Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-09-2018
    Conscientização
    Conselhos de Medicina, Enfermagem e Farmácia se unem para lançar campanha de combate à violência
  • 17-09-2018
    Brasília
    As inscrições para o 4º fórum de Pediatria do CFM estão abertas
  • 14-09-2018
    Ensino Médico
    Segunda edição da APEM aconteceu no dia 12 de setembro
  • 14-09-2018
    Educação
    Hipertensão será tema de PEMC online e presencial nos dias 21 e 22 de setembro
  • Notícias


    11-09-2018

    Ensino Médico

    Segunda edição da APEM será realizada no próximo dia 12 de setembro

    Implantada em 2017, a Avaliação Periódica do Ensino Médico (APEM) será realizada pela segunda vez no próximo dia 12/09. Disponibilizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), por meio do Centro de Avaliação Permanente do Ensino Médico (Capem), em  parceria com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e National Board of Medical Examiners (NBME), a APEM é uma ferramenta de avaliação da graduação para aferir as Qualificações Médicas (QM 1 e 2) dos alunos de Medicina dos 3o e 5o anos (6o e 10o semestres), respectivamente.

    Nesta edição da APEM, 21 escolas médicas, entre públicas e privadas do estado de São Paulo, aderiram à avaliação. Uma instituição de Alagoas e outra de Minas Gerais também irão oferecer essa oportunidade aos seus estudantes. Ao todo, estudam nessas instituições 4.267 alunos.

    Para o assessor de Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e médico do IEP/HSL, Edison Ferreira de Paiva, este ano a adesão dos alunos na APEM deverá ser bastante representativa. "Na edição de 2017, tivemos dois terços do universo dos alunos das escolas participantes. Acreditamos que este ano ultrapassaremos esse número", observa.

    A participação na APEM não é obrigatória. Os alunos dos 3o e 5o anos são convidados pelas suas instituições a realizarem a avaliação gratuitamente, chamada de QM 1 (aos alunos do 3o  ano)  e QM2 (aos alunos do 5o ano). Na QM1 são avaliados os conhecimentos das áreas básicas: Estrutura e Função;  Mecanismos de Doença; Relação Médico-paciente; Princípios de Terapêutica e Sistema de Saúde. Já na QM2, os conhecimentos das áreas clínicas: Clínica Médica, Cirurgia (inclui Ortopedia), Saúde Pública, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.

    "A importância desta avaliação é o retorno que as instituições recebem sobre o desempenho médio de seus alunos em cada área de conhecimento, permitindo perceber suas dificuldades para, assim, promover melhorias no ensino. Já os alunos recebem um relatório individual com seu desempenho", explica  o 1o secretário do Cremesp e coordenador da Capem, Bráulio Luna Filho.

    A APEM acontece nas dependências das instituições de ensino que aderiram ao programa. Cada instituição disponibilizará aos alunos participantes computadores para a realização das avaliações. As duas provas ocorrerão no dia 12/09. A QM1 será aplicada das 8h às 12h30, e a QM2, das 14h às 18h. 


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 276 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 181 usuários on-line - 276
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior