Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    03-08-2018

    Ética e bioética

    Nova turma de residentes bolsistas traz primeiros resultados de seus trabalhos ao Cremesp


    Os resultados iniciais dos projetos de pesquisa dos médicos residentes contemplados em 2018, na 2ª edição do Programa de Bolsas em Ética e Bioética, foram apresentados por eles ao Cremesp. Com a participação também de orientadores e representantes da Casa, os trabalhos foram mostrados aos conselheiros nos dias 20 e 27, no plenário. 

    Veja os trabalhos contemplados aqui

    Uma das tendências nesta versão do Programa foi a significativa quantidade de trabalhos inscritos relacionados à Atenção Primária, com projetos de enfoque bioético no método clínico centrado na pessoa; bem como, na disponibilização de práticas integrativas e complementares (hipnoterapia, imposição de mãos, meditação, e musicoterapia) no SUS.

    “Por outro lado, como uma espécie de contraponto, os trabalhos desta edição agregaram reflexões a respeito de tecnologias de ponta, como as que empregam inteligência artificial (IA)”, observou o coordenador do Centro de Bioética e dos programas de Bolsas para Estudantes e Residentes, conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. 

    Dois projetos em execução abordam essa modalidade: um deles voltado à interpretação de exames por imagem por meio de inteligência artificial, realizado no A.C. Camargo Cancer Center; e o outro, ao cuidado integral em Saúde, levado à frente pela Universidade Estadual de Campinas. 

    A primeira etapa das apresentações contou com a presença de Eduardo Luiz Bin, diretor do Conselho, e a segunda com a de Carlos Alberto Pessoa Rosa, delegado regional de Bragança Paulista.

    Mais desafios 

    Em meio aos trabalhos, também há os remetem a outros temas atuais, como atendimento a transexuais e a crianças transgênero; e estratégias usando a ferramenta escore same-tt2r2 em ambulatório de coagulação, ao lado de outros já conhecidos (mas com solução ética aparentemente distante) como, por exemplo, entraves jurídicos em internação psiquiátrica compulsória, comunicação de más notícias e identificação de maus-tratos em crianças por meio de diagnóstico ortopédico. 

    Para Ayer, a ampliação do Programa de Bolsas em Ética Médica e Bioética do Cremesp – que vigora desde 2001, na modalidade “alunos” –, para incluir médicos residentes, “tem sido muito satisfatória, com assuntos e métodos capazes de abrir a possibilidade futura de mestrados e doutorados”, desejo expresso por parte dos residentes, no decorrer das apresentações.

    Além das instituições já citadas, estão representadas nessa versão do programa instituições como Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo; Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Hospital de Amor – Hospital de Câncer de Barretos; Hospital Regional de Presidente Prudente; Prefeitura Municipal de Guarulhos; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Botucatu; Faculdade de Medicina de Marília; Hospital Israelita Albert Einstein. 

    Veja os trabalhos realizados pela turma anterior, de 2016 a 2018.

    Fotos: Bruna Gabrielle

     


    Este conteúdo teve 11 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 338 usuários on-line - 11
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.