PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Os resultados da reforma administrativa realizada pelo Conselho nos últimos cinco anos


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Dráuzio Varella - em entrevista exclusiva ao JC - confirma seu comprometimento com a Medicina e a Literatura


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Interesse pelos módulos de Educação Continuada do Cremesp confirma sucesso da iniciativa também no interior do Estado


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Módulos de atualização profissional do Cremesp, na capital, reúnem público recorde na grande maioria dos temas


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Destaque para o 4º Encontro Estadual de Diretores Clínicos do Estado de São Paulo


ESPECIAL (JC págs. 7-8-9)
Confira os detalhes da nova Cédula de Identidade Médica e as novidades no atendimento informatizado aos profissionais do Estado


GERAL 1 (JC pág. 10)
Manifestação em Brasília: pela defesa da implantação plena do SUS e valorização do trabalho médico


ENSINO MÉDICO (JC pág. 11)
Divulgada lista de cursos de Medicina sob intervenção do MEC


GERAL 2 (JC pág. 12)
Destaques: o dia-a-dia da médica Sônia Antonini e o sucesso da 29ª edição do Congresso da Socesp


GERAL 3 (JC pág. 13)
Conselheiros do CFM escrevem sobre escolas médicas e qualidade de ensino


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Computador para a emissão de receitas e pedidos de exames. Sim ou não?


GERAL 4 (JC pág. 15)
II Congresso de Bioética de Ribeirão Preto: evento promete repetir sucesso da primeira edição


ARTIGO (JC pág. 16)
Cirurgia Geral: Programa Avançado. Segunda especialidade cirúrgica mais procurada na FMUSP


ENCARTE SOBRE ELEIÇÕES - 1
Eleição Cremesp 2008-2013: voto por correspondência agora também na Capital


ENCARTE SOBRE ELEIÇÕES - 2
Processo eletivo será misto: médicos poderão votar por correspondência e pessoalmente


ENCARTE SOBRE ELEIÇÕES - 3
Procedimentos para registro de chapas de candidatos a membros efetivos e suplentes


ENCARTE SOBRE ELEIÇÕES - 4
A legislação brasileira impede que médico estrangeiro vote na eleição dos Conselhos. Por que?


GALERIA DE FOTOS



Edição 248 - 05/2008

GERAL 4 (JC pág. 15)

II Congresso de Bioética de Ribeirão Preto: evento promete repetir sucesso da primeira edição


Eventos do Cremesp em Maio

2º Congresso de Bioética de Ribeirão Preto

O Cremesp, em parceria com o Departamento de Bioética e História da Medicina do Centro Médico de Ribeirão Preto – Regional APM, com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Bioética-SP, vai realizar o 2º Congresso de Bioética entre os dias 29 e 31 de maio, na cidade de Ribeirão Preto. O encontro tem por objetivo mostrar que o tema bioética não está  voltado exclusivamente para a área da Saúde. Conforme declarou o coordenador do evento, conselheiro Isac Jorge Filho, “queremos mostrar que a bioética na verdade é uma ponte entre as diferentes áreas do conhecimento, voltada para uma visão mais humanística da vida”. Dentre os temas e palestras previstos para esta segunda edição do Congresso, destacam-se:

Dia 29
“Considerações Bioéticas sobre a Terminalidade da Vida”, Léo Pessini.

Dia 30
“Alocação de Recursos em Saúde Pública “, Paulo A. C. Fortes; Mesa redonda: “As Responsabilidades Éticas na Alimentação Humana”, coordenador: José Eduardo Dutra de Oliveira; “‘Alimentos’ que Alimentam. A Responsabilidade da Indústria e da Mídia”, conselheiro Isac Jorge Filho; “A Alimentação e o Modismo”, conselheira Ieda Verreschi; “A Obesidade como Problema de Saúde Pública”, Paulo Candelária; “Medicamentos e Maleficência”, Valter Makoto; “A Polêmica dos Transgênicos”, José Eduardo Dutra de Oliveira; “Biocombustíveis e Alimentos: Conflitos Reais?” – Jairo Balbo; “Consentimento Livre e Esclarecido”, Élcio Bonamigo; “A Cassação do Exercício Profissional”, conselheiro José Marques Filho; “A Bioética e o Direito”, Sérgio Roxo da Fonseca.

Dia 31
“Universidade, Bioética e Espiritualidade”, Virginio Cândido T. de Souza; “A Bioética como Ponte Profissional”, conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira; “Células-Tronco e Clonagem”: Aspectos Bioéticos”: Reynaldo Ayer de Oliveira (coordenador), Benedito Prado, Marco Aurélio Guimarães, Ieda Verreschi, José Marques Filho, Sebastião Sérgio da Silveira e Sérgio Pereira da Cunha.

Inscrições
Pelo e-mail eventos@cremesp.org.br ou pelos fones (11) 3123-8704 (Cremesp),
(16) 3911-6306 (Delegacia Regional do Conselho em Ribeirão Preto) e
(16) 3623-1656 (Centro Médico de Ribeirão Preto).

