PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Escolas médicas: é preciso suspender, temporariamente, a abertura de novas e estruturar as já existentes


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Entrevista exclusiva com o ministro da Saúde sobre o PAC da Saúde e outros temas de interesse para a classe médica


ATIVIDADES (JC pág. 4)
Destaque especial para a realização do Seminário Periculosidade e Transtorno de Personalidade, dias 29/03 e 05/04


ATUALIZAÇÃO (JC pág. 5)
Programa de Educação Médica Continuada tem agenda movimentada na capital e no interior


ENSINO MÉDICO (JC pág. 6)
Cursos de Medicina: nova regulamentação deve passar por votação na Câmara dos Deputados


SALÁRIOS (JC pág. 7)
O levantamento do Cremesp sobre a (péssima) remuneração dos médicos no Estado continua...


ESPECIAL (JC pág. 8)
Acompanhe uma síntese das conclusões de pesquisa inédita do Cremesp sobre as especialidades médicas no Estado


ARTIGO (JC pág. 10)
A atenção ao portador de doença grave, aguda ou crônica, na visão de dois experts no tema


GERAL 1 (JC pág. 11)
Pesquisa realizada pela Uniad traz dados estarrecedores sobre embriaguez no trânsito das cidades e nas estradas


INDÚSTRIA (JC pág. 12)
Médicos e Indústria Farmacêutica discutem a relação, que passa por um período de amadurecimento...


GERAL 2 (JC pág. 13)
Conheça as novas resoluções do Conselho Federal de Medicina que beneficiam médicos e a população


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Laqueadura: acompanhe e esclareça algumas dúvidas, comuns aos médicos, sobre a realização do procedimento


GERAL 3 (JC pág. 15)
Entre as atividades realizadas pelo Cremesp neste mês, merece destaque a fiscalização do HSPE, em parceria com o Ministério Público Estadual


HISTÓRIA (JC pág. 16)
Hospital São Luiz Gonzaga e Hospital Padre Bento: a evolução histórica e marcante destes leprosários, hoje hospitais gerais


GALERIA DE FOTOS



Edição 246 - 03/2008

GERAL 3 (JC pág. 15)

Entre as atividades realizadas pelo Cremesp neste mês, merece destaque a fiscalização do HSPE, em parceria com o Ministério Público Estadual


Cremesp e Ministério Público fiscalizam
Hospital do Servidor

A Superintendência do Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe), acolhendo parecer de sua assessoria jurídica, informou em novembro de 2007 ao Cremesp e às chefias de serviço que o Conselho não tinha competência legal para realizar fiscalizações no Hospital do Servidor Público Estadual e nas demais unidades do Instituto. Diante da equivocada alegação, o Cremesp solicitou a apreciação da Justiça Federal, que decidiu:

“O Conselho Regional de Medicina possui atribuição, e decorre diretamente da Constituição Federal, de fiscalizar o exercício profissional relacionado à Medicina, assim como as pessoas jurídicas que tenham as atividades médico-hospitalares como preponderantes, o que é o caso do Hospital do Servidor Público. ... Desta forma, defiro a liminar pleiteada, para determinar à autoridade coatora que não realize qualquer ato tendente a impedir a fiscalização a ser levada a efeito pelo Cremesp, fiscalização esta relativa ao exercício das atividades médico-hospitalares.”

Em 20 de fevereiro de 2008 e nos dias subseqüentes, o Cremesp e o Ministério Público Estadual realizaram diligências em todo complexo hospitalar para elaboração de completo relatório a ser encaminhado às autoridades competentes, visando corrigir as irregularidades e deficiências encontradas.

O presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, assevera que a decisão judicial que corrobora a atribuição constitucional dos Conselhos Regionais de Medicina, bem como outras que consolidam a jurisprudência, deve ser conhecida e respeitada por todos os gestores públicos e privados.

Substituição
Por decisão do governo do Estado, em 20 de fevereiro último, o então superintendente do Iamspe – José Carlos Ramos de Oliveira foi substituído em seu cargo por Latif Abrão Júnior.


Diretor do Conselho é reeleito
presidente da AMHS


Azevedo (3º da dir. p/a esq.) e lideranças médicas

O diretor primeiro-secretário e conselheiro do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, foi reeleito presidente da Associação Médica do Hospital Samaritano (AMHS), e deu posse aos novos diretores da entidade para a gestão 2008-2009, em cerimônia realizada  no último dia 20.

