PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial de Desiré Carlos Callegari


POSSE 1
Conheça a diretoria do 3º período da gestão 2003-2008


ENTREVISTA
Desiré Callegari fala sobre metas e expectativas da nova diretoria


POSSE 2
Aqui estão os membros da nova diretoria do Cremesp


SAÚDE EM AÇÃO
Acordos e parcerias fortalecem entidades médicas e de saúde


ESPECIAL
I Congresso do Cremesp: número de participantes comprova acerto na escolha dos temas


ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Falsos médicos: medidas adotadas pelo Conselho visam coibir atuação


ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Cremesp amplia sua biblioteca: novo espaço cria ambiente ideal para pesquisa e leitura


DEBATE
Tema da vez: a gestão da Saúde por Organizações Sociais


AGENDA
A participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica


TOME NOTA
O Alerta Ético desta edição aborda o descaso no atendimento


GERAL
Destaque: a situação da Santa Casa de Franca


HISTÓRIA
A história do primeiro hospital do Brasil


GALERIA DE FOTOS



Edição 224 - 04/2006

ATIVIDADES DO CONSELHO 2

Cremesp amplia sua biblioteca: novo espaço cria ambiente ideal para pesquisa e leitura


Biblioteca  do Cremesp é ampliada

Reinaugurada em 1º de abril em um ambiente maior, com um acervo de mais de 1.350 livros catalogados e mais de 20 títulos de revistas estrangeiras e nacionais predominantes em Ética e Bioética, a biblioteca do Cremesp Dr. Flamínio Fávero está aberta ao público. O usuário não necessita ser médico, realizar cadastro ou obter carteirinha para freqüentá-la, mas a consulta ao acervo somente pode ser feita no local, não sendo possível empréstimos.

A biblioteca disponibiliza a seus visitantes, além da legislação em saúde, obras relacionadas ao direito médico (responsabilidade civil, teoria jurídica sobre Ética Médica) e referências básicas (dicionários, guias, enciclopédias, manuais). Não há livros de especialidades médicas: as obras são estritamente ético-jurídicas.

O acervo obedece aos critérios de classificação e organização da National Library of Medicine (NLM). Os livros estão dispostos em uma área de aproximadamente 40 m2. Na sala de leitura – com 30 m2 – estão à disposição três computadores para pesquisa, com acesso à internet de banda larga.

Há acompanhamento diário, por parte dos funcionários responsáveis pelo departamento, de normas pertinentes ao exercício da Medicina e à Ética Médica, publicadas nos diários oficiais federal, estadual e municipal. A atualização é disponibilizada integralmente na página principal do Portal do Cremesp e enviada, também, por meio eletrônico aos Conselhos e médicos cadastrados na lista da biblioteca – que já somam mais de 300. No site, há facilidade na busca de referências de livros e revistas, além de seus respectivos sumários.

O próprio usuário da biblioteca faz sua consulta, tem acesso à estante e manuseia a obra de interesse, embora os funcionários estejam à disposição para orientar. É oferecido serviço de fotocópia. Para consultar a biblioteca, no 1º andar, o interessado deve se dirigir à recepção do Cremesp, na rua da Consolação, 753, de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 17 horas.

Programa de Educação Continuada
terá módulos na Capital e no Interior

Dando seqüência ao seu Programa de Educação Continuada, o Cremesp promoverá mais três módulos, no mês de maio: na Capital, em São José do Rio Preto e em Santos. O Programa dá ênfase ao paciente e o nível das apresentações é acessível a todo médico atuante. As inscrições são gratuitas. O objetivo é levar informações práticas e diretas de especialidades para os não-especialistas e também para médicos residentes e em aprimoramento profissional.

Ao  abordar com profundidade temas mais gerais do diagnóstico e do tratamento, o programa leva informações essenciais aos médicos que trabalham na linha de frente, que iniciam o processo de assistência ao paciente. Na cidade de São Paulo, o tema será Ginecologia e Obstetrícia – Diagnóstico e Tratamento das Principais Causas de Mortalidade Materna; em São José do Rio Preto, o tema será Pediatria, e em Santos, Cardiologia.

Para acompanhar a programação completa dos módulos, nas três cidades, clique AQUI


Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 334 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.