PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Desiré Callegari: balanço de sua gestão demonstra dedicação e competência (JC impresso pág. 2)


HOMENAGEM
Arlindo Chinaglia é homenageado pela aprovação da CBHPM (JC impresso pág. 3)


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programa de Educação Continuada: grande sucesso, na capital e no interior (JC impresso pág. 4)


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Avaliação e qualidade de ensino: em discussão as escolas médicas do país (JC impresso pág. 5)


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Codame: palestras sobre publicidade médica têm público recorde (JC impresso pág. 6)


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Novidades nas delegacias do interior e na sub-sede da Vila Mariana (JC impresso pág. 7)


ATIVIDADES DO CREMESP 5
Oficializada a criação da Federação das Entidades Médicas do Estado (JC impresso pág. 8)


ATIVIDADES DO CREMESP 6
CRM e INSS: parceria beneficia médicos e sociedade (JC impresso pág. 9)


ESPECIAL
Nada mudou após nove anos da Lei dos Planos de Saúde?!? (JC impresso págs. 10 e 11)


BALANÇO 1
Dinamismo e conquistas marcaram a gestão de Desiré Callegari (JC impresso pág. 12)


BALANÇO 2
CBHPM ou Rol de Procedimentos: agora só depende do Senado... (JC impresso pág. 13)


BALANÇO 3
Encontros das entidades médicas: ações focam objetivos comuns em benefício da classe (JC impresso pág. 14)


BALANÇO 4
Fóruns regulamentadores e programas Alerta Médico via web foram destaques (JC impresso pág. 15)


BALANÇO 5
Simpósios, congressos, lançamentos de publicações: foram muitos os eventos nos últimos 15 meses (JC impresso pág. 16)


BALANÇO 6
Jornal, revista, portais: comunicação espelha intensa atividade do Conselho (JC impresso pág. 17)


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: esclareça suas dúvidas sobre Aids e Sigilo (JC impresso pág. 18)


GERAL
Iamspe: negociações podem resultar na recuperação dos cargos desonerados (JC impresso pág. 19)


GALERIA DE FOTOS



Edição 238 - 06/2007

BALANÇO 5

Simpósios, congressos, lançamentos de publicações: foram muitos os eventos nos últimos 15 meses (JC impresso pág. 16)



EVENTOS DO CREMESP


Homenagem ao Dia do Médico e aos 50 anos do Cremesp no Teatro Municipal de São Paulo

Nos últimos quinze meses o Departamento de Eventos do Cremesp organizou aproximadamente 140 eventos na Capital e em dezenas de municípios espalhados pelo interior do Estado, entre fóruns, congressos, simpósios, encontro com autoridades, lançamentos de publicações, homenagens, palestras da Codame e Educação Continuada.

Capital
Só na Capital foram realizados eventos sobre os mais variados temas para a classe médica, tais como a discussão sobre a terminalidade da vida, que resultou numa resolução do CFM; a reforma do modelo de assistência em saúde mental, que discutiu a implantação do novo modelo assistencial; e o simpósio sobre perícia médica, que abordou os fundamentos em perícia na área de psiquiatria. O Conselho também homenageou os médicos do município e ABC com mais de 50 anos de profissão, além dos ex-presidentes, que foram lembrados na comemoração dos 50 anos de fundação do Cremesp. Fez, ainda,  uma bonita homenagem às médicas do Estado, no Dia Internacional da Mulher, evento no qual o médico e escritor Moacyr Scliar também esteve presente.

Interior
Inúmeras palestras aconteceram em diversas cidades espalhadas pelo Interior, com o objetivo de discutir questões ligadas aos cuidados com a saúde. Um exemplo dessa iniciativa foi o evento realizado na Câmara Municipal de Paranapanema, no qual o conselheiro Renato Ferreira palestrou sobre alcoolismo. Outro exemplo dessa preocupação com a saúde pública se deu em Presidente Prudente, onde o Cremesp colaborou com a campanha de combate à dengue naquele município. Discussões éticas sobre a atuação do médico também marcaram a gestão 2007. De 26 a 28 de outubro, por exemplo, foi realizado na cidade de Ribeirão Preto o Congresso de Bioética de Ribeirão Preto.

