PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
SOS Médico, SOS Saúde!


HISTÓRIA
A evolução do JC em 200 edições


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Lançamento da Campanha pela proibição de novos cursos de Medicina


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Protesto no ABC é um marco do movimento médico que cresce pelo país


ENTREVISTA
Fausto Pereira dos Santos, diretor-presidente da ANS


ESPECIAL
Pesquisa do CFM sobre Trabalho e Qualidade de Vida do Médico


CONJUNTURA
Pesquisa do CVE sobre as principais causas de morte no Estado


PLENÁRIA TEMÁTICA
Exame de Qualificação para recém-formados


GERAL
Destaque para a prévia do Encontro Sul-Sudeste


AGENDA
Entre os temas, nova sede do Cremesp em Botucatu/Diretórios Acadêmicos são recebidos pela APM/Simpósio de Ética Médica em Araçatuba


NOTAS
Alerta Ético


ALERTA CIENTÍFICO
Contra-indicações da prescrição de diclofenaco a menores de 14 anos


GALERIA DE FOTOS



Edição 200 - 04/2004

HISTÓRIA

A evolução do JC em 200 edições


Jornal do Cremesp evolui em 200 edições

O Jornal do Cremesp completa, com esta edição, 200 números. A necessidade de se estabelecer um canal de comunicação entre todos os médicos inscritos no Estado e o Conselho Regional de Medicina de São Paulo fez com que, em 1979, começasse a circular o jornal oficial da entidade.



A edição número um da publicação do Cremesp se chamava Jornal do CRMesp e era trimestral. Circulou nos meses de abril, maio e junho de 1979, trazia diagramação de acordo com a época - era todo em preto e branco - mas já destacava os principais temas relacionados aos profissionais médicos, com clareza e objetividade. Mais de 30 mil exemplares foram distribuídos.

"Este jornal, que será trimestral, nasceu da necessidade de manifestação, isto é, da rápida comunicação com os colegas, utilizando um órgão ágil, moderno", dizia trecho de seu editorial.

A partir da edição 16 passou a se chamar Jornal do Cremesp, em tamanho tablóide e com circulação bimestral. A edição seguinte, de março/abril de 1984, não podia ser diferente: destacava as eleições diretas para presidente da República. Em março de 1986 passava a circular mensalmente, com o nome de Jornal do CRM-SP e novo visual.

Outras mudanças
A partir de fevereiro de 1989, o jornal voltou a se chamar Jornal do Cremesp. Com novo projeto gráfico e tiragem já de 77 mil exemplares, em janeiro de 1994 trazia cores em suas páginas - uma inovação entre as publicações das entidades médicas na época. Em setembro de 1995 era comemorada a edição número 100 com algumas mudanças gráficas.

No mês de setembro de 1997 circulava a edição 121, com 94 mil exemplares, um novo projeto gráfico e ilustrações do artista Tide Hellmeister. Desta vez, com uma grande diferença em relação aos outros projetos, inovando quanto à disposição dos elementos e o uso de cores mais fortes.

Com alterações no logotipo, diagramação mais sóbria e cores mais suaves, o Jornal do Cremesp mudou novamente em agosto de 2000. Circulando com uma tiragem de 98.500 exemplares, continuava destacando o que de mais importante acontecia na área da Saúde e na sociedade.

Esse modelo se mantém até hoje, confirmando a cada nova edição a importância da publicação. Dessa forma, as palavras do primeiro editorial de 1979 continuam atuais como nunca.


Este conteúdo teve 105 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 272 usuários on-line - 105
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.