PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Saúde no Brasil. Como evitar os constantes "apagões" no setor?


ENTREVISTA
Antonio Carlos Lopes faz um RX da Residência Médica no país


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Exame para recém-formados em Medicina: é hora de começar a discussão sobre o ensino médico no país


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA
Módulos de Educação Médica Continuada agora podem ser acessados pela internet


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Acompanhe os temas abordados no Encontro Nacional dos CRMs, realizado em Brasília


MOVIMENTO MÉDICO
Oficinas de trabalho preparam questões para o próximo ENEM


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Encontrar respostas... este foi o maior desafio do II Congresso Paulista de Ética Médica


ATUALIZAÇÃO
Hepatite C: 3 a 4 milhões de brasileiros estão infectados


GERAL 1
Moacyr Scliar abrilhanta evento que homenageou as médicas do Estado


GERAL 2
Em destaque, a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Radiologia


ACONTECEU
Confira a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ALERTA ÉTICO
Dúvidas relacionadas ao plantão? Veja respostas a duas perguntas comuns...


GERAL 3
Financiamento p/o setor da Saúde é pauta de reunião na Câmara


HISTÓRIA
Complexo Hospitalar do Mandaqui: considerado um centro de formação médica


GALERIA DE FOTOS



Edição 236 - 04/2007

GERAL 3

Financiamento p/o setor da Saúde é pauta de reunião na Câmara



SUS
Reunião na Câmara trata do financiamento à Saúde

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, dia 2 de abril, uma mesa-redonda para tratar dos problemas sobre o financiamento do SUS. O evento foi proposto pelo vereador Gilberto Natalini (PSDB) e reuniu cerca de 250 pessoas no auditório do Salão Nobre da Câmara. Os debates abordaram as responsabilidades das três esferas de governo e as formas de melhorar o financiamento da saúde com a integração entre município, Estado e federação. Discutiu-se também a discrepância dos valores pagos aos serviços público e privado, a capacitação profissional, a urgência em se melhorar os salários dos médicos e profissionais da saúde e alternativas para aprimorar os sistemas de gestão das instituições de saúde e as dificuldades financeiras que as instituições filantrópicas vêm enfrentando.

Participaram do evento, o secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata; a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Orsini de Carvalho; o presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari; o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Jorge Carlos Machado Curi; e o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia do Brasil, Antônio Brito. O Ministério da Saúde foi representado por Neilton Araújo Oliveira, assessor especial do gabinete.

Cremesp tem nova sede em Mogi das Cruzes

Foi inaugurada, dia 18 de abril, a nova sede da Delegacia do Cremesp em Mogi das Cruzes, localizada à rua Princesa Isabel de Bragança, 235. A solenidade contou com a presença do presidente do Cremesp, Desiré  Callegari, e dos conselheiros Kazuo Uemura, Krikor Boyaciyan, Nacime Salomão Mansur e Pedro Henrique Silveira, além do delegado local do Cremesp,  Danilo Kfouri Ennes. Também estiveram presentes Maris Salete Demuner, delegada da Vila Mariana, e o médico Luiz Carlos Viana Barbosa. Na foto ao lado, Boyaciyan, Silveira, Ennes, Callegari e Uemura.

Conselhos profissionais combatem obesidade

Obesidade foi tema do evento que o Cremesp e os Conselhos Regionais de Farmácia, Nutrição, Psicologia e Educação Física de São Paulo promoveram no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no dia 17 de abril.

A conselheira e endocrinologista Ieda Verreschi representou o Cremesp na Campanha de Educação em Saúde: Orientação e Prevenção à Obesidade, que buscou conscientizar a população sobre alimentação saudável, atividade física, combate ao estresse, utilização correta de medicamentos e acompanhamento médico. “Houve um contato simpático com o público, numa área de muito movimento”, lembra a conselheira. Com balanças e medidas de circunferência abdominal, a equipe calculava o Índice de Massa Corpórea (IMC) do público presente. “Cerca de 150 pessoas apresentaram um valor igual ou maior do que 25, considerado sobrepeso. Com a listagem de UBSs da Grande São Paulo em mãos, cada atendido foi encaminhado à unidade mais próxima de seu domicílio, para uma consulta mais detalhada”, conta Ieda. Segundo a endocrinologista, com a ação dos Conselhos de saúde foi possível concluir um fato importante: “O número de pessoas com obesidade que precisam de assistência médica é maior do que a quantidade de locais de atendimento”.

