PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial: a atuação exemplar do Cremesp junto ao IML de São Paulo


ENTREVISTA
Roberto D'Ávila, corregedor do CFM, é entrevistado pelo Centro de Bioética


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Acordos de cooperação c/órgãos públicos ampliam relações c/a sociedade


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Profissionais de todo o Estado têm acesso ao nosso Programa de Educação Continuada


SAÚDE PÚBLICA 1
Muita cautela com A Portaria 971 do Ministério da Saúde sobre as PNPICs no SUS


CIDADANIA
Violência em São Paulo: análise de laudos gera Relatório sobre o IML


ESPECIAL
Pesquisa do Instituto Datafolha mostra imagem positiva do Cremesp


SAÚDE PÚBLICA 2
Fracionamento de medicamentos: economia e segurança p/pacientes


SAÚDE PÚBLICA 3
SVS/MS divulga nova relação de Doenças de Notificação Compulsória


ATUALIZAÇÃO
Doenças cardiovasculares: novos (velhos) fatores de risco


AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos pertinentes à classe médica


TOME NOTA
Alerta Ético: pronto-socorro não é farmácia!


GERAL
Destaque para a posse da nova diretoria do Sindimed


HISTÓRIA
A impressionante trajetória de crescimento da Santa Casa de São Paulo


GALERIA DE FOTOS



Edição 225 - 05/2006

AGENDA

Acompanhe a participação do Cremesp em eventos pertinentes à classe médica


Presidência

CRM-RO tem nova diretoria

O Conselho Regional de Medicina de Roraima tem nova diretoria. A posse ocorreu em 26 de abril, na capital daquele Estado, Boa Vista, em cerimônia que contou com a presença do presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari. A presidente empossada, Niete Lago Modernell, substitui Hiran Manuel Gonçalves da Silva, que permanece na diretoria, como vice-presidente.


Desiré, Niete e Hiran

“O Cremesp e o CRM de Roraima têm uma boa parceria e uma troca constante de informações, principalmente no que se refere a assuntos éticos e judicantes que envolvem a prática médica”, salientou Callegari. No dia seguinte, o presidente do Cremesp proferiu palestra aos médicos de Roraima sobre Processo Ético Profissional. Callegari participou também do programa de entrevistas “Quem é Quem”, transmitido pela emissora TV Ativa (da Gazeta), durante o qual falou a respeito da parceria dos dois CRM´s.

Anestesiologia: público recorde

Promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), o 3º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) e o 1º Congresso Paulista de Dor (Copador), ocorreram simultaneamente no ITM-Expo, em São Paulo, de 18 a 21 de maio. O encontro reuniu, em quatro dias, um público de aproximadamente 1.900 pessoas e renomados especialistas do Brasil e do Exterior.

O Cremesp contribuiu com seu stand aos congressistas, divulgando suas publicações e marcando presença com a palestra do presidente Desiré Carlos Callegari, Anestesias Simultâneas: um anestesista, dois pacientes e várias infrações, proferida dia 19 de maio.

Em seguida, houve Julgamento Simulado, com a participação de Desiré Callegari e dos conselheiros João Márcio Garcia e Fábio Henrique Gregory. O presidente da Saesp, Celso Schmalfuss Nogueira, é também delegado do Cremesp em Santos.

Colégio Brasileiro de Radiologia

O Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), representado por seu presidente, Fernando Moreira, e por seu diretor de Defesa Profissional, Sebastião Tramontin, recebeu a visita do presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, no dia 17 de maio, na capital paulista. O conselheiro do Cremesp e presidente da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), André Scatigno Neto, também esteve presente.

Outros eventos da presidência

- Proferiu palestra sobre Aspectos Bioéticos, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, naquela cidade, dia 10 de maio.
- Reuniu-se com a Promotoria da Justiça da Cidadania, na capital paulista, no dia 9 de maio, acompanhado do vice-presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi, e do diretor 1º secretário, Henrique Carlos Gonçalves (foto).
- No dia 15 de maio, esteve no Ministério Público Federal para entregar documento do Cremesp contra Portaria do Ministério da Saúde nº 971, que autoriza a aplicação de terapias alternativas pelo SUS.
- Participou de solenidade comemorativa ao Dia das Mães, a convite da Associação Médica Ítalo-Brasileira, no Circolo Italiano, na cidade de São Paulo, dia 10 de maio.
- Participou de abertura do Programa de Educação Médica Continuada, em Santos, dia 12 de maio.
- Representou o Cremesp no XII Encontro dos CRMs do Norte e Centro-Oeste, realizado de 4 a 6 de maio, em Cuiabá, juntamente com Henrique Carlos Gonçalves (diretor-1º secretário), Lavínio Nilton Camarim e Luiz Carlos Aiex Alves.
- Esteve presente na inauguração do Instituto de Cirurgia de Mão da Unifesp, em São Paulo, no dia 3 de maio, juntamente com os conselheiros Gaspar de Jesus Lopes Filho e Akira Ishida, e o delegado da sub-sede da Vila Mariana, Carlos Edval Buchalla.
- Proferiu palestra sobre Aspectos Legais da Atividade Médica no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, dia 11 de maio, em São Paulo. Estavam também presentes o conselheiro André Scatigno Neto e o delegado da sub-sede da Vila Mariana, Luís Carlos Losso.

