Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-12-2018
    Medicina do Trabalho
    CFM atualiza normativa e amplia atuação de médico do trabalho
  • 14-12-2018
    Mais Médicos
    Ministério da Saúde prorroga prazo para apresentação dos médicos com registro profissional
  • 14-12-2018
    Expediente para o final de ano
    Cremesp alerta médicos e público em geral sobre horários de atendimento e prazos para obtenção de serviços
  • 14-12-2018
    Evento
    Futuro ministro da Saúde participa de encontro com Cremesp e representantes da Saúde
  • Notícias


    18-07-2018

    Palestra

    Residentes de Otorrinolaringologia da FMUSP recebem Cremesp para orientação ética

    Os desafios enfrentados pelos médicos e o papel do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) foram temas de palestra ministrada pelo presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, aos médicos residentes em Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A aula aconteceu na manhã desta quarta-feira (18/07), no auditório do departamento da especialidade do Hospital das Clinicas (HC), na capital paulista.

    Em sua apresentação, Camarim destacou o Código de Ética Médica, reforçando que a profissão de médico tem muito mais deveres do que direitos, e pontuou os cuidados que a classe médica deve ter ao exercer o seu ofício. "Minha recomendação é que, sempre que houver alguma dúvida ética, o médico procure o Cremesp para orientações. O Conselho possui diversos pareceres que podem ajudá-lo a evitar conduta que leve a uma sindicância, ou até mesmo a um processo judicial no futuro. É importante que o médico conheça o código que rege a sua profissão", destacou.

    Durante a palestra, também foram apresentadas as ações do Cremesp em prol da classe médica, a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei que agrava a pena para quem cometer ato de violência contra médicos no exercício da profissão, a criação do Núcleo de Defesa da Prerrogativa Médica, o Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), o Revalida e a campanha para tornar obrigatório o exame para alunos e recém-formados em Medicina. 

    O presidente do Cremesp ressaltou, ainda, que o bem-estar e a saúde do paciente devem estar em primeiro lugar para o médico. "Nós trabalhamos com o bem mais precioso que existe, a vida. Então, temos que dar sempre o nosso melhor, estudando, nos aprimorando e buscando o aperfeiçoamento", finalizou.

    Também estiveram presentes ao evento o conselheiro e coordenador de Comunicação do Cremesp, André Scatigno Neto; Ricardo Ferreira Bento, professor titular do Departamento de Otorrinolaringologia da FMUSP; Adriana Hachiya, médica otorrinolaringologista do HC; e demais membros do corpo clínico do departamento de otorrinolaringologia da FMUSP. Após as palestras, foi aberto espaço para discussão dos assuntos abordados, com participação da plateia.

     

    Fotos: Osmar Bustos


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 831 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 153 usuários on-line - 831
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior