PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Diretrizes sobre álcool e drogas e mudanças no Ensino Médico


ENTREVISTA
Guido Cerri: novo diretor da Faculdade de Medicina da USP


ARTIGOS
Convidados escrevem sobre promoção da saúde e aquecimento global


DIRETRIZES
Orientação e tratamento de usuários de cigarro, álcool e drogas


ESPECIAL
Bioética, Poder e Injustiça


ATUALIZAÇÃO
Eritropoetina e transfusões de sangue


GERAL 1
Site do Cremesp, APM de Santo André, Sindimed e outros assuntos.


GERAL 2
Eleições 2002, Saúde no Mundo, Mercosul e outros temas.


AGENDA
Destaque para homenagem ao Prof. Luiz Decourt


NOTAS
Informações sobre atividades do Cremesp, Editais, Convocações e Contatos


PARECER
Exame de livre-docência


MEMÓRIA
Museu de História da Medicina


GALERIA DE FOTOS



Edição 183 - 11/2002

AGENDA

Destaque para homenagem ao Prof. Luiz Decourt


Cremesp homenageia o professor Luiz Decourt
Em cerimônia realizada no dia 8 de novembro na sede deste Conselho, o médico Luiz Veneré Decourt recebeu homenagem pelos 67 anos dedicados ao exercício e ensino da medicina. Na ocasião, com a presença da presidente do Cremesp, Regina Parizi, e de vários conselheiros da casa, o professor, de 90 anos de idade, recebeu uma placa como forma de reconhecimento de sua carreira e dos serviços prestados.

O homenageado se formou pela Faculdade de Medicina da USP em 1935, começando a atuar como professor em Clínica Médica 16 anos depois na própria faculdade. Teve também importante passagem pelo Instituto do Coração (Incor), onde atualmente é professor emérito. O conselheiro José Henrique Andrade Vila destacou, em seu discurso, a história do professor Decourt, desde seus estudos no Colégio Culto à Ciência, em Campinas, passando pela Faculdade de Medicina até sua opção pela Clínica Médica e a Cardiologia. “Dedicou-se muitos anos à Universidade, de forma exemplar, fazendo do ensino aos alunos e de sua formação humanista objetivos indispensáveis”, destacou o conselheiro.

“Entusiasta das novas técnicas, tinha, entretanto, a prudência necessária para fazer a crítica que, às vezes, é fundamental, assim como ponderar e retroceder. Por exemplo quando, acompanhando o professor Zerbini no transplante cardíaco em março de 1968, na época pioneiro em toda a América Latina – ao perceber a impossibilidade do controle do binômio rejeição/infecção naquele cenário sem a ciclosporina – teve a necessária prudência de, juntamente com o professor Zerbini, interromper o programa até que um novo cenário, mais favorável, se apresentasse. Isso ocorreu dezessete anos depois, com o próprio professor Zerbini, que retornou aos transplantes, agora com notável sucesso”, elogiou Andrade Vila.

São Paulo realiza Conferência Municipal de DST/Aids
Foi realizada, de 6 a 8 de novembro, a primeira Conferência Municipal de Aids de São Paulo. Cerca de 500 pessoas – incluindo 350 delegados representantes do governo municipal, ONGs, trabalhadores da saúde, universidades e outros setores da sociedade organizada – discutiram propostas para o combate à Aids no Município. Convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, após ter sido aprovada na Conferência Municipal de Saúde, por iniciativa das ONGs/Aids, a Conferência de Aids deliberou sobre os temas Prevenção, Comunicação, Controle Social, Vigilância, Pesquisas, Financiamento, Recursos Humanos, Assistência, Resposta Social, Legislação e Direitos Humanos.

A Conferência também aprovou e votou a composição da Comissão Municipal de Aids, encarregada de acompanhar a implementação das deliberações. O Cremesp foi representado no evento pela conselheira e diretora de Comunicação Maria Luiza de Andrade Machado.

Promed seleciona seis escolas médicas no Estado
Por meio da Coordenação Geral da Política de Recursos Humanos (CGPRH) do Ministério da Saúde, o Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares para as Escolas Médicas (Promed) selecionou as escolas que farão parte do programa no país. A finalidade é promover e acompanhar o desenvolvimento de políticas de recursos humanos que fortaleçam a capacidade de gestão do SUS. Para isso, oferece apoio às escolas médicas que tenham interesse, de forma voluntária, em adequar seus processos de ensino, produção de conhecimento e de serviços de acordo com as reais necessidades do sistema de saúde do país.

Confira as escolas médicas selecionadas no Estado de São Paulo:

- Faculdade de Medicina de Marília - Famema
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Puc-SP
- Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp
- Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
- Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – Unesp
- Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

Congresso Brasileiro de Radiologia tem sua 31ª edição
O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) realizaram, de 24 a 27 de outubro, o 31º Congresso Brasileiro de Radiologia. Sediado no ITM Expo, na capital paulista, o evento reuniu vários profissionais para discutir temas referentes à área. A presidente do Cremesp, Regina Parizi Carvalho, participou da sessão solene de abertura do congresso, no dia 25 de outubro.

Presidente do Cremesp recebe homenagem
A presidente do Cremesp, Regina Parizi Carvalho recebeu homenagem pela “Valiosa Representatividade Feminina na Política e na Medicina no século XXI”, durante sessão solene de abertura do IV Congresso da Sobracil – SP e I Congresso Brasileiro de Enfermagem em Vídeo-Cirurgia. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Vídeo-Cirurgia em São Paulo (Sobracil – SP) e Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc), foi realizado no período de 7 a 9 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, capital paulista. Na ocasião, com a presença de mais de 200 conferencistas nacionais e internacionais, foram discutidos os avanços na área de vídeo-cirurgia dentro das especialidades médicas. Também foram homenageadas Angelita Habr-Gama e Joana Lench e ainda a prefeita do município de São Paulo, Marta Suplicy, que não pôde comparecer.

Eco 2002
O Projeto de Controle de Qualidade do Atendimento Médico Hospitalar (CQH), uma parceria entre o Cremesp e a Associação Paulista de Medicina (APM), foi vencedor do Prêmio ECO 2002, na categoria Saúde, da Câmara Americana de Comércio de São Paulo. Haino Burmester e Angelo Felicíssimo, do CQH, entregaram o troféu à presidente do Cremesp, Regina Parizi Carvalho, no dia 12 de novembro.

Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 442 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.