Atividades da Diretoria e conselheiros

Implementar ações efetivas para o aperfeiçoamento e a reciclagem profissional dos médicos e dos profissionais que se dedicam à saúde pública foi um dos objetivos que nortearam as inúmeras palestras apresentadas pela diretoria e conselheiros do Cremesp, ao longo dos últimos quinze meses. Durante a última gestão, participaram de mais de 200 eventos, entre aulas, palestras e julgamentos simulados com a presença de centenas de profissionais.

Implantação de pagamento eletrônico de taxas e serviços

Em abril de 2007 o Cremesp implantou boletos para pagamento eletrônico de taxas e serviços, que agora pode ser efetuado em agências bancárias, casas lotéricas ou via Internet. Além disso, acessando o site na seção Serviços, os médicos – pessoa física e jurídica – podem consultar informações referentes às taxas de serviços, anuidades e emolumentos. O novo sistema ajudou a reduzir a burocracia e facilitou a vida de médicos e empresas registrados no  Conselho.

DELEGACIAS


Diretoria, conselheiros e delegados em inauguração da Regional Oeste

Novas sedes adquiridas e ampliadas

A aquisição de novas sedes na Capital e no Interior de São Paulo e a modernização das instalações já existentes foram ações importantes para o aprimoramento do trabalho de dezenas de funcionários no atendimento ao médico. Foram inauguradas delegacias localizadas na Regional Oeste (9/11/2006) e Mogi das Cruzes (18/4/2007).


Krikor Boyaciyan, Pedro Henrique Silveira, Danilo Ennes, Desiré Callegari e Kazuo Uemura: inauguração da regional de Mogi das Cruzes

Foi definido e assinado também o projeto para a construção da delegacia de Piracicaba. A reinauguração da sub-sede do Cremesp e inauguração da delegacia da Vila Mariana (15/06/2007) foi outro marco importante. Também em junho,  Americana (20/6/2007) e Franca (27/06/2007) ganharam novas instalações.

FISCALIZAÇÃO

Do início de 2006 a maio de 2007, além de atender as solicitações da atividade judicante do Conselho e as solicitações do Ministério Público, o Departamento de Fiscalização deu continuidade e concluiu a pesquisa sobre as condições dos serviços onde ocorre ensino médico; está concluindo a pesquisa sobre os prontos-socorros do Estado; e, também, realizou novos levantamentos sistemáticos, tais como, a pesquisa sobre as condições de funcionamento e do exercício médico nos novos ambulatórios - AMAs do município de São Paulo e o levantamento da situação do trabalho médico nas cooperativas existentes no Estado.

As vistorias, pesquisas e levantamentos da situação dos serviços foram realizados in loco pela equipe de médicos fiscais do Cremesp. Considerando as diligências solicitadas e as vistorias realizadas, em função de alguma pesquisa sobre a atividade de um grupo específico de serviços, a equipe dos médicos fiscais do DEF atendeu 654 ocorrências; e até junho de 2007, outras 435.

O Cremesp contabiliza, atualmente, 90.586 médicos e 31.745 empresas registradas ativas. Nesse universo de profissionais e serviços são cada vez maiores as exigências de uma ação profissionalizada e organizada para a execução dos atos da fiscalização. Acrescente-se a esta situação o fato de que, nos últimos quinze meses, o Cremesp firmou um importante termo de colaboração com o Ministério Público do Estado de São Paulo, o que vem resultando em novas e crescentes demandas de vistorias fruto das responsabilidades assumidas no Convênio.




Este conteúdo teve 88 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 346 usuários on-line - 88
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.