Cursos & Eventos

Educação Continuada
Simpósio de Condutas - Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas - FMUSP, dia 19 de maio, no Anfiteatro do HC-FMUSP. Informações pelos tels.: (11) 3069-7561/3069-7562 e inscrições pelos e-mails:
cirurgia.aparelhodigestivo@hcnet.usp.br ou secretaria.2cc@hcnet.usp.br 

Reumatologia
13º Encontro de Reumatologia Avançada, de 24 a 26 de maio, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Informações, tel.: (11) 3813-8896 ou e-mail:
paradigma@paradigmaeventos.com.br

Contas Hospitalares
Curso de Análise de Contas Hospitalares e Auditoria, dias 25 e 26 de maio, em São Paulo. Informações, tels. (11) 5016-4411/9571-6099, ou pelo e-mail:
cepam_auditoria@ig.com.br

Ortodontia e Ortopedia
Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial da Faculdade de Odontologia da Universidade de Itaúna-MG. Inscrições até dia 30 de maio. Informações pelo tel.: (37) 3242-1491.

Obstetrícia e Ginecologia
21º Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, de 30 de maio a 2 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Informações, tel: (11) 3062-1722, ou pelo e-mail:
jornada@somaeventos.com.br ou ainda pelo site: www.cean-santacasa.org.br

Geriatria
2º Curso de Geriatria para o Clínico, dias 1 e 2 de junho, em São Paulo. Informações pelo site
www.clinicamedicaonline.com.br

Hepatite
10º Simpósio Internacional de Terapêutica em Hepatite Viral; 6º Curso de Atualização Terapêutica em Hepatologia e 1º Reunião Monotemática sobre Infecções Bacterianas em Cirróticos da SBH, SBI e da SBMT, de 31 de maio a 2 de junho, em Salvador - BA. Informações pelo site: www.hepaologiadomilenio.com.br

Glaucoma
12º Congresso da Sociedade Brasileira de Glaucoma, de 7 a 9 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. Informações pelo site:
www.glaucoma2007.com.br

História da Medicina
3º Congresso Paulista de História da Medicina, de 7 a 10 de junho, em São José do Rio Preto. Informações, tel: (16)3610-6088, pelo e-mail: museuab@ lamasson.com.br ou pelo site:
www.lamasson.com.br

Análises Clínicas
34º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas de 10 a 14 de junho, no ExpoMinas, em Belo Horizonte. Informações, tel. (62) 3214-1005, pelo e-mail:
comercial@qeeventos.com.br ou pelo site: www.cbac.org.br

CQH 2007
11º Congresso Brasileiro de Qualidade nos Serviços de Saúde (CQH’2007), dias 12 e 13 de junho, durante a feira Hospitalar no Expo Center Norte, em São Paulo. Inscrições pelo e-mail:
eventos@scamilo.edu.br

Nutrição
2º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada-CBNI/Ganepão 2007, de 14 a 16 de junho, no Centro de Convenções Rebouças. Informações, tel.: (11) 3284-6318, com Renata Gonçalves.

Hemodiálise
2º Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Acesso Vascular para Hemodiálise, dias 15 e 16 de junho, no WTC em São Paulo. Informações, tel: (11) 6843-3377 ou pelo site:
www.ellusaude.com.br

Neurologia
6º Congresso Paulista de Neurologia, de 21 a 23 de junho, no Guarujá. Informações, tel: (11) 3188-4252/4334/4359, pelo e-mail:
eventos@apm.org.br ou pelo site: www.apm.org.br/neurologia

Obstetrícia e Ginecologia
12º Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, de 16 a 18 de agosto, no ITM-Expo, em São Paulo. Informações: Central de Eventos Sogesp, tel. (11) 3884-7100 ou pelo site:
www.sogesp.com.br


Este conteúdo teve 106 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 410 usuários on-line - 106
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.