Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    29-06-2018

    Nota de pesar

    Falece o filósofo e médico texano que trouxe o conceito de Estranhos Morais, pelo pluralismo pacífico em Bioética

    Hugo Tristram Engelhardt, professor de História e Filosofia da Medicina na Rice University, nos Estados Unidos, e professor emérito da Baylor College of Medicine, morreu no dia 21 de junho, aos 77 anos.

    O professor Engelhardt era conhecido principalmente por seu trabalho em Bioética, em especial, aquela que chamou de Bioética Ortodoxa Cristã. Entre os destaques encontra-se  seu livro Os Fundamentos da Bioética (Edições Loyola), traduzido para o português e publicado em 1998, disponível na biblioteca do Cremesp. Foi também um dos fundadores do Journal of Medicine and Philosophy e criador de uma série de livros sobre Filosofia e Medicina.
     

    Nascido em New Orleans (EUA), sua primeira formação foi em Filosofia, em 1969, pela Universidade do Texas.  Graduou-se em Medicina em 1972, seguindo a carreira de seu pai. Mas seu principal interesse acadêmico foi pesquisa em Bioética.
     

    Uma de suas principais colaborações para o campo foi o conceito de “Estranhos Morais”, no qual vislumbra a possibilidade de se alcançar “um entendimento ético ou uma moralidade comum entre as diversas comunidades morais, de modo que os conflitos de interesse possam ser resolvidos através de argumentos racionais”.
     

    No Brasil 

    Uma das suas apresentações mais marcantes aconteceu no Brasil, em 2005, por ocasião do VI Congresso Brasileiro de Bioética, realizado em 2005, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Depois de proferir palestra sobre a Bioética Cristã no Período Pós-Cristão, o professor concedeu entrevista exclusiva ao site do Centro de Bioética do Cremesp.


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 4 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 322 usuários on-line - 4
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.