Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    29-10-2019

    Falso médico

    Cremesp identifica e cancela registro de suspeito de fraude em processo de revalidação

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) anulou, no dia 11 de outubro, o registro de um falso médico, quando descobriu que Rogerio Furlanetto Arauz Cespedes utilizava diploma falsificado da Universidad Técnica Privada Cosmos, da Bolívia. A fraude foi descoberta após consulta do Cremesp - onde ele solicitou registro profissional secundário, em setembro deste ano - à instituição de ensino daquele país. Sua inscrição primária já havia sido concedida, e estava ativa, no Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso (CRM-MT).  

    Após a medida de cancelamento do registro, o Cremesp informou imediatamente o CRMMT e comunicou também às autoridades policiais, uma vez que o caso configura exercício ilegal da Medicina, colocando em risco a segurança da população. Além disso, o Cremesp notificou a Universidade Federal do Ceará (UFCE), instituição responsável, no Brasil, pelo processo de revalidação do falso diploma.

    “Agimos com rapidez e de forma criteriosa. Mesmo tendo recebido um certificado de regularidade do CRM-MT, atestando que este indivíduo estava em situação regular no Mato Grosso, tivemos o cuidado de investigar. Entre outras informações, sempre checamos a formação acadêmica dos que solicitam o registro para atuar em São Paulo. Neste caso, após obtermos informação do Conselho Federal de Medicina (CFM) de que ele havia respondido a um processo administrativo naquele estado, checamos e, para nossa surpresa, a universidade da Bolívia nos informou que ele nunca havia sido aluno do curso de Medicina daquela instituição. Ou seja, a universidade nunca havia emitido um diploma em seu nome”, explica o diretor 1º secretário do Cremesp, Angelo Vattimo.

    Natural de São Paulo, Rogerio Furlanetto Arauz Cespedes não informou especialidade médica ao Cremesp e o endereço comunicado por ele é da cidade de Jundiaí, interior do estado. De outubro de 2018 até outubro deste ano, o Cremesp já cancelou seis registros de falsos médicos que burlaram o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) ou apresentaram diploma falso.

    “Nossa intenção é proteger a população, que corre sérios riscos ao se submeter a consultas, tratamentos e procedimentos diversos com essas pessoas que se apresentam como médicos. Estamos falando de graves riscos à saúde e ao bem-estar dos pacientes e, por essa razão, seremos implacáveis com este tipo de ocorrência”, finaliza Vattimo. 

    Indústria do Revalida

    Na defesa do ensino médico de qualidade e com o intuito de preservar o atendimento médico apropriado no País, o Cremesp encaminhou ao Governo Federal e aos parlamentares envolvidos na discussão da MP 890/2019 — que cria o Programa Médicos pelo Brasil — um conjunto de sugestões voltadas a inibir o exercício da Medicina por pessoas sem qualificação técnica comprovada. Entre os pontos de maior preocupação está o fortalecimento do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).

    O Conselho defende a realização do Revalida, de maneira centralizada, pelo Ministério da Educação, com o acompanhamento do Ministério da Saúde. Além da manutenção do rigor na aplicação das provas práticas e teóricas aos candidatos, exclusivamente por universidades públicas, o Cremesp solicitou às Pastas o aumento na frequência desse exame. A aplicação periódica das provas do Revalida, com intervalos mais curtos entre as edições, não criaria entraves burocráticos à revalidação, mantendo o seu rigor.

    “A demanda por médicos, em especial em áreas remotas, não pode ser o subterfúgio para o afrouxamento das regras de concessão do registro profissional. Por isso, reiteramos total apoio a medidas que ajudem a estimular a regularização dos graduados no exterior e a fixação dos profissionais, com registro, em todo o território brasileiro, desde que preservado o rigor técnico do processo. Nossa preocupação não passa pela nacionalidade ou o país de formação dos profissionais que pretendem atuar no Brasil. Defendemos somente o exercício da Medicina, a partir da avaliação prévia da capacidade técnica. Por esta razão, é urgente a manutenção e o aprimoramento do Revalida e não a sua flexibilização”, comenta o presidente do Cremesp, Mario Jorge Tsuchiya.


    Este conteúdo teve 5 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 472 usuários on-line - 5
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.