PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Eleição Presidencial e o SUS


CONSELHO
Cremesp lança Caderno de Ética em Ginecologia e Obstetrícia


ENTREVISTA
“O contrário da violência não é a não violência. É a cidadania”


ARTIGOS
Emílio César Zilli e Nabil Ghorayeb


GERAL 1
Formulários brancos precisam ser preenchidos com mais atenção


GERAL 2
Terapia de Reposição Hormonal exige maior cautela


ESPECIAL
O programa de Saúde dos presidenciáveis


DESTAQUE
Hospital Santa Catarina: quase um século de bons serviços


ATUALIZAÇÃO
Programa de Hepatites Virais adota medidas preventivas


GERAL 3
De Olho no Site do Cremesp


AGENDA
Mini rodada de Anestesiologia é realizada em Santo André


GERAL 4
Cirurgia em pessoa com mais de 70 anos


AIDS
Conferência de Barcelona aponta o futuro da epidemia


GALERIA DE FOTOS



Edição 180 - 08/2002

DESTAQUE

Hospital Santa Catarina: quase um século de bons serviços


Hospital Santa Catarina: quase um século de bons serviços

O Hospital e Maternidade Santa Catarina é uma instituição que existe há 96 anos e é um dos primeiros hospitais particulares da cidade de São Paulo. Destaca-se principalmente pela qualidade dos serviços prestados, utilizando tecnologia de ponta e investindo sempre no cuidado ao paciente. “O maior diferencial do hospital é o atendimento humanizado, que se reflete em um tratamento diferenciado por parte das Irmãs, do corpo clínico e da enfermagem, visando uma recuperação plena do paciente”, diz o diretor administrativo, Silvio José Moura da Silva.

É mantido pela Associação Congregação de Santa Catarina, entidade religiosa e filantrópica e sempre esteve localizado na av. Paulista, região central de São Paulo. Segundo Silvio, “como o hospital norteia-se por ideais cristãos, temos como vantagem um atendimento digno e de respeito ao ser humano e seus familiares, que nos procuram em um momento frágil de suas vidas”.

Com um total de 24 leitos, o centro de terapia intensiva possui área para adultos, uma unidade de terapia intensiva neurológica e a UTI pediátrica, que conta com um programa de acompanhamento familiar, possibilitando a presença de um responsável pela criança durante sua permanência no hospital.

Os familiares também podem acompanhar os procedimentos realizados na maternidade do hospital, interagindo com a equipe médica. O centro obstétrico possui berçário, UTI neonatal, instalações pós-parto e o labor delivery room, um quarto destinado especialmente ao parto normal, o que confere maior conforto no atendimento. Os futuros pais podem, ainda, participar de um curso com orientações sobre cuidados na gestação e outras dicas.

Por ser uma entidade religiosa, há também serviços da Pastoral da Saúde, que realiza visitas aos pacientes internados, dando apoio e orientação espiritual.

O centro cirúrgico é composto por 15 salas de diversos portes, contando o hospital também com áreas de pronto-atendimento e unidades de internação.



Alta tecnologia

Os recursos tecnológicos possibilitam que uma grande quantidade de procedimentos, exames e serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento possam ser feitos no local. Exemplos são dois craneótomos recém-adquiridos e que vão auxiliar em casos de neurocirurgia, cirurgia de base do crânio, buco-maxilo-facial e intervenções na coluna. Também possui equipamentos como o de ressonância magnética computadorizada, que faz parte do Centro de Diagnóstico por Imagem, um dos melhores de São Paulo.

“O hospital prima por adquirir equipamentos de alta tecnologia, o que é importante no sentido de acompanhar os avanços na área de saúde. Nos últimos anos, fazemos uso da tecnologia como um recurso necessário, destacando o alto nível dos médicos, da equipe de enfermagem e demais colaboradores que atuam conosco”, lembrou Rafael Sanchez Neto, diretor clínico.

São prestados serviços de laboratório, diálise, quimioterapia, endoscopia, hemoterapia (com um banco de sangue), fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, entre outros.



Memória e atividades culturais

O Hospital Santa Catarina possui um centro cultural, onde são realizadas exposições de arte e outros eventos. Dele faz parte um teatro, onde são encenadas peças, ministradas palestras, congressos médicos, simpósios, balé beneficente e apresentações de grupos indígenas ligados à pastoral. “O objetivo é levar cultura para a população por meio de peças e palestras com preços mais acessíveis, com entrada franca para os funcionários, o que possibilita uma maior integração, além de servir de motivação para os pacientes e seus acompanhantes”, lembra Evê Sobral, Diretor de Comunicação e do Centro Cultural do hospital.

O Museu Histórico Beata Heinrich conta a evolução do hospital através de fotos, material cirúrgico e aparelhos médicos, móveis, louças e documentos desde sua fundação. Para Evê, “o museu mantém viva uma parte da história e da evolução da medicina e é muito visitado por escolas de enfermagem e faculdades de medicina”.



Programa de qualidade

O Hospital e Maternidade Santa Catarina participa do Programa de Controle de Qualidade do Atendimento Médico-Hospitalar (CQH), que é mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM), pelo Cremesp e tem o apoio de outras instituições que cuidam da administração e qualidade hospitalar.

O programa visa melhorar de forma contínua a qualidade do atendimento por meio de auto-avaliação, usando uma metodologia que respeita a legislação e se baseia nos preceitos ético-médicos. “Criamos uma comissão de qualidade composta por uma equipe multiprofissional, que segue as orientações do programa com a finalidade de atuar no contínuo progresso dos processos do hospital, por meio de avaliação mensal de fichas preenchidas pelos usuários dos nossos serviços”, afirma Rafael Sanchez.



Crescendo junto com São Paulo

A Associação Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fundadora do Hospital Santa Catarina no Brasil, é uma entidade religiosa e filantrópica, fundada em 1583 por Regina Protmann, na cidade de Braunsberg, Polônia.

As irmãs de Santa Catarina chegaram ao Brasil no começo do século passado. Em 1903, a primeira diretora do hospital, Irmã Beata Heinrich, era recém-chegada ao país e começou a tratar de doentes. Após uma audiência com Jorge Tibiriçá, na época o presidente do Estado de São Paulo, foi resolvido que seria construído o hospital. O local escolhido foi a Av. Paulista, pela sua tranqüilidade - ao menos naquela época. O Santa Catarina foi inaugurado em 1906.

Durante sua trajetória, a instituição presenciou e participou de importantes acontecimentos históricos para São Paulo e para o país, como a Revolução de 1924 e a Revolução Constitucionalista de 1932. Nesta última, o hospital chegou a ser usado como quartel general pelo general Bertholdo Klinger, articulador da revolução pelo Estado do Mato Grosso, em oposição ao governo de Getúlio Vargas.

“Nestes 96 anos, rumo ao seu centenário, sentimos o reconhecimento das pessoas que nos procuram e contam as histórias de suas famílias que foram atendidas no hospital”, diz Silvio José Moura e Silva, diretor administrativo do hospital.

A Congregação de Santa Catarina, que este ano comemora 400 anos de aprovação papal e 450 anos do nascimento de Regina Protmann, mantém outras instituições em dez Estados brasileiros. São creches, escolas, hospitais e outras obras de ações administrativas e, sobretudo, sociais.

Este conteúdo teve 102 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 371 usuários on-line - 102
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.