Fundada em 1962, a AMHS conta com cerca de 900 médicos associados e tem como um de seus principais objetivos lutar pelo constante aprimoramento técnico e humanístico de seus associados, bem como participar ativamente da negociação dos contratos, na busca de uma remuneração justa e ética dos honorários médicos de seu corpo clínico. “É um orgulho e uma recompensa representar uma entidade que é exemplo de defesa da atividade médica para todo o Brasil”, afirmou Azevedo. Prestigiaram a cerimônia Luiz Alberto Bacheschi, vice-presidente do Cremesp, representando o presidente do Conselho, Henrique Carlos Gonçalves; Cid Célio Jaime Carvalhaes, presidente do Simesp; Jorge Carlos Machado Curi, presidente da APM; e Nicolau D’Amico Filho, diretor de Comunicações da APM.

CURTAS

Resistência a medicamentos
O alerta, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra a alta incidência da tuberculose resistente a drogas, mesmo as mais modernas. Já foram constatados casos da doença para os quais não existe tratamento disponível. Para que a tuberculose XDR (em inglês, Extensive Drug Resistant) seja classificada como resistente ao tratamento convencional, é preciso que os pacientes não respondam a drogas como rifampicina, isoniazida, antibióticos da classe das quinolonas, todas prescritas atualmente para tratar a doença. O Ministério da Saúde informou não haver registros de casos da tuberculose tipo XDR no Brasil e que irá iniciar um levantamento específico sobre a doença.

AACD estuda dores do crescimento
Em uma ação pioneira, o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Abreu Sodré (AACD) conduzirá  um estudo para identificação e eventual tratamento de crianças que apresentam dores músculoesqueléticas ou dores do crescimento, como são popularmente conhecidas. Não existem evidências científicas que determinem que o crescimento dos ossos possa provocar dor e, por essa razão, este tipo de desconforto ainda não tem origem comprovada ou conhecida. Quando diagnosticada precocemente, as chances de identificar e controlar as deformidades locomotoras nas crianças e adolescentes são altas.

Planejamento familiar
Pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Ibope, mostrou que os homens são mais adeptos que as mulheres em relação ao planejamento familiar. O levantamento, feito entre dezembro de 2007 e janeiro deste ano, entrevistou 900 pacientes de nove hospitais estaduais. Quase metade dos entrevistados (49%), que tiveram filhos, planejaram o acontecimento; entre as mulheres, este índice foi de 42%.


Tecnologia
atende regiões remotas

O Telessaúde – programa do Ministério da Saúde que une profissionais da saúde e equipes de Saúde da Família mesmo que estejam em regiões remotas a centros de excelência – já foi implementado nos estados do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No total, serão 900 pontos em todos os Estados. O plano alia instrumentos de ensino e comunicação à distância, para integrar universidades e unidades básicas da rede pública.

“Com o instrumento, ganha a população localizada nos pontos mais distantes, pois tem acesso a diagnósticos que seriam possíveis apenas nos grandes centros urbanos. Também os profissionais, que mantêm a sua educação continuada e a proximidade com os centros de excelência do país”, afirma o ministro da Saúde José Gomes Temporão.


Cursos & Eventos

Dependência química
Curso de especialização prática no atendimento clínico a usuários e dependentes de substâncias psicoativas, bem como a seus familiares. Processo seletivo por meio de análise de currículo e entrevista pessoal. As inscrições terminam em 28 de março. Matrículas entre 24/03/2008 e 28/03/2008 e aulas entre 04/04/2008 e 24/04/2009. Inscrições: http://procdados.epm.br/dpd/proex/index.htm. Informações: (11) 5575-1708 e-mail: cursos@uniad.org.br

Clínica Médica
Nos dias 28 e 29 de março de 2008, em São Paulo (SP), a Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica realizará o VII Congresso Paulista de Clínica Médica. No dia 28, paralelamente ao Congresso, a Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP) promoverá uma palestra gratuita sobre atividade física e alimentação. Para se inscrever, os interessados devem entrar no site www.clinicamedicaonline.com.br
 
Ombro e Cotovelo
O 8º Curso de Cirurgia em Ombro e Cotovelo, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, será de 27 a 29 de março. Inscrições: www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep. Informações: (11) 3155-0200 ou iep@hsl.org.br


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 289 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.