PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
É agora ou nunca!


ENTREVISTA
Professor Thomas Maack, especialista em Educação Médica


ELEIÇÃO CFM 1
A escolha dos novos representantes do Estado no Conselho Federal de Medicina


ELEIÇÃO CFM 2
Chapas e Propostas


GERAL 1
Propaganda Sem Bebida


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Delegação do Cremesp foi a Brasília defender a CBHPM


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Mobilização Nacional contra abusos de operadoras de saúde


ALERTA CIENTÍFICO
Influenza


CONJUNTURA
O desrespeito à classe médica homeopática


GERAL 2
De olho nos sites


AGENDA
Palestras, Julgamentos Simulados, Jornadas e Reuniões


NOTAS
Doença causada pelo trabalho


PARECER
Óxido Nitroso em Odontologia


GALERIA DE FOTOS



Edição 202 - 06/2004

AGENDA

Palestras, Julgamentos Simulados, Jornadas e Reuniões


Cremesp visita Presidente Prudente

A diretoria do Cremesp, por meio de seu presidente, Clóvis Francisco Constantino, e do diretor primeiro secretário, Krikor Boyaciyan, visitou, no dia 27 de maio, a cidade de Presidente Prudente, Interior do Estado. Na ocasião, eles concederam entrevistas a uma rádio e um jornal local. Também visitaram o Hospital Universitário, a Santa Casa e o Hospital Estadual de Presidente Prudente. À noite, cerca de 230 pessoas acompanharam, na Associação Paulista de Medicina (APM) da cidade, palestra proferida pelo presidente Clóvis Constantino, sobre “Ato Médico e Raízes da Bioética”.

Também participaram da mesa que discutiu o tema os diretores do Cremesp Krikor Boyaciyan e Pedro Henrique Silveira, além do conselheiro Henrique Liberato Salvador, do delegado regional  do Cremesp, Jaime Barbosa; do presidente do Sindicato dos Médicos de Presidente Prudente, Luiz Dal Porto e do vice-presidente da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente, Ademar Anzai.

Faculdade do ABC discute Ato Médico e Bioética

O tema “Ato Médico e Raízes da Bioética” foi objeto de discussão na Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) em palestra proferida pelo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, no dia 3 de junho. A palestra tratou de temas como a função específica e complementaridade dos profissionais em suas áreas, a regulamentação legal da profissão e do papel do médico, a humanização no atendimento à população e a evolução da Ética Médica. Também destacou a importância da aprovação do Projeto de Lei do Ato Médico, que estabelece legalmente quais são as atribuições dos médicos, sem que haja interferência na autonomia dos outros profissionais da saúde.
O evento, realizado no auditório Prof. Paulo Goffi, no prédio da Faculdade do ABC, em Santo André, fez parte da reunião do Departamento Materno Infantil da instituição de ensino. Foi aberto a médicos e outros profissionais de saúde, além da população da região.

Simesp lança plano de previdência complementar

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), oficializou, no dia 16 de junho, parceria entre a entidade e a Fundação Petrobrás de Seguridade Social – Petros. O fundo de previdência complementar administrado pela Petros que abrange pela primeira vez profissionais de outra instituição, estará disponível aos cerca 18 mil médicos sindicalizados no Simesp. Maiores informações podem ser obtidas no sindicato pelos telefones (11) 3105-9147, 3241-0763 e 3241-5849, com Solange ou Iraildes.

Santa Casa de Ourinhos: cronograma para solucionar impasse

Os problemas envolvendo a Santa Casa de Ourinhos, no Interior paulista, e a administração do estabelecimento, feito pela prefeitura da cidade, continuam sem solução. No entanto, com o auxílio do Cremesp, está sendo proposto um cronograma para a resolução das questões. Entre os dias 24 e 25 de maio foram realizadas uma assembléia e reuniões entre os chefes de serviços, as comissões internas, prefeito, presidente da Câmara Municipal e o promotor Público de Ourinhos, a fim de chegar-se a um acordo. O Cremesp  acompanhou as discussões por meio de seu conselheiro, Alfredo Rafael Dell´Aringa, além de representantes dos departamentos Jurídico e de Fiscalização.

No dia 5 de abril, a Santa Casa havia recebido a visita da Fiscalização do Conselho, ocasião em que foram comprovadas as reclamações de falta de condições para o bom exercício da Medicina por parte dos médicos do local. Foi estabelecido um prazo, até o dia 25 de junho, para que fosse assinado termo de ajustamento de conduta entre a Santa Casa e a prefeitura da cidade, que seria intermediado pelo promotor de Justiça local. Este deveria estabelecer datas para a resolução dos problemas, de forma imediata e a médio e longo prazos.

Reunião na USP discute autonomia médica

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, participou da reunião clínica e científica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, no dia 16 de junho.  A reunião tratou do tema “Autonomia do Médico”, tendo Clóvis Constantino como relator, e contou com a presença dos especialistas em Pediatria que atuam na faculdade.

Palestra em Santa Fé do Sul

A cidade de Santa Fé do Sul, no Interior do Estado, discutiu o tema “Ato Médico”, em palestra proferida pelo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, no dia 16 de junho. O evento, realizado no Rotary Club da cidade, contou com grande participação e muitas dúvidas levantadas foram sanadas após a palestra. Estiveram presentes, também, o diretor primeiro secretário do Cremesp, Krikor Boyacyian; o conselheiro do Cremesp Renato Ferreira da Silva; o delegado regional do Cremesp José Eduardo Pereira; o vice-presidente do Sindicato dos Médicos em São José do Rio Preto, Américo Passos Correa; e Luiz Cesar, representando a Sociedade de Cirurgia de Santa Fé do Sul.

Julgamentos simulados

Durante os meses de maio e junho, o Cremesp promoveu os seguintes julgamentos simulados:

Santo André – contando com a presença do diretor corregedor do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, foi realizado no Hospital Estadual Mário Covas, dia 7 de junho.
Ribeirão Preto – foi realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Campus Monte Alegre, no anfiteatro do departamento de Bioquímica, dia 27 de maio, com promoção do Centro Acadêmico “Rocha Lima”. Contou com as presenças do conselheiro do Cremesp Isac Jorge Filho e dos delegados regionais do Cremesp na cidade Nelson Okano, Eduardo Luiz Bin e Cleusa Cascaes Dias.

Santa Joana tem Jornada neonatal

A Jornada de Neonatologia do Hospital e Maternidade Santa Joana, na capital paulista, foi realizada nos dias 17 e 18 de junho. O evento discutiu, por meio de conferências, novas tecnologias e outros assuntos referentes ao amparo neonatal. O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, participou da abertura da jornada, no dia 17.

Licenças

Eurípedes Balsanufo Carvalho e João Ladislau Rosa licenciaram-se entre 1º de junho e 3 de outubro de 2004 de suas atividades como conselheiros do Cremesp, visto que pretendem concorrer às eleições municipais como candidatos a vereador na cidade de São Paulo.


Foto: Osmar Bustos


Este conteúdo teve 99 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 470 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.