PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Resolução CFM nº 1805/2006: "Nosso humilde reconhecimento do limite do possível diante da natureza da pessoa humana"


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Acompanhe um bate-papo informal com o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Educação Médica Continuada: Módulo sobre Diabetes reuniu público recorde em Presidente Prudente


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Exame do Cremesp 2007: índice e aprovação inferior a 60% preocupa


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Dia Nacional de Protesto dos Médicos: movimento pela qualidade de atendimento à saúde


ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Codame: mais de 12 mil pessoas já participaram dos Fóruns Regulamentadores de Publicidade Médica realizados pelo Cremesp


ESPECIAL (JC págs. 8 e 9)
Acompanhe os resultados da Pesquisa Datafolha sobre as condições de trabalho dos médicos paulistas


GERAL 1 (JC pág. 10)
A regulamentação de procedimentos farmacêuticos em debate. Confira as conclusões


GERAL 2 (JC pág. 11)
Em Opinião de Conselheiro, José Henrique Vila aborda Atestado de Óbito


GERAL 3 (JC pág. 12)
Fórum discute segurança e condições de trabalho do médico perito


GERAL 4 (JC pág. 13)
Coluna do CFM: conselheiro aborda temas como escolas de Medicina, dengue e revisão do Código de Ética


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
O tema desta edição para o Canal Alerta Ético é o atendimento ao idoso


GERAL 5 (JC pág. 15)
Primeira edição do simpósio internacional sobre cuidados paliativos apresenta grupo de estudos


NATAL (JC pág. 16)
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo deseja a todos um Natal de paz e reflexões para o novo ano que se aproxima


GALERIA DE FOTOS



Edição 243 - 11/2007

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Educação Médica Continuada: Módulo sobre Diabetes reuniu público recorde em Presidente Prudente


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Módulo sobre atualização em diabetes tem público recorde e repercute na mídia


Cerca de 300 profissionais da área da saúde se reuniram  na Casa do Médico, no último dia 8, em Presidente Prudente, para discutir métodos e ações que ajudam no tratamento do paciente com diabetes, no módulo sobre Atualização em Diabetes, do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp. A iniciativa teve boa repercussão na mídia local, com extensas matérias publicadas sobre o evento e os dados apresentados sobre diabetes ao longo da semana.


Módulo em Presidente Prudente lota auditório

Coordenadas pelo conselheiro Henrique Liberato Salvador, as palestras tiveram como objetivo conscientizar os profissionais sobre as causas e as complicações do diabetes, que pode acometer também os organismos de crianças e jovens.

A conselheira do Cremesp, Maria do Patrocínio Tenório Nunes, que também é docente da Faculdade de Medicina da USP, ressaltou a importância de cada profissional da saúde com o tratamento do diabetes, visando minimizar os seus efeitos sobre o organismo. “O diabetes altera, por exemplo, a resistência da pessoa quanto à saúde bucal. O descuido pode trazer uma gengivite, por exemplo, que se não tratada corretamente agrava o estado da patologia”, orientou. 

Em sua palestra,  o conselheiro Liberato  afirmou que “por serem subestimados, dados sobre diabetes preocupam”. Segundo ele, “de aproximadamente 400 mil pessoas atendidas no Programa de Saúde da Família (PSF) na região de Presidente Prudente, 2,86% (11.437) são diabéticas. Desse total, em 2006, 732 foram internadas por complicações da doença; e até agosto deste ano, os casos já somam 416”.

Promovido pelo Cremesp, o programa contou com as parcerias do Departamento Regional de Saúde, da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente e da Secretaria Municipal de Saúde da região.

Novo Horizonte


Renato Ferreira da Silva em palestra do Programa em Novo Horizonte

Nos dias 9 e 10 de novembro, a cidade de Novo Horizonte, região de São José do Rio Preto, recebeu o 22º módulo do Programa de Educação Continuada, que apresentou temas diversos sobre a medicina. Proferiram palestras o conselheiro e coordenador do programa no Interior, Renato Ferreira da Silva (Prontuários e Atestado Médico) e José Fernando Vilela Martin (Hipertensão Arterial). No segundo dia, a apresentação teve como tema Diabetes Mellitus, ministrada por Marco Antonio Fernandes Dias. Na seqüência, foi ministrada palestra sobre Infarto Agudo do Miocárdio, por Maurício de Nassau Machado.

