PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O melhor da Medicina é a relação médico-paciente


ENTREVISTA
O entrevistado desta edição é Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)


EDIÇÃO ESPECIAL 1
A criação da Ordem dos Médicos do Brasil


EDIÇÃO ESPECIAL 2
A posse dos novos membros do Conselho Federal de Medicina


EDIÇÃO ESPECIAL 3
Comemorações do Dia do Médico


EDIÇÃO ESPECIAL 4
Plenárias nacionais pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos


EDIÇÃO ESPECIAL 5
Resultados da plenária dos médicos realizada no dia 21 de outubro, na Capital


GERAL
Faculdade de Medicina de Fernandópolis na mira de alunos e autoridades da região


TESOURARIA - CONQUISTAS
Novas medidas facilitam o pagamento da anuidade


ATUALIZAÇÃO
Acidente Vascular Cerebral


AGENDA
Confira fatos de interesse da classe que ocorreram neste mês de outubro


NOTAS
Alerta Ético, Editais e Convocações


PARECER
Estudo citogenético pré-implantacional


HISTÓRIA
A trajetória do médico e professor Alípio Corrêa Neto


GALERIA DE FOTOS



Edição 206 - 10/2004

AGENDA

Confira fatos de interesse da classe que ocorreram neste mês de outubro


Ato Médico é tema de mais uma palestra

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, esteve na cidade de Araraquara, no dia 22 de setembro, quando proferiu palestra sobre Ato Médico.

O evento, organizado pela Delegacia do Cremesp na cidade e realizado na Associação Paulista de Medicina (APM) local, teve como público profissionais e estudantes da área da saúde.
Clóvis esclareceu o que significa o projeto de lei que define o Ato Médico, discorreu sobre a saúde através dos tempos, e apontou: “essa discussão é importante e positiva, pois colabora para instruir a sociedade”.

CRM Roraima homenageia presidente e diretor do Cremesp

Durante cerimônia realizada no dia 16 de outubro, o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) homenageou o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, e o diretor primeiro-secretário, Krikor Boyaciyan, com a entrega da “Comenda Doutor Sylvio Lôfego Botelho”.

Na ocasião, o CRM-RR fez questão de ressaltar que a homenagem se devia ao “relevante serviço prestado na orientação dos conselheiros locais com a experiência ética, bioética e judicante do Cremesp”.

Entre as intenções do CRM-RR esteve a de agradecer a participação de Clóvis Constantino no Simpósio sobre Defesa Profissional e Responsabilidade Civil na Prática Médica, realizado nos dias 16 e 17 de julho.

Radiologia promove reunião em Uberaba

O Clube Manoel de Abreu, da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, promoveu sua quarta reunião de 2004, na cidade de Uberaba (MG), nos dias 18 e 19 de setembro.

“Avanços na implantação da CBHPM: experiência no Grande ABC e na cidade de Santos” foi o assunto discutido em mesa redonda, da qual fizeram parte o conselheiro do Cremesp, Gabriel David Hushi, e o diretor corregedor Desiré Carlos Callegari.

Gonzalo Vecina reúne-se com conselheiros do Cremesp

O secretário municipal de saúde da cidade de São Paulo, Gonzalo Vecina Neto, participou da reunião plenária do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), realizada no dia 28 de setembro.


Um dos principais assuntos abordados foi a questão das chefias não-médicas em estabelecimentos de saúde da prefeitura de São Paulo, motivo de ação judicial ganha pelo Cremesp contra a prefeitura. Os conselheiros questionaram o fato e defenderam que os cargos de chefia na Saúde têm que ser ocupados pelos médicos. São eles, afinal, que respondem pela vida dos pacientes, salientaram.

Gonzalo Vecina falou também sobre as modificações que a Secretaria vem fazendo no atendimento municipal, desde que ele assumiu gestão plena. “Com certeza, trarão profundas conseqüências para a prática do atendimento em saúde no país. Por isso, contar com a possibilidade de dialogar com esse Conselho é fundamental, para que possamos criar paradigmas que vão ser utilizados posteriormente na prática do atendimento em Saúde, em nível de Brasil”.

Clóvis Constantino, presidente do Cremesp, agradeceu a presença do convidado e afirmou: “além de sermos brindados com o grande conhecimento do dr. Gonzalo na área da saúde, entendemos que esse encontro é importante para atingirmos o nosso objetivo primordial, que é a segurança da saúde das pessoas. E a melhor forma de conseguirmos isso é crescendo juntos, resolvendo, por meio do diálogo, as questões que dizem respeito à assistência médica da população”.

Simpósio discute Ética Médica

A delegacia do Cremesp em Araçatuba organizou o XII Simpósio de Ética Médica que debateu “Ética em perícia médica”.  O evento aconteceu no dia 30 de setembro, na Casa do Médico daquela cidade, e contou com a presença de aproximadamente 55 médicos.

Jarbas Simas, delegado do Cremesp e membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho abriu a discussão, proferindo palestra sobre os Aspectos Técnicos e Legais da Atividade dos Peritos – focalizando principalmente as atividades periciais previdenciárias.

Em seguida, José Marques Filho, conselheiro do Cremesp, falou sobre os aspectos éticos da prática de perícia médica e destacou: “essa atividade é de fundamental importância para o Judiciário, a Previdência e a população em geral”.

Após as apresentações, foi realizado debate, no qual foram esclarecidos aos médicos peritos diversos pontos práticos da especialidade.

Congresso aborda a CBHPM

No dia 27 de setembro Clóvis Francisco Constantino, presidente do Cremesp, proferiu palestra sobre o tema “A postura dos Conselhos Regionais de Medicina e do CFM. Temos uma nova realidade?”, durante a mesa redonda “Honorários Médicos, isto é com você - CBHPM”, realizada no 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O encontro ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro, e contou com a presença dos principais centros de referência da cardiologia, nos âmbitos carioca e nacional. Na ocasião, foi feita a entrega dos prêmios da SBC.

Faculdade de Marília realiza Congresso Acadêmico

Clóvis Francisco Constantino, presidente do Cremesp, participou, no dia 26 de setembro, da abertura do II Congresso Acadêmico da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

Organizado pelo Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (DACA), em conjunto com a diretoria de graduação da Famema, o evento aconteceu até o dia 29 de setembro e contou com a apresentação de temas relacionados à pediatria, infectologia, ginecologia, urologia, medicina esportiva, urgência e emergência, onco-hematologia, medicina interna e cursos práticos à clínica.

Cultura e Pesquisas
Desde a sua primeira edição, realizada em 2003, o Congresso tem como intuito promover a cultura da comunicação científica e divulgar resultados de pesquisas – inclusive de iniciação científica dos estudantes de graduação da Famema.

Julgamentos Simulados

O Cremesp realizou julgamentos simulados nos
seguintes dias e locais:

Dia 20 de setembro, na Delegacia do Cremesp em Bragança Paulista. Participou: Desiré Carlos Callegari.
Dia 23 de setembro, na Ordem dos Advogados do Brasil de Jundiaí. Participou: Moacyr Esteves Perche.
Dia 29 de setembro, na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Participaram: Isac Jorge Filho, Lavínio Nilton Camarim, José Manoel Bombarda e Renato Ferreira da Silva.
Dia 30 de setembro, na cidade de Ituverava. Participou: Lavínio Nilton Camarim.
Dia 05 de outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), para os alunos do 3º ano do curso Cidadania e Medicina. Participou: Reinaldo Ayer de Oliveira.


Este conteúdo teve 83 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 411 usuários on-line - 83
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.