PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial de Desiré Callegari: "Sobre temas urgentes e emergentes"


ENTREVISTA
Uma conversa informal com Rodrigo Pinho, procurador-chefe do Ministério Público do Estado


MOVIMENTO MÉDICO
CRMs retomam mobilização por principais reivindicações da classe


ATIVIDADES
Acompanhe as conclusões dos Fóruns Regulamentadores da propaganda em Medicina


GERAL
A Medicina e a computação gráfica: programas simulam funcionamento do corpo humano


ESPECIAL
COPEM do Cremesp avalia treinamento de acadêmicos em serviços médicos


ETICA
Como responder a dilemas éticos relacionados à sobrevida de pacientes terminais?


FRAUDES
Falsos médicos. Cremesp adota medidas concretas para evitar a falsificação de documentos profissionais


LEGISLAÇÃO
CRF-SP divulga manual com a relação de produtos de venda proibida em farmácias e drogarias


AGENDA
Diretoria e conselheiros marcam presença em eventos pertinentes à classe médica


TOME NOTA
Alerta Ético: Medicina não é comércio!


NOTAS
Programe-se com a agenda selecionada de Cursos e Eventos para este mês de agosto


HISTÓRIA
Acompanhe conosco o crescimento do Hospital das Clínicas, o maior da América Latina


GALERIA DE FOTOS



Edição 227 - 07/2006

AGENDA

Diretoria e conselheiros marcam presença em eventos pertinentes à classe médica



Presidência

Novas instalações do Iamspe

Desiré Carlos Callegari e Luiz Carlos Aiex Alves visitaram as novas instalações do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), a convite do superintendente José Carlos Ramos de Oliveira, e da diretora, Maria Ângela de Souza Ferreira, dia 23 de junho. Callegari e Aiex (ex-presidente da Associação Médica do Iamspe), visitaram o pronto-socorro, a Unidade de Neonatologia e a Unidade de Queimados, referência no Estado.

Apresentação ao colegiado da Fmusp

Desiré Carlos Callegari participou de sessão de apresentação aos membros da Congregação da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, dia 23 de junho.  A Congregação da Faculdade representa o maior colegiado da instituição e tem poder deliberativo. Fazem parte da Congregação todos os professores titulares em exercício, além de representantes dos discentes e funcionários não-docentes.

Outros eventos da presidência

Desiré Carlos Callegari também esteve presente à reunião realizada dia 13 de julho, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, sobre a questão dos falsos médicos. Temas como o recadastramento geral de médicos e a renovação tecnológica da carteira profissional foram discutidos durante o encontro.

- Participou de reunião sobre Telemedicina, na Faculdade de Medicina da USP, dia 14 de julho, em São Paulo e da reunião com presidentes das entidades médicas e das Unimeds para debater a questão da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), na Federação das Unimeds, em São Paulo, dia 12 de julho.


Diretoria e conselheiros

Rui Telles Pereira participou da cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS), no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, dia 21 de junho.

Reinaldo Ayer de Oliveira participou do 10º Congresso de Qualidade Hospitalar, proferindo palestra sobre Consentimento informado na relação entre profissionais, instituição de saúde e de seus pacientes, a convite dos organizadores da Administração Hospitalar 2006 - São Camilo, no Expo Center Norte, em São Paulo, dia 21 de junho. Também proferiu palestra sobre Experiência do Cremesp com o exame dos egressos, por ocasião do 6º Congresso Nacional de Rede Unida, em Curitiba, dia 17 de julho.

Isac Jorge Filho participou da cerimônia de abertura do 23º Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo – Suesp, no Hotel Bourbon, em Atibaia, dia 21 de junho. Também proferiu palestra sobre Responsabilidade bioética dos gestores da saúde, por ocasião da Feira Hospitalar, em São Paulo, dia 22 de junho. Participou também do Curso Nacional de Educação Médica à Distância de Gastroenterologia e Cirurgia Geral, proferindo palestra sobre Atenção nutricional no portador de câncer gástrico no pré e pós-operatório, em São Paulo, dia 24 de junho.

Antonio Pereira Filho proferiu palestra no 13º Congresso Brasileiro de Medicina Estética, abordando o tema Publicidade x Estética Médica, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, dia 23 de junho.

Adamo Lui Netto participou do Congresso Sul Brasileiro sobre Ética Médica, a convite da Sociedade Paranaense de Oftalmologia, em Curitiba, dia 23 de junho.

