PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EMC 2 & GERAL 1
Módulo sobre condutas do atendimento ao trauma: sucesso total!


EDITORIAL
O Dia do Médico e a guerra urbana - Isac Jorge Filho


ATIVIDADES DO CREMESP
Avaliação do ensino médico recebe 1.136 inscritos


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 1
Próximo módulo abordará Endocrinologia e Reumatologia


CONGRESSO
VI Congresso Brasileiro de Bioética em Foz do Iguaçu


LEGISLATIVO
A assinatura do Protocolo de Intenções entre a Alesp e o Cremesp


ENTREVISTA
Saraiva Felipe, ministro da Saúde, é o convidado desta edição


ARTIGOS
Em pauta a Política de Saúde e o Congresso Brasileiro de Oftalmologia


GERAL 2
Opinião de Conselheiro: Henrique Carlos Gonçalves


GERAL 3
Concurso de Capas do JC: conheça a vencedora!


AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em congressos e eventos


NOTAS 1
Alerta Ético: Empréstimo de CRM


NOTAS 2
Cursos/Eventos/Anvisa/Memória


GALERIA DE FOTOS



Edição 217 - 09/2005

CONGRESSO

VI Congresso Brasileiro de Bioética em Foz do Iguaçu


Bioética cresce e reúne 800 pessoas
em Foz do Iguaçu

Evento abordou o impacto das biotecnologias no meio ambiente e na saúde, além de dilemas éticos da atualidade

O VI Congresso Brasileiro de Bioética e o I Congreso de Bioetica Del Mercosur reuniu em Foz do Iguaçu, Paraná, cerca de 800 pessoas, de 30 de agosto a 03 de setembro, quando foram discutidos vários assuntos relacionados ao tema central do evento, Bioética, Meio Ambiente e Vida Humana, em especial, o impacto das biotecnologias modernas no meio ambiente e na Saúde, além de assuntos  como terminalidade; dignidade e pesquisas com células-tronco embrionárias.

O presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Volnei Garrafa, da Universidade de Brasília (UnB), ao final do evento despediu-se do cargo, dizendo-se satisfeito. “Se em 1996, no primeiro congresso, juntamos apenas 100 pessoas, a sexta edição contou com cerca de 800 inscritos”, comemorou. O próximo presidente da SBB, José Eduardo de Siqueira, da Universidade Estadual de Londrina, enfatizou que se tratava de um “congresso de irmãos”, cuja meta era “estreitar os laços de amizade, para construir uma ponte no paradoxalmente rico e sofrido continente latino-americano”.

Além de Garrafa e Siqueira, participaram da mesa de abertura Christian de Paul de Barchifontaine e Leo Pessini, reitor e vice-reitor do Centro Universitário São Camilo, e Luiz Eduardo Cheida, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná.

Convidados internacionais
Da ala internacional fizeram parte da mesa principal Alya Saada, especialista em Ciências Sociais e Humanas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura); Marcelo Palacios, presidente da Sociedade Internacional de Bioética (SIBI); Javier Luna Orosco, coordenador do Comitê Nacional de Bioética da Bolívia e Adela Cortina, catedrática em Ética e Filosofia Política na Universidade de Valência, Espanha.

Adela destacou que o conceito de cidadania é revolucionário, na medida em que exige o “empoderar” dos que são iguais enquanto cidadãos. “A Bioética é um impulso potente para a geração de uma cidadania ativa em nível local e global”, refletiu.

O site do Centro de Bioética do Cremesp disponibilizará entrevista exclusiva concedida pela filósofa, além de uma série de conversas com outros nomes da Bioética internacional, como o médico iraniano radicado na Argentina Victor Penchaszadeh (defensor dos direitos humanos); e Tristram Engelhardt Jr, cristão ortodoxo norte-americano e criador de conhecidos conceitos da Bioética, como o vinculado aos “estranhos morais”.

