Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 08-07-2020
    Aula online
    Prevenção das Lesões Cutâneas pelo uso de EPIs e Manifestações Dermatológicas na Covid-19
  • 08-07-2020
    Vistoria
    Em nova fiscalização, Cremesp aponta irregularidades no Hospital de Campanha de Guarulhos
  • 07-07-2020
    Serviços
    Diretores técnicos já podem fazer cadastramento do corpo clínico diretamente no site do Cremesp
  • 03-07-2020
    Nota de pesar
    Missa de 7º dia do médico Clovis Saverio de Luca será no dia 4 de julho, na capital paulista
  • Notícias


    10-06-2020

    Telemedicina

    Cremesp notifica operadora Claro após divulgação de plano de saúde com atendimento médico ilimitado por videoconferência

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) notificou a Claro Brasil S.A e o Hospital Israelita Albert Einsten, solicitando o cessamento da disponibilização de atendimentos por Telemedicina, realizado via aplicativo da operadora.

    O serviço, divulgado dia 9 deste mês e voltado aos clientes da empresa de telefonia móvel, foi promovido pela Claro como fruto de uma parceria com a instituição hospitalar, e oferece planos de saúde 100% digitais, com consultas ilimitadas por videoconferência, sob um baixo valor, de apenas R$ 49,90 por pessoa.

    A nova modalidade infringe normativas relativas à Telemedicina, regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.643/02, como o art. 37, do Código de Ética Médica (CEM), que estabelece que é vedado ao médico “prescrever tratamento e outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergências e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente depois de cessado o impedimento, assim como consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa”.

    Além disso, a Lei Federal nº 13.989/20 previu a possibilidade de realização dos atendimentos por videoconferência apenas enquanto durar a pandemia da Covid-19.

    Outro fator preocupante em relação à oferta do serviço é o fato de que, conforme determinação do CEM, em seu art. 72, o médico não pode estabelecer vínculo de qualquer natureza com empresas que anunciam ou comercializam planos de financiamento ou consórcios, para procedimentos abarcados pela Medicina, uma vez que a mesma não pode ser mercantilizada, sob qualquer hipótese.

    Tendo isto em vista, o Cremesp entende que a consulta presencial é imprescindível para a relação médico-paciente, sendo a Telemedicina apenas um elemento complementar. O novo plano promovido pela Claro, portanto, transgride inúmeras normativas e, inclusive, pode gerar infrações éticas ao profissional que aderir à metodologia.

    Repercussão 
    O Hospital Albert Einsten divulgou comunicado à imprensa, informando que não há nenhum acordo ou contrato firmado com a Claro, e que o mesmo estava negociando a possibilidade de prestação de serviços de teleorientação e teletriagem. A instituição já exigiu a retratação aos veículos de comunicação, após a publicação de matérias afirmando a parceria entre ambos.

    O assunto tem sido amplamente repercutido na imprensa, desde o dia 9, data na qual o anúncio da nova modalidade foi feito. A Claro ainda não se pronunciou oficialmente.

    O Conselho reitera que continuará atuando em defesa da boa Medicina e da sociedade, de modo a fiscalizar e tomar as devidas medidas judiciais caso ambas sejam prejudicadas por prática incorreta da profissão.

    Resposta

    Após a notificação extrajudicial do Cremesp, a Claro Brasil S.A enviou resposta ao Conselho informando que não houve nenhuma parceria firmada com o Hospital Israelita Albert Einstein para prestação de serviço de telemedicina ou planos de saúde digitais.

    A empresa se comprometeu, ainda, a seguir todos os preceitos da legalidade em suas práticas, respeitando o exercício da Medicina.


    Este conteúdo teve 3527 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 433 usuários on-line - 3527
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior