PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Abertura de novos cursos de Medicina: moratória!


ENTREVISTA
Antonio Carlos Lopes, novo secretário executivo da Comissão Nacional de Residência Médica


ATIVIDADES DO CONSELHO
Rede de Apoio a Médicos é ampliada


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Lei do Ato Médico - Primeira Plenária do Cremesp de 2004 aberta ao público médico


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Notificação extrajudicial do Cremesp alerta contra terapias "naturais"


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 3
9 de março: novo dia de mobilização da classe. PARTICIPE!


ESPECIAL
Desafio: o crescimento da população idosa brasileira


ÉTICA
Termo de autorização para cirurgias gera debate no Cremesp


MEDICAMENTOS
Conclusões da Pesquisa Pró-Genéricos: veja como anda a prescrição e o consumo entre os brasileiros


CENTRO DE BIOÉTICA
Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica


AGENDA
Acompanhe as atividades deste Conselho durante o mês de fevereiro


EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Alerta Ético: vínculo com laboratório ou estabelecimento comercial


RESOLUÇÃO
CFM: novos parâmetros para lipoaspiração


HISTÓRIA DA
PEDIATRIA

Wilson Maciel e Francisco De Fiore


GALERIA DE FOTOS



Edição 198 - 02/2004

RESOLUÇÃO

CFM: novos parâmetros para lipoaspiração


CFM estabelece novos parâmetros para lipoaspiração


A resolução nº 1.711 do Conselho Federal de Medicina (CFM), de 10 de dezembro de 2003, reconhece a lipoaspiração como técnica válida e consagrada, com indicações precisas para correções do contorno corporal em relação à distribuição do tecido adiposo subcutâneo e veda a indicação da cirurgia como técnica de emagrecimento.

Esclarece a necessidade de treinamento específico, considerando indispensável a habilitação prévia em cirurgia geral, para permitir prevenção, reconhecimento e tratamento de complicações possíveis.

Estabelece que as condutas pré-operatórias devem ser as mesmas adotadas para os demais atos cirúrgicos, prevendo, além de apurada anamnese e exame físico, avaliações clínicas, laboratoriais e pré-anestésicas. As salas cirúrgicas devem ser equipadas para atendimento de intercorrências inerentes a qualquer ato cirúrgico.

O artigo 6º dispõe - "Nas sedações endovenosas, bloqueios peridurais, raquianestesias e anestesias gerais é obrigatória a participação do anestesiologista, cuja presença só é dispensável quando o ato cirúrgico for de pequeno porte e executado sob anestesia local sem sedação endovenosa".

A indicação do tipo de anestesia deve ser decidida pelo anestesiologista, observada a Resolução CFM 1.363/93. O paciente ou responsável legal tem que ser informado e manifestar consentimento a respeito da anestesia que será utilizada.

Deve ser observada, na cirurgia, a monitorização das variáveis hemodinâmicas e do débito urinário para a adequada reposição volêmica. Esse apurado controle de líquidos infiltrados mais líquidos infundidos e, também, do volume aspirado deve ser feito para evitar a super-hidratação ou a desidratação e seus efeitos indesejáveis.

O artigo 9º limita os volumes aspirados a 7% do peso corporal quando usada a técnica infiltrativa e, a 5% na técnica não-infiltrativa, não devendo ultrapassar 40% da área corporal, independente da técnica. Considera volume aspirado o material coletado sobrenadante.

Estabelece, também, que devem ser tomadas medidas preventivas usuais para a ocorrência de TVP e acidentes tromboembólicos. A alta do paciente deve observar os parâmetros estabelecidos na Resolução CFM nº 1.409/94.

(Leia a resolução, na íntegra, no site http://www.cfm.org.br)

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, recebeu, no dia 27 de janeiro, o secretário municipal de Saúde de São Paulo Gonzalo Vecina Neto. Na ocasião, foram discutidos a lei municipal que incentiva o uso de terapias naturais nas unidades de saúde (Veja matéria na página 6) bem como convênios entre a Prefeitura e novas escolas de medicina. Também presentes na reunião estiveram o vice-presidente do Cremesp, Bráulio Luna Filho; Krikor Boyaciyan, diretor primeiro-secretário; Renato Azevedo Júnior, diretor segundo-secretário e os conselheiros Luiz Carlos Aiex Alves e Ruy Tanigawa.

Cursos e eventos

Ginecologia/Obstetrícia
IX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia da Sogesp, será realizado de 19 a 22 de agosto, no ITM-Expo, em São Paulo. Informações: (11) 3884-7100.

Ginecologia II
Curso Teórico Prático de Especialização em Ginecologia -2004, promovido pela Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, será iniciado dia 02 de março. Informações e inscrições: (11) 3085-8825 ou 3085-0224.

Doenças digestivas
XVII Jornada Paulista de Atualização em Doenças Digestivas (Jopaddi), evento comemorativo do Cinquentário do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, de 29 de maio a 2 de junho, em Águas de Lindóia (SP). Informações: (16) 627-6326, oxford@oxfordeventos.com.br ou http://www.oxfordeventos.com.br/jopaddi2004

Neuroendocrinologia
XII SINE - Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, será realizado de 19 a 21 de março. Informações: http://www.sine2004.com.br ou (11) 3062-1722.

Acupuntura
Curso de Especialização em Acupuntura Médica, organizado pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA), será iniciado em março e terá duração de 30 meses. Informações: http://www.amba.org.br ou (11) 5572-1606.

Bioética
Curso de Especialização em Bioética, promovido pelo Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, será realizado de 16 de abril a 11 de dezembro. Inscrições a partir do dia 1º março. Informações: (11) 3085-9677.

Biomedicina
IX Congresso Brasileiro de Biomedicina, promovido pelo Conselho Regional de Biomedicina - 1ª região, será realizado de 21 a 24 de abril, em São Paulo. Informações: http://www.biomedicina2004.com.br/congresso/home.asp

Cardiologia
III Curso de Extensão Universitária em Cardiologia do Exercício e do Esporte do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, com apoio do Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Sociedade Brasileira de Cardiologia, será realizado no dia 19 de junho, em São Paulo. Informações: (11) 5085-4228.

Hepatologia
II Encontro Internacional de Hepatologia da Universidade de São Paulo e Universitat de Barcelona, evento comemorativo do Cinqüentenário do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, será realizado dias 24, 25 e 26 de junho, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. Informações: http://www.hepato2004.com.br

Medicina do Trabalho
Curso de Especialização em Medicina do Trabalho, promovido pelo Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, será realizado de 5 de abril a 17 de dezembro. Inscrições de 2 de fevereiro a 10 março. Informações: (11) 3085-9677.

Medicina Legal
Curso de Especialização em Medicina Legal, promovido pelo Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, será realizado de 22 de março a 10 de dezembro. Inscrições de 2 de fevereiro a 10 março. Informações: (11) 3085-9677.

Ortopedia
5º Congresso do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, será realizado nos dias 22, 23 e 24 de abril, no Centro de Convenções Rebouças. Informações: http://www.ciot2004.com.br

Otorrinolaringologia
5º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia Pediátrica, promovido pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Sociedade Brasileira de Pediatria, será realizado nos 19 e 20 março, em Belo Horizonte
(MG). Informações: (11) 3865-5354 ou 3873-1822.

Patologia do Trato Genital
XV Encontro de Atualização em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, promovido pelo Capítulo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, será realizado de 2 a 4 de abril, em Atibaia (SP). Informações: (11) 5611-7347 ou 5611-2702.


 


Este conteúdo teve 99 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 380 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.