PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Saúde após as Eleições


ENTREVISTA
Ética em Pesquisa no Brasil


ARTIGOS
Max Grimberg e Ronaldo Laranjeira


PLANOS DE SAÚDE
Operadoras que reajustaram honorários médicos são minoria


DIA DO MÉDICO 1
Amiamspe comemora 40 anos


DIA DO MÉDICO 2
Simesp divulga estudo sobre violência nos serviços de saúde


DIA DO MÉDICO 3
Cremesp lança publicações e site no Dia do Médico


ATUALIZAÇÃO
Envelhecimento populacional


SERVIÇO DE DESTAQUE
Cubatão


GERAL 1
Prêmio Nobel de Medicina


AGENDA
CRM´s do Nordeste promovem Encontro


GERAL 2
Saúde do Trabalhador ganha Manual


HOMENAGEM
Luiz Vénere Decourt


GALERIA DE FOTOS



Edição 182 - 10/2002

AGENDA

CRM´s do Nordeste promovem Encontro


CRM´s do Nordeste promovem Encontro

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) promoveu, entre os dias 18 e 20 de setembro, o XXX Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina do Nordeste, no Pestana Hotel, em Natal.

A programação do evento incluiu conferências e discussões de cunho científico e assuntos administrativos, entre os quais exame de ordem, relações do médico com a sociedade, seguro de responsabilidade médica e aspectos da interdição cautelar profissional.

Simultaneamente, aconteceu o II Encontro dos Corregedores do Nordeste, com temas relativos a prazos, nulidades e prescrição nos Códigos de Processos Ético Disciplinares e requisição de prontuários médicos por autoridades policiais, Ministério Público e Poder Judiciário.

Os conselheiros André Scatigno Neto, Desiré Carlos Callegari e Luiz Álvaro de Menezes Filho estiveram presentes, juntamente com o então presidente em exercício do Cremesp, Gabriel David Hushi.


SBC realiza seu 57º Congresso de Cardiologia

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realizou, entre os dias 21 e 24 de setembro, o Congresso Brasileiro de Cardiologia, no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo.

Em sua 57ª edição, contou com mais de 9.800 participantes, entre especialistas em Cardiologia e outras áreas da medicina. “A repercussão do evento foi muito boa, com destaque para a parte científica, onde os participantes puderam interagir e discutir os temas propostos”, lembrou Antonio Carlos Carvalho, presidente do Congresso.

A sessão solene de abertura do evento aconteceu dia 22, na Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, na capital paulista, e contou com a presença do então presidente em exercício do Cremesp, Gabriel David Hushi.


Cremesp inaugura nova regional em Santo André

A delegacia regional do Cremesp em Santo André tem nova sede na cidade desde o dia 7 de outubro. Atendendo também os municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul, continuará prestando atendimento aos médicos e população da região.

A solenidade de inauguração, realizada no dia 3 de outubro, no salão do Buffet Padoveze, contou com as presenças da então presidente licenciada do Cremesp, Regina Parizi Carvalho, do presidente do Cremesp em exercício na ocasião, Gabriel David Hushi, do corregedor e conselheiro do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, do delegado da regional, Jaime Koiffman e dos delegados adjuntos Eduardo Adalberto Jaccoud e Airton Gomes, entre outros.

“A nova sede visa atender melhor o crescimento da demanda pelos serviços que a delegacia presta, sobretudo na orientação ética dos profissionais e por ser sede da fiscalização do ABCD e Baixada Santista. Também estamos agora situados em um prédio com sistema inteligente e estrutura moderna, para maior conforto dos visitantes. Esta nova sede encontra-se mais próxima aos hospitais e consultórios da região, além de ser servida por um corredor viário de fácil acesso para quem vem de cidades vizinhas”, lembrou Desiré.

O novo endereço é Av. Dom Pedro II, 288 – 5º andar, cj. 52. Horário de funcionamento: das 10 às 22 horas, de segunda à sexta-feira. Telefones: (11) 4432-1673 ou 4438-2799.


Telmed 2002 discute novas tecnologias para a saúde

Entre os dias 18 e 20 de setembro foi realizada, na Academia de Tênis Resort, em Brasília, a Telmed’2002, evento na área de Telemedicina, treinamento e educação à distância, e-Health, e-Learning, projetos e outras tecnologias para a área da saúde.

Foram discutidos, entre outros assuntos, investimentos em Telemedicina e uso da tecnologia em educação continuada. “Participamos também de uma discussão sobre a regulamentação ética da prática da Telemedicina”, disse Moacyr Perche – conselheiro do Cremesp que esteve presente ao evento – , lembrando a Resolução nº 1643 do CFM, que trata do assunto.


AMB e APM empossam novas diretorias

A Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Paulista de Medicina (APM) realizaram, em cerimônia conjunta, a posse oficial de suas novas diretorias para o próximo triênio, dia 11 de outubro, no Theatro São Pedro, em São Paulo. Eleuses Vieira de Paiva, pela AMB, e José Luiz Gomes do Amaral, pela APM, foram reeleitos presidentes com o compromisso de continuidade das ações.

Em cerimônia que homenageou o presidente do CFM, Edson Andrade, e o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, por serviços prestados à classe médica, também estiveram presentes Renilson de Souza, secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde; José da Silva Guedes, secretário de Estado da Saúde; Eduardo Jorge, secretário municipal de Saúde; Regina Parizi Carvalho, presidente do Cremesp; José Erivalder Guimarães, presidente do Simesp; Heder Murari Borba, presidente da Fenam; Antônio Alberto Felício, presidente da Confederação das Unimeds do Estado de São Paulo; e Celso Barros, presidente das Unimeds do Brasil, entre outros convidados.

Este conteúdo teve 113 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 279 usuários on-line - 113
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.