios ao Ministério Público e ao prefeito de Barretos, Guilherme Henrique Ávila; realizou fiscalização na Santa Casa e instaurou sindicância na unidade.


Plenária Temática I

Incorporação de tecnologia em Oncologia


Camarim, Boulos e Ayer


Os desafios éticos da incorporação de novas tecnologias em Oncologia e Hematologia foi o tema da plenária temática promovida pelo Cremesp em 18 de maio. O evento foi coordenado pelo conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Oncologia, Marcos Boulos. Os debatedores convidados foram Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp; Denizar Vianna, membro-colaborador da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde, do Ministério da Saúde; Karla Santa Cruz Coelho, diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Sheila Mittelstaedt, diretora Executiva de Gestão da Saúde da Unimed do Brasil; Tiago Farina Matos, diretor jurídico do Instituto Oncoguia; e Osvaldo Pires Simonelli, superintendente do Departamento Jurídico do Cremesp. “Deste encontro sairão indicativos e debates importantes para os desafios da Medicina oncológica e hematológica no Brasil”, destacou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, na abertura da plenária.


CRMs planejam ações conjuntas


Camarim (4º a partir da esq.), em reunião dos presidentes dos CRMs, em Porto Velho (RO)

Planejar e traçar estratégias em benefício da Medicina e da saúde foram as metas da reunião entre os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina e a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM), no dia 5 de junho, em Porto Velho, Rondônia.
Os presidentes discutiram assuntos como os mecanismos de proteção ao Ato Médico e a necessidade da atuação conjunta dos Conselhos contra invasões à profissão médica por outras categorias; a defesa da qualidade do ensino médico e o apoio ao Exame Nacional Obrigatório em Medicina, com o Projeto de Lei 165/17 em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, devendo ser apreciado em breve. “Oportunidades como esta, com os representantes de todos os Conselhos de Medicina e o CFM são fundamentais para somar forças e concretizar atuações que visam à valorização da profissão”, destacou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.


Fórum discute questões sobre atletas
transgêneros em esporte competitivo


Atletas transgêneros que participam de esporte competitivo foi o tema da 4ª edição do Fórum de Debates, realizado em 25 de maio pelo Cremesp – por meio de sua Câmara Técnica de Medicina do Esporte – e pelo Hospital Nove de Julho. Na abertura da mesa de trabalhos, o vice-presidente do Cremesp, Renato Françoso Filho, apresentou o tema O que dizem o Código de Ética Médica e a Bioética sobre atletas trans? “É muito importante trazermos este assunto para discussão sob a luz dos preceitos éticos que, lamentavelmente, ainda são esquecidos durante a formação dos nossos profissionais”, alertou Françoso.


Hospital da Unimed completa 25 anos
como referência para Franca e região


Adina, centro cirúrgico da instituição


Com cerca de 110 leitos e cinco áreas de ênfase definidas – Cardiologia, Oncologia, Traumato-Ortopedia, Neurologia e Neurocirurgia e Medicina Materno-Infantil– , o Hospital e Maternidade São Joaquim, da Unimed de Franca, completou 25 anos. “A instituição permanece em sintonia com as demandas do setor de saúde e da população do município e da região”, destacou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, durante encontro com o superintendente Paulo Sérgio Faleiros e o presidente da Unimed-Franca, Nilson Ricardo Salomão. Na ocasião, percorreram as dependências do hospital e conversaram com médicos e demais profissionais da instituição. O hospital possui uma equipe médico-assistencial especializada e conta com UTI’s adulto e infantil, sendo considerado um hospital de excelência do Sistema Unimed.


Salomão e Camarim percorrem dependências do hospital


Cirurgia Plástica

Prática por não médicos é invasão à
especialidade, diz presidente do Cremesp


A importância da Lei do Ato Médico e os desafios contemporâneos da cirurgia plástica foram as questões abordadas pelo presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, na abertura da 38ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, em 31 de maio e, na mesa “Mercado de Trabalho”, em 2 de junho. Em quatro dias, o evento reuniu mais de 1.200 pessoas na capital paulista.

Camarim citou também as práticas que invadem a Medicina, como a atuação de profissionais não capacitados em atividades restritas aos médicos. “Para garantir a qualidade na Cirurgia Plástica, devemos estar atentos e impedir a invasão de outros profissionais de saúde na especialidade. Para exercê-la é preciso ser, de fato, cirurgião plástico”, completou.


Plenária Temática II

Judicialização da saúde é tema de debates


Juabre Jr., Renata Gomes, Silvia Helena, Mapelli, Azevedo e Ana Rita

A judicialização da saúde foi discutida em Plenária Temática do Cremesp, em 25 de maio. Para o debate foram convidados Ana Rita de Figueiredo Nery, juíza assessora do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; Reynaldo Mapelli Junior, promotor de justiça do Ministério Público do Estado; Renata Gomes dos Santos, assessora técnica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; e Jeber Juabre Júnior, assessor jurídico da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo. Pelo Conselho, participaram da mesa de trabalhos o vice-presidente, Renato Françoso Filho, e os
conselheiros Silvia Helena Rondina Mateus (coordenadora do evento) e Renato Azevedo Júnior.

 


Jogos universitários

Câmara Temática preconiza boas práticas


Representantes das faculdades e da câmara do Cremesp que discutiram os temas do documento

Preocupado com a violência presente nos jogos universitários, o Cremesp apresentou um comunicado de boas práticas desportivas nas atividades de acadêmicos de Medicina. Divulgado em 4 de junho, o documento foi elaborado por sua Câmara Temática Interdisciplinar sobre Violência nas Escolas Médicas (Camtivem), com sugestões da Câmara Técnica de Medicina do Esporte, com a participação de representantes de escolas de Medicina do Estado. O vice-presidente do Cremesp, Renato Françoso Filho, destacou a importância de conscientizar os estudantes sobre a prática e competição saudável de esportes nos jogos universitários.


A coordenadora da Camtivem, Katia Burle Guimarães, salientou que a filosofia do esporte “não é essa que vem sendo promovida nos jogos universitários e, sim, o trabalho em equipe, a qualidade de vida e a saúde”. A íntegra do comunicado está disponível no site www.cremesp.org.br


São Bernardo do Campo realiza Congresso de Urgência e Emergência


Callegari (4º da esq. para dir.) defende assistência especializada e humanizada

“O atendimento aos pacientes nos serviços de urgência e emergência requer sempre uma intervenção especializada, tanto do médico como de sua equipe, mas, antes de tudo, é preciso que esta seja feita de forma humanizada, visando garantir sempre a excelência nos serviços”, afirmou o 2º tesoureiro do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, que representou o Conselho no I Congresso de Urgência e Emergência de São Bernardo do Campo, realizado de 15 a 17 de junho.


 


Este conteúdo teve 85 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 465 usuários on-line - 85
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.