PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial de Desiré Callegari. Ensino médico no Estado: um grande balcão de negócios...


ENTREVISTA
Marilena Lazzarini (Idec) é a entrevistada especial desta edição


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Confira as novidades para 2007 preparadas pelo Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Escala de Disponibilidade: Cremesp está de olho na implantação da Resolução 142


ALERTA MÉDICO
Sarampo: Secretaria Estadual orienta profissionais da saúde sobre prevenção


VIOLÊNCIA NA SAÚDE
SES propõe PM de plantão para ao menos amenizar a violência contra médicos e pacientes


AVALIAÇÃO
Divulgados os resultados finais do Exame do Cremesp 2006, aplicado a sextanistas de Medicina do Estado


ATUALIZAÇÃO
Violência contra crianças e adolescentes: é preciso notificar, sempre


CURTAS
Confira as últimas notícias sobre saúde, de interesse para médicos e profissionais de saúde


ACONTECEU
Cremesp esteve presente a eventos relevantes para a classe médica do Estado


ALERTA ÉTICO
Tire suas dúvidas sobre consultas relacionados à publicidade médica


GERAL
Anuidade Pessoa Jurídica 2007: solicite desconto via web


HISTÓRIA
Hospital São Paulo: uma viagem pela história da maior instituição acadêmica, de saúde, do sistema federal brasileiro


GALERIA DE FOTOS



Edição 233 - 01/2007

ACONTECEU

Cremesp esteve presente a eventos relevantes para a classe médica do Estado



Atividades de diretores e conselheiros

O presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, e o diretor Henrique Carlos Gonçalves, realizaram diligência no Centro Hospitalar Penitenciário, em São Paulo, dia 10 de janeiro. Os conselheiros foram recebidos por Lourival Gomes, secretário adjunto da Secretaria da Administração Penitenciária; Solange Pongelupi, coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário; e Márcia Rodrigues Setúbal, psicóloga da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário.

Desiré Callegari representou o Cremesp na solenidade de Colação de Grau dos formandos em Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), dia 21 de dezembro. 

Desiré Callegari  participou, dia 15 de janeiro (foto acima), de reunião com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, juntamente com o presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi, com o presidente do Sindicato dos Médicos, Cid Célio Jayme Carvalhaes, e com o presidente da Academia Brasileira de Medicina, Luiz Fernando Franco. O encontro, realizado na sede da Secretaria de Saúde, em São Paulo, tratou do problema da segurança pública no caso de atendimento médico a presos e também da crise no Hospital Emílio Ribas.

Luiz Alberto Bacheschi participou, juntamente com Jorge Machado Curi, presidente da APM e conselheiro do Cremesp, da inauguração de monumento dedicado à paz mundial, a convite de Ruy Yukimatsu Tanigawa, presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba) e também conselheiro do Cremesp, no Clube de Campo da APM, em Caieiras, dia 9 de janeiro. Bacheschi também representou o Conselho na cerimônia de posse do professor Marcos Boulos como diretor da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, dia 5 de dezembro. Marcos Boulos foi diretor clínico do Hospital das Clínicas-FMUSP e diretor do Instituto de Medicina Tropical (IMT). É professor-titular do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da FMUSP desde 1999. Infectologista com experiência em malária, infecção hospitalar, HIV, leishmaniose e hepatite, o novo diretor da FMUSP é, ainda, assessor técnico do Ministério da Saúde e atua como consultor da OMS e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Henrique Carlos Gonçalves participou do lançamento do site Clínica de Memória  com a palestra O impacto do envelhecimento no diagnóstico e tratamento em Psicogeriatria, ocasião em que se fez homenagem ao Cremesp pelo avanço das medidas contra falsos médicos, a convite do prof. Sérgio Ricardo Hototian, do Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, dia 7 de dezembro.

Antonio Pereira Filho proferiu palestra sobre Ética Médica, a convite da Medial Saúde, no Hospital Alvorada, em São Paulo, dia 7 de dezembro.

Kazuo Uemura participou de Julgamento Simulado na APM de Guarulhos, dia 7 de dezembro.

Nacime Salomão Mansur dirigiu Julgamento Simulado no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, juntamente com delegados de Osasco e da Zona Sul de São Paulo, dia 21 de dezembro.

Lavínio Nilton Camarim proferiu palestra sobre “Aspectos Éticos, Legais e de Publicidade envolvendo Células Tronco e Cultura de Tecidos”, por ocasião do Congresso Brasileiro de Engenharia de Tecidos, Estudos das Células Tronco e Terapia Celular, em São Paulo, dia 15 de dezembro.

Adamo Lui Netto participou do Simpósio de Oftalmologia, em Vitória, de 8 a 9 de dezembro.

Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi representou o Cremesp em reunião para a elaboração do projeto para desenvolvimento da Campanha Multidisciplinar de Educação em Saúde, com o tema Riscos e Prevenções da Obesidade, no Conselho Regional de Farmácia, em São Paulo, dia 11 de dezembro.

Reinaldo Ayer de Oliveira ministrou aula de Ética Médica, a convite do Hospital do Servidor Público Municipal, em São Paulo, dia 12 de dezembro.

Eurípedes Balsanufo Carvalho dirigiu Julgamento Simulado, juntamente com Renato Azevedo Júnior e João Ladislau Rosa, no Hospital do Servidor Público Municipal, em São Paulo, dia 21 de novembro.  Participou do I Congresso Brasileiro de Engenharia de Tecidos e Estudos das Células-Tronco e Terapia Celular, no Hospital Santa Catarina , em São Paulo, dia 15 de dezembro. Também participou da cerimônia de comemoração dos 20 anos de criação do Centro de Vigilância Sanitária, em São Paulo, dia 6 de dezembro. Representou o Cremesp em reunião do Fórum dos Conselheiros da Área da Saúde, no Conselho Regional de Farmácia, dia 7 de dezembro; participou da reunião sobre a Resolução TJ/SP 285/06, que dispõe sobre o serviço voluntário do Tribunal de Justiça, incluindo serviços de graduados em medicina, psicologia e serviço social, a convite do Conselho Regional de Psicologia, em São Paulo, dia 12 de janeiro. Participou também da posse do novo diretor clínico do Hospital Campo Limpo.

Carlos Alberto Monte Gobbo participou da cerimônia de posse da gestão 2006/2009 da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, em Bauru, dia 13 dezembro.

Ruy Yukimatsu Tanigawa participou da solenidade de premiação dos vencedores da quinta edição do Prêmio Saúde Brasil, em São Paulo, dia 14 de dezembro.

Gaspar de Jesus Lopes Filho representou o Conselho na sessão solene de colação de grau da 69º Turma de Medicina da Unifesp/EPM, em São Paulo, dia 20 de dezembro.


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 274 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.