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Módulo na Capital vai discutir os principais temas em Psiquiatria na atualidade

Tendo como público-alvo os psiquiatras militantes em pronto-socorros, enfermarias, ambulatórios e nos centros de atenção psicossocial (CAPSs), o Cremesp – por meio de sua Câmara Técnica de Saúde Mental – vai realizar, nos dias 30 e 31 de maio, um módulo do Programa de Educação Médica Continuada sobre Saúde Mental. De acordo com Luiz Carlos Aiex Alves, presidente da CTSM, “serão abordados grandes temas da psiquiatria clínica, tais como diagnóstico e tratamento de esquizofrenia, distúrbios depressivos, dependência do álcool, distúrbios de personalidade,  dentre outros”. Estão programadas as seguintes palestras:

Dia 30
A entrevista psiquiátrica – Luiz Carlos Aiex Alves; Diagnóstico e tratamento da depressão importante – Francisco Lotufo Neto; Tratamento de Pacientes com dependência de álcool – Renato Del Sant; Diagnóstico e tratamento da esquizofrenia – Itiro Shirakawa.

Dia 31
Tratamento de pacientes com distúrbio de personalidade borderline – Darcy Antônio Portolese; Tratamento de pacientes com delirium – Gabriel Roberto; Avaliação e tratamento de pacientes com comportamentos suicidas – Ibiracy de Barros Camargo; Tratamento de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo – Mauro Gomes Aranha de Lima.

INTERIOR

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA
Dia 19 – Santa Fé do Sul
Dia 26 – Fernandópolis
Inscrições na Delegacia de São José do Rio Preto, pelo tel. (17) 3212-7917 ou e-mail: drsjo@cremesp.org.br
Dia 29 – Franca
Inscrições na Delegacia Regional de Franca,
pelo tel. (16) 3722-6681ou
e-mail: drfna@cremesp.org.br

PALESTRA - DECLARAÇÃO DE ÓBITO
Dia 29 – Assis
Inscrições na Delegacia Regional de Assis, pelo
tel.: (18) 3322-6720 ou pelo
e-mail: drais@cremesp.org.br

CURSO
Saúde da Criança
Dia 29 – Presidente Prudente
Inscrições na Delegacia Regional de Presidente Prudente, pelo telefone
(18) 3221-5315 ou e-mail: drppr@cremesp.org.br

Cursos & Eventos

Gastroclínica
A Universidade Federal de São Paulo realiza o módulo 4 das Reuniões Científicas Conjuntas de gastrocirurgia e gastroclínica. O encontro acontece entre os dias 4 e 25 de junho. Inscrições gratuitas: (11) 5571-3626 ou pelo e-mail: sonia.dcir@epm.br.

Cirurgia Geral
O Colégio Brasileiro de Cirurgiões está realizando os módulos do curso continuado de Cirurgia Geral de São Paulo. Os próximos módulos acontecem em 31 de maio e 28 de junho na Associação Paulista de Medicina, em São Paulo. Informações: (11) 3101-8792 e (11) 3101-8045.

Obstetrícia e Ginecologia
A 22ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo acontece entre os dias 5 e 7 de junho de 2008, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. Informações: secretaria@cean-santacasa.org.br

Clínica Médica
O IV Congresso Internacional de Clínica Médica acontece no Centro de Convenções do Anhembi, entre os dias 5 e 7 de junho, em São Paulo, tendo como tema central a Saúde Integral da Mulher;  e será palco do lançamento do curso de Medicina de Urgência. Informações no site www.sbcm.org.br/internacional2008 e pelos telefones (11) 3849-8263 e 3849-0379.

Cirurgia Craniomaxilofacial
O X Congresso Brasileiro de Cirurgia Craniomaxilofacial acontece de 12 a 14 de junho de 2008, em São Paulo. No dia anterior ao início do Congresso, está previsto ainda o III Concurso para Obtenção de Certificado de Área de Atuação em Cirurgia Craniomaxilofacial do Conselho Federal de Medicina. Mais informações em www.sbcc.org.br ou (11) 3341-2980 e 3207-8241.

Simpósio de Imuno-Oncologia
O Simpósio de Imuno-Oncologia acontece entre os dias 13 e 15 de junho de 2008. Inscrições pelo site www.ibemca.com.br/Inscrições.html. Dúvidas: www.ibemca.com.br, mensagem para info@ibemca.com.br ou pelo telefone (11) 2157-1562.

Nutrição e Câncer
O  III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer e o inédito Internacional Conference of Nutritional Oncology (ICNO) acontecem no Centro Fecomércio de Eventos. Inscrições e informações pelo site www.ganepao.com.br, ganepao@ganep.com.br ou no telefone (11) 3284-6318, ramal 116.

Saúde Mental e Aids
O CNPq selecionou o I Simpósio Internacional de Saúde Mental e Aids, que é organizados pelo GREA - Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –, como um dos projetos a serem financiados em 2008. O evento será entre os dias 19 e 21 de junho de 2008, no Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na Av. Dr. Arnaldo, 455. Informações pelo e-mail paula@noroeste.com.br


Erratas
Na edição 247 do Jornal do Cremesp, pág.4, consta erroneamente que Altair Rodrigues Cavenco ministrou a palestra no Programa de Educação Médica Continuada sobre Doenças Psíquicas e Incapacidade Laborativa, ministrado em Santos, quando o palestrante foi Frederico Curio de Carvalho Jr.

Na edição 246 do Jornal do Cremesp, pág. 16, foi informado que Hospital São Luiz Gonzaga foi reaberto em 1988 como hospital municipal. Na realidade, a prefeitura de 1988 a 1994 administrou apenas o Pronto-socorro do Hospital. Os demais departamentos sempre foram administrados pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que é dona do imóvel. A partir de 1994, o hospital passa a ser totalmente administrado pela Irmandade.



Este conteúdo teve 106 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 328 usuários on-line - 106
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.