Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    11-07-2022

    Ato Médico

    Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais não podem realizar atividades exclusivas da medicina

    Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais não podem diagnosticar, receber demanda espontânea, prescrever exames sem assistência médica, ordenar tratamento e dar alta terapêutica, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que entendeu que o decreto-Lei 938/1969 (que provê sobre estas profissões), não concedeu tais prerrogativas a estes profissionais.  Isso invalida resoluções neste sentido, emanadas pelos respectivos conselhos nacional e regionais (Coffito/Crefito), e significa o reconhecimento de que tais atividades fazem parte do ato médico, defendido de forma incansável pela atual gestão do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). 

    Trata-se do entendimento da 1ª Turma do STJ, ao concordar com recursos ajuizados pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, que apontaram a ilegalidade de resoluções que, na prática, permitiam aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais invadissem atribuições médicas. 

    Hierarquia 
    Conforme o relator dos recursos, ministro Gurgel de Faria, as resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) ofendem os artigos 1º. 3º. e 4º do Decreto-Lei N° 938/1969, indicando que, em resumo, não cabe aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais diagnosticar e indicar tratamento, mas apenas executar os métodos e as técnicas previstos pelos médicos. Para ele, ainda que o Conselho Nacional de Educação preveja que as diretrizes curriculares do curso de fisioterapia incluam a elaboração de diagnóstico cinético-funcional, isso não basta para contrariar os comandos legais da hierarquia superior. 

    Anteriormente, o Tribunal Regional Federal da 4ª. região havia entendido, de forma equivocada, que tais atividades não interfeririam nas atribuições de profissionais da área médica, o que ensejou recursos por parte das entidades médicas gaúchas. Por seu lado, sistema Coffito/Crefitos pretende promover novos recursos, por entender que a decisão atual do STJ “afronta normas constitucionais”, prometendo, assim, novos recursos ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal (STF). 
     


    Este conteúdo teve 11 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 364 usuários on-line - 11
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.