Para Engelhardt sempre existe a possibilidade de alcançar um entendimento ético entre as diversas comunidades morais, de modo que os conflitos de interesse possam ser resolvidos através de argumentos racionais.

Mesas-redondas
A organização do Congresso preparou  Conferências Comentadas, como Bioética, um impulso para o exercício de Cidadania; Semiótica e os conflitos morais em Bioética Clínica, e Bioética e Cristianismo, além de mesas redondas, por exemplo, Cidadania para todos no século XXI e Pela Humanização da Tecnociência.

Também aconteceram várias discussões simultâneas. Uma das mais disputadas –  superlotou a Sala Iguaçu do Centro de Convenções do Hotel Mabu, que sediou o evento – foi Bioética Clínica, da qual participaram Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, abordando Bioética Clínica e Adolescência; Sérgio Ibiapina Costa, presidente da regional Piauí da Sociedade Brasileira de Bioética, que falou sobre Bioética Clínica e Terceira Idade, e José Roberto Goldim, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujo tema foi Comitês Hospitalares de Bioética.

Frases de palestrantes

“Nos empenhamos pela implantação de um Conselho Nacional de Bioética, que deve discutir moralidade, e não política” -  Volnei Garrafa, até o Congresso, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).

“Possuímos muito conhecimento tecnológico, mas não temos o menor sentido de como usá-lo” - José Eduardo de Siqueira, presidente do Congresso e próximo Presidente da SBB.

“A Bioética não trabalha com o legalismo e, sim, com a legitimidade” - Marcelo Palacios, presidente da Sociedade Internacional de Bioética (SIBI).

“Cidadão é aquele que é seu próprio senhor, não é servo ou escravo. É dono de sua própria vida” - Adela Cortina, doutora em Filosofia pela Universidade de Valência.

“O egoísmo não é individual; é grupal, dentro de uma sociedade organizada” - Javier Luna Orosco, coordenador do Comitê Nacional de Bioética da Bolívia.


Cadernos de Bioética do Cremesp

O VI Congresso Brasileiro de Bioética foi marcado, no dia 2 de setembro, pelo lançamento do primeiro volume dos Cadernos de Bioética do Cremesp, fruto de parceria entre o Centro de Bioética e a Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética. Agrega fórum e simpósios que abordaram, respectivamente, Doente Terminal; Destino de Pré-Embriões; Clonagem e Meio Ambiente.

Estiveram presentes ao lançamento o presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho – que reiterou o lugar de destaque destinado pela atual diretoria aos temas de Bioética – e os organizadores da publicação, Gabriel Oselka e o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador da Câmara Técnica de Bioética. Também prestigiaram o lançamento e o Congresso os conselheiros Desiré Carlos Callegari (vice-presidente do Cremesp); Luiz Carlos Aiex Alves (diretor do Departamento de Comunicação); Marli Soares (diretora Tesoureira) e Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi.

Caminho
Quem deve decidir o que significa o bem-estar do paciente? Até onde ir? Como ser justo? são algumas das questões vinculadas a raciocínios bioéticos,  presentes no Cadernos de Bioética. O fórum sobre Doente Terminal, trouxe pensamentos variados obtidos a partir das experiências de expositores e plenário com isso, o Cremesp objetivou esclarecer, ou ao menos sugerir, um caminho a ser seguido. Acredita-se que os demais assuntos abordados, Destino dos Pré-Embriões, Clonagem e Meio Ambiente mais cedo ou mais tarde constarão da rotina da maioria dos médicos, pois a Ciência desenvolve-se em ritmo surpreendente.

Após consulta e revisão por parte dos autores, constataram-se poucas modificações em relação às palestras originais, dos anos de 2001/2002, visto que os enfoques continuam bastante atuais. As mínimas alterações ocorreram por demanda específica, como é o caso de inserções em aspectos jurídicos da Reprodução Assistida, motivadas pelo novo Código Civil.

A publicação está disponível em Publicações, no site da Bioética 


Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 461 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.