Diretoria e conselheiros

Henrique Carlos Gonçalves (diretor 1º secretário) esteve na reunião do Fórum Suprapartidário em Defesa do SUS e da Seguridade Social, a convite do deputado estadual Carlos Neder, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, dia 25 de abril. Participou, juntamente com o conselheiro Gabriel David Hushi, de reunião com o corpo clínico, o prefeito e o diretor de Saúde, em Peruíbe, dia 26 de abril. Também ministrou palestra sobre Regulamentação da Profissão Médica, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Paulo, dia 27 de abril.

O conselheiro Isac Jorge Filho proferiu palestra sobre Corpo Clínico: Uma Parceria Vital para a Sobrevivência do Hospital, por ocasião do XV Congresso de Presidentes, Provedores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no dia 4 de maio, em São Paulo. Também ministrou aula para a Disciplina do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas sobre o Tratamento Cirúrgico da Obesidade: Bases Fisiopatológicas e Aspectos Éticos, dia 5 de maio, no Instituto Central do Hospital das Clínicas. Participou ainda da mesa redonda sobre Complicações Cirúrgicas, abordando o tema Aspectos Éticos e Legais da Terapia Nutricional, por ocasião do Congresso Brasileiro de Cirurgia Geral, dia 29 de abril, na Associação Médica de Minas Gerais.

Reinaldo Ayer de Oliveira proferiu palestra sobre o Exame de Avaliação em Medicina, com a participação da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), no Hospital Municipal Nelson Sá Earp, no Rio de Janeiro, dia 25 de abril. Também proferiu palestra sobre Eutanásia: até onde podemos caminhar?, por ocasião da III Semana de Enfermagem da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, dia 12 de maio. Apresentou, no Congresso da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM), em Botucatu, o Projeto de Bolsas de Pesquisa do Cremesp, dia 5 de maio. E, no dia 6 de maio, falou sobre o Exame de Avaliação dos Egressos de Medicina, promovido pelo Cremesp. Ayer proferiu ainda palestra sobre Terminalidade, dia 24 de maio, na APM de Piracicaba.

Krikor Boyaciyan proferiu palestra sobre Dilemas Éticos em Reprodução Humana Assistida, na V Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas e região, dia 26 de abril. Proferiu, em Marília, no dia 11 de maio, palestra sobre As Denúncias contra os Médicos que Exercem G.O., a convite da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), da APM local e da Sogesp. No dia 24 de maio, proferiu palestra sobre Ética Médica no Exercício da G.O., na APM de Botucatu. Na ocasião foi empossada a nova diretoria regional da Sogesp, presidida por José Ricardo Paciência Rodrigues

Moacyr Esteves Perche participou da cerimônia de entrega do Selo de Conformidade ao Hospital Vera Cruz, em Campinas, dia 27 de abril.

Renato Françoso Filho proferiu palestra sobre a Relação Médico-Médico, no Fórum sobre LER/ DORT, a convite da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, dentro da programação do 26º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, no dia 28 de abril, na cidade de São Paulo.

João Márcio Garcia participou da posse da nova diretoria da Federação dos Médicos do Estado de São Paulo, no Sindicato dos Médicos de Sorocaba, dia 28 de abril.

Akira Ishida participou da abertura oficial do Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, a convite da Associação Brasileira de Cirurgia da Mão, em São Paulo, dia 29 de abril.

José Henrique de Andrade Vila participou da solenidade comemorativa do Dia do Serviço de Saúde do Exército e do 86º aniversário de criação do Hospital Geral de São Paulo, dia 3 de maio.

Eurípedes Balsanufo Carvalho proferiu palestra sobre Aborto e Manipulação de Embriões: Visão Jurídica e Religiosa, a convite da OAB/ Osasco, dia 4 de maio.

Ruy Tanigawa participou do Colóquio de Atualização em Medicina e Homeopatia, a convite da Associação Paulista de Homeopatia, dia 13 de maio.

Julgamentos simulados

-
Dia 11 de maio, no Hospital Bandeirantes, na capital paulista, com a participação de Antonio Pereira Filho (diretor de Comunicação) e João Ladislau Rosa.
- Dia 24 de maio, na Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, no Interior de São Paulo. Participou o conselheiro Renato Ferreira da Silva.
- Dia 24 de maio, na Santa Casa de Misericórdia Julieta Lyra, em Itápolis, São Paulo, com a participação de José Manoel Bombarda.


Este conteúdo teve 101 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 305 usuários on-line - 101
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.