Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-03-2024
    Nota de Pesar
    Faleceu o renomado professor e pediatra Julio Toporovski
  • 18-03-2024
    Evento inédito
    Cremesp promove 1º Simpósio de Introdução à Pesquisa com capacitação de médicos para realização de projetos de estudos
  • 15-03-2024
    Transparência
    Aprovada prestação de contas do Cremesp relativa ao ano de 2023
  • 15-03-2024
    Evento
    Cremesp debate a ética na publicidade médica no 16º Congresso do DESC da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
  • Notícias


    07-12-2022

    Ato Médico

    Cremesp tem nova vitória em defesa da Medicina

    A atual gestão do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), tem como uma de suas prioridades a defesa do ato médico.

    Sendo assim, o Cremesp informa que impôs nova derrota contra os “não médicos”, ao ser derrubada, na Justiça, a alegação – inverídica – de que seria, entre as entidades médicas, a que mais “estaria veiculando informações falsas, ao anunciar que a acupuntura constitui atividade privativa de médicos” , perpetrada por uma associação privada intitulada “Conselho Regional de Auto-regulamentação da Acupuntura”.  A Procuradoria Regional da República da 3ª Região — que agrega os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul — indeferiu a representação. 

    A Procuradoria da República apontou que o assunto já havia sido abordado anteriormente, em Ação Civil Pública (ACP) de número 1004717-55.2019.4.01.3800. De fato, a 7ª Vara Federal Cível havia reconhecido a legitimidade da atuação dos Conselhos Federal e Regional de Medicina, na defesa da Lei do Ato Médico.

    Atestação médica 
    Pela atuação do Cremesp, em nome dos médicos de São Paulo, o arquivamento da representação é uma importante vitória, uma vez que reconhece que a prática da acupuntura depende “de autorização legal expressa” e constitui “técnica médica, por ser o agulhamento idêntico a procedimento invasivo, ainda que minimamente”.

    Nas palavras do Diretor 1º Secretário Angelo Vattimo, coordenador da Comissão de Defesa do Ato Médico do Conselho, “o Cremesp continuará atuando na defesa da lei do Ato Médico, da saúde da população e do correto exercício das atividades privativas da Medicina, sendo este o maior movimento de Defesa do Ato Médico do Estado.


    Este conteúdo teve 12 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 307 usuários on-line - 12
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.