Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    20-03-2023

    Momento Cremesp

    Cremesp vai até ao Hospital das Clínicas da FMUSP-Ribeirão Preto ouvir os médicos locais

    O Conselho Regional de Medicina no Estado de São Paulo promoveu mais um Momento Cremesp, desta vez no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (HCFMRB), no dia 17 de março último. O evento objetiva aproximar o Conselho dos médicos de todo o Estado, buscando compreender seus problemas do dia a dia e tentar encontrar as respectivas soluções. 

    Pelo Cremesp, compareceram o 1º secretário, Angelo Vattimo, e o delegado superintendente da Delegacia Regional da autarquia em Ribeirão Preto, Osvaldo Massati Takaynaqui. Pelo HCFMRP, estiveram presentes o diretor-clínico José Simon Camelo Júnior, que abriu o encontro; e o superintendente, Ricardo de Carvalho Cavalli.

    Câmara de Admissibilidade  

    Sobre o papel judicante do Cremesp, Vattimo explicou: "temos 5 mil sindicâncias e 5 mil processos, que é a parte mais desagradável para os médicos. Nós não queríamos isso, mas o número de profissionais tem aumentado muito e, com isso, também o número de denúncias que chegam até nós. E temos de proteger o bom médico e a sociedade, não podemos ser omissos." 

    Por isso, observou, a atual gestão criou, no início de 2019, a Câmara de Juízo de Admissibilidade para apreciar denúncias que chegam ao Cremesp, averiguando se elas dispõem de elementos suficientes para abertura de sindicância. Com isso, o Conselho economiza tempo e recursos e prioriza denúncias que apresentem consistências. As queixas que preenchem os requisitos de admissibilidade têm prosseguimento, de acordo com os trâmites normais das sindicâncias. Denúncias envolvendo óbito, lesão corporal grave ou assédio sexual são admitidas automaticamente, sem análise de critérios de admissibilidade. Após a criação dessa instância, cerca de 40% das denúncias não são admitidas, anualmente, ressaltou o 1º secretário.

    Muito além do papel judicante

    Logo no início do Momento Cremesp, foram apresentados aos médicos presentes dois vídeos feitos pelo Cremesp, um sobre a ampla Campanha de Defesa do Ato Médico, iniciada no final do ano passado, e, outro, sobre a Operação Mais Médicos, que visa a produzir dados que tirem as discussões sobre o tema do plano ideológico e das narrativas, gerando relatórios com fatos concretos sobre a real demanda por novos médicos no Estado. O objetivo foi mostrar que o Conselho extrapola seu papel judicante - previsto em Lei -, atuando de forma intensa em várias frentes que são do interesse dos médicos inscritos na autarquia.

    "Temos feito um trabalho de formiguinha desde o início da atual gestão, oferecendo diversas ações e projetos aos médicos do Estado de São Paulo visando promover todos os aspectos que envolvem a prática ética da Medicina, além de facilitar os trâmites burocráticos que os médicos precisam fazer junto ao Cremesp", acrescentou Vattimo. Durante suas falas, citou algumas das principais iniciativas do Conselho, nos últimos anos, tais como: revista científica JMRR, 5MinutesConsult, Medline Complete, Conversa com o Cremesp, Saúde para Médicos, Clube de Benefícios, Aplicativo do Cremesp, Pílulas Éticas, Prescrição Eletrônica, Certificação Digital, Medicina em Foco, Homenagens aos profissionais, com 10, 25 ou 50 anos de prática ética de Medicina; e a Unidade Móvel.

    Ato médico

    O 1º secretário falou também sobre a forte atuação judicial do Cremesp em defesa das prerrogativas médicas. "Estamos bastante preocupados com a invasão da Medicina por não médicos", comentou. Segundo ele, isso tem acontecido porque os demais Conselhos da Saúde fazem Resoluções permitindo que suas respectivas categorias profissionais façam procedimentos que são da área médica. "Mas temos tido várias vitórias na Justiça, que impedem que não médicos exerçam atos que são restritos da Medicina", acentuou Vattimo.

    Falta de vagas em Residências

    Os médicos presentes fizeram diversas perguntas sobre os assuntos expostos e outros, como em relação à falta de vaga de Residência para todos os recém-formados. "Temos médicos sem especialidade que fazem procedimentos sem ter tido experiência anterior", afirmou um deles. O 1º secretário concordou que há vários problemas em relação à formação médica.  "Mas, por enquanto, é difícil impedir um médico de fazer qualquer procedimento, mesmo não tendo feito Residência, pois, pela lei, após a graduação ele é médico em sua plenitude. Mas temos de agir em relação a isso", concordou. O crescimento do número de escolas de Medicina e exame de ordem médica também foram alguns dos assuntos abordados durante o Momento Cremesp, no HCFMRB.

    Unidade Móvel

    Na ocasião, o Conselