Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 03-02-2023
    Momento Cremesp
    Cremesp promove conversa sobre prerrogativas médicas com os médicos de Franca e região
  • 01-02-2023
    Momento Cremesp
    Cremesp ouvirá médicos de Franca e região sobre prerrogativas médicas, honorários e pagamento de Anuidade
  • 01-02-2023
    Estudo
    Cremesp realizará pesquisa institucional com médicos selecionados por critérios estatísticos
  • 26-01-2023
    Evento
    Cremesp presta homenagem a médicos por 50 anos de exercício profissional, em Araçatuba
  • Notícias


    13-01-2023

    Palestra Janeiro Branco

    Cremesp participa de evento na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social

    A psiquiatra e vice-presidente do Cremesp, Maria Alice Saccani Scardoelli, realizou a palestra “Conscientização à Saúde Mental – Janeiro Branco”, durante evento de apresentação da nova gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, pelo secretário recém-empossado, Gilberto Nascimento. 

    O encontro também teve por objetivo promover a integração entre os funcionários da pasta e representou o início das atividades da área de Recursos Humanos e Comunicação, visando à valorização, saúde e bem-estar de todos os envolvidos nas ações sociais da Secretaria.

    Em sua palestra, Maria Alice destacou a importância do calendário mensal das campanhas de prevenção, cujas cores correspondem a diversas doenças.  “Nesse Janeiro Branco, ‘a vida pede equilíbrio’, daí a necessidade de conscientização sobre a saúde mental. Qualquer desequilíbrio decorrente do estresse nas relações sociais pode influenciar no surgimento de doenças físicas e emocionais. Além disso, as discussões em torno do tema podem contribuir para a diminuição de preconceitos em relação a distúrbios mentais”, explicou.

    Ao longo da apresentação, a conselheira discorreu sobre os principais aspectos que influenciam o psiquismo, ressaltando a relevância dos cuidados e atenção também para quem cuida, a exemplo dos servidores e colaboradores da Secretaria. “É fundamental buscar um melhor ambiente de trabalho, por meio da valorização das relações e do convívio social”, orientou.   Segundo ela, “além de oferecer assistência à população vulnerável, é possível abrir espaço para o autoconhecimento, aprendendo a diferenciar os limites de cada um e propiciando situações de conversa e interação social”.

    A psiquiatra falou ainda sobre a necessidade de planejamento das ações no dia a dia para uma vida mais saudável e equilibrada, e da importância de se observarem quaisquer alterações físicas e emocionais.  “É um sinal de alerta importante, pois qualquer alteração no equilíbrio funcional gera um desgaste que vai se acumulando, levando à intolerância e impaciência. É preciso aprender a pedir ajuda e saber compartilhar e delegar responsabilidades para manter o equilíbrio emocional e a qualidade de vida”, concluiu.

    Confira as fotos do evento


    Este conteúdo teve 1089 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2023 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 246 usuários on-line - 1089
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.