Marli Soares esteve presente no 8º Congresso Médico da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), participando da Mesa sobre exercício profissional e re-certificação de título, na praia de Iracema, em Fortaleza, de 28 de junho a 1º de julho.

João Ladislau Rosa e Maria do Patrocínio Tenório Nunes participaram do I Encontro dos Departamentos de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina, em Brasília, dia 29 de junho.

Krikor Boyaciyan participou da abertura oficial da 6ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Vale do Paraíba e 2º Encontro Cultural do Vale do Paraíba, em Campos do Jordão, dia 30 de junho. Também proferiu palestra sobre Ginecologia e Obstetrícia, uma especialidade perigosa?,  no mesmo encontro, dia 2 de julho.

José Manoel Bombarda e Luiz Carlos Aiex Alves deram continuidade à discussão iniciada em maio, no CRM de Minas Gerais, sobre as implicações éticas das mudanças na Assistência Psiquiátrica do Brasil. O encontro aconteceu na sede do CRM do Maranhão, em São Luiz, dia 6 de julho.

Luiz Alberto Bacheschi participou da abertura oficial do 3º Congresso Nacional de Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde da CMB, em São Paulo, dia 11 de julho. Também participou da 1ª reunião sobre Reembolso dos Serviços Prestados Via Telemedicina e uso da Teleducação para Certificação Profissional, a convite da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na própria Faculdade, dia 14 de julho, em São Paulo.

Henrique Carlos Gonçalves compôs a mesa de debate do 1º Simpósio Jurídico Unimed, abordando o tema O que há de novo nos aspectos legais da atividade médica, a convite do Centro de Estudos da Unimed de Sorocaba,  dia 14 de julho.

Maria do Patrocíno Tenório Nunes participou do 1º Encontro dos Departamentos de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina, onde apresentou o tema Avaliação dos Serviços de Saúde, em Brasília, dia 29 de junho.

Gabriel David Hushi, João Márcio Garcia e Lavínio Nilton Camarim participaram do Fórum de Publicidade Médica, em Santos, dia 13 de julho.

João Ladislau Rosa participou da solenidade de entrega de carteira aos médicos recém-inscritos no Cremesp, dia 19 de julho na Sede, em São Paulo.

Lavínio Nilton Camarim e Henrique Liberato Salvador participaram do Fórum de Publicidade Médica, em Presidente Prudente, dia 20 de julho.


Cremesp continua estudo de pareceres dos IMLs

Entre os meses de junho e julho, o Cremesp realizou um levantamento exaustivo sobre os laudos necroscópicos emitidos pelos Institutos Médicos Legais (IMLs) referentes à onda de violência ocorrida em maio passado. Os resultados foram encaminhados à Câmara Técnica de Medicina Legal do Conselho, na sexta-feira, dia 14 de julho, para análise e finalização do relatório qualitativo.

De posse do relatório completo, será marcada uma reunião com a Câmara Técnica e convocada uma coletiva de imprensa. Concluída essa segunda etapa, será possível informar a natureza das mortes, o tipo da lesão, o perfil da vítima – por sexo e idade –, as regiões mais atingidas, a média dos ferimentos por indivíduo, a trajetória dos projéteis, a distância dos tiros, dentre outros dados.

Em maio, o Conselho concluiu o relatório quantitativo, solicitado pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública Geral do Estado de São Paulo, em que apresentou as conclusões dos médicos legistas sobre os documentos das 492 vítimas fatais de ferimentos por armas de fogo no período, de 12 a 20 de maio.


Uma carreira sem máculas

Homenageado em São José do Rio Preto no último mês de maio, o médico Gilberto Lopes da Silva Jr. é um exemplo para os jovens profissionais. Formado em 1955 pela Escola Paulista de Medicina, Lopes da Silva atua na Medicina (Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica) há mais de 50 anos sem nenhuma denúncia de infringência ética pelo Cremesp. Durante a homenagem, o veterano criticou a abertura indiscriminada de faculdades de Medicina, pelos problemas que traz aos profissionais e à população, e condenou a mercantilização da Medicina. Por fim, Lopes da Silva se declarou confiante nas novas gerações, “que saberão recuperar a dignidade médica, para uma Medicina mais humanizada e ética”.


Este conteúdo teve 96 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 427 usuários on-line - 96
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.