Capital


Waetge, Burnier, Adamo e Castro, no módulo realizado na Capital

O 13 º Módulo da Capital – desta vez sobre Oftalmologia e coordenado pelo conselheiro Adamo Lui Netto – foi apresentado no auditório da sede central do Cremesp, nos dia 9 e 10 de novembro. Na abertura, o conselheiro e coordenador do programa na cidade de São Paulo, José Henrique Andrade Vila, proferiu palestra sobre Momento Ético. Na seqüência, os seguintes temas foram debatidos durante o primeiro dia de apresentação do programa: Anatomia e Fisiologia do Bulbo Ocular e Anexos, palestrante: Geraldo Vicente de Almeida; Conduta no Trauma das Vias Lacrimais e Pálpebras, palestrante João Amaro Ferrari Silva; Conduta nas Urgências em Glaucoma, palestrante Ralph Cohen; Urgência em Usuários de Lentes de Contato, palestrantes Nilo Holzchuh e Adamo Lui Netto.

No segundo dia, foram debatidos os temas Trauma Ocular na Infância, palestrante Marta Beatriz C. de Filippi Sartori; Conduta em Queimaduras Químicas e Técnicas, palestrante Milton Ruiz Alves; Diagnóstico Diferencial de Olho Agudo, palestrante Maria Cristina Nishiwaki Dantas; Conduta nas Perfurações Oculares, palestrante Nilva Simeren Bueno de M. Ambrogini; Trauma Ocular no Esporte, palestrante Ricardo Themudo Lessa Waetge; Trauma Ocular Urbano, Violência e Agressão, palestrante Sérgio Vanetti Burnier; Prevenção do Trauma Ocular, palestrante Emerson Fernandes de Sousa e Castro.

Ética Médica

Membros de Comissão do INSS recebem treinamento

Os profissionais que integram a Comissão de Ética Médica do INSS em São João da Boa Vista participaram, no último dia 10, do Curso de Capacitação promovido pelo Centro de Bioética do Cremesp, que visa aperfeiçoar os procedimentos dos profissionais no que se refere a perícias médicas e emissão de atestados, além de ajudá-los a enfrentar os dilemas éticos do exercício da Medicina. Participaram da iniciativa o conselheiro do Cremesp, Moacyr  Esteves Perche, o delegado superintendente da Vila Mariana, Jarbas Simas, e João Cobel, delegado regional de Campinas.

Também receberam treinamento no mês de novembro: dia 22, membros da CEM do Ceprolin – Centro de Educação Profissional do Litoral Norte; dia 24, a CEM dos hospitais Pirajussara, São Mateus, São Camilo e Ipiranga; e dia 26, a CEM do Hospital José Venâncio, de Barretos.

Julgamentos simulados do Conselho
A prática de um julgamento simulado, promovido pelo Cremesp, sob a coordenação de um conselheiro, é uma importante atividade educativa para médicos no que se refere à discussão e ao ensino de temas éticos dentro do exercício profissional. Nele, toda a dinâmica de julgamentos de processos ético-disciplinares reais são reproduzidos, mas os envolvidos, bem como as particularidades de cada caso, são substituídos por elementos fictícios.

Na avaliação do conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, a simulação de situações reais tem se mostrado um excelente método para transmitir conhecimentos. “No caso do julgamento simulado, o resultado é a mudança de atitude do médico que, durante a dramatização, se conscientiza dos valores e princípios da ética médica.

No mês de novembro foram programados diversos julgamentos simulados, sob a coordenação de conselheiros do Cremesp. Foram eles: na Universidade São Francisco e no Hospital Cármino Caricchio (Maria do Patrocínio Nunes); no Hospital Estadual do Grajaú (Eurípedes Balsanufo Carvalho); na Unimed de Salto do Itu (João Márcio Garcia); na Secretaria da Saúde de São Bernardo do Campo e na Faculdade de Medicina do ABC (Desiré Callegari); na Santa Casa de Sertãozinho (Isac Jorge Filho); na APM de Ourinhos  (Alfredo Rafael Dell’Aringa); no Hospital Vila Alpina (Antonio Pereira Filho e João Márcio Garcia).



Este conteúdo teve 97 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 395 usuários on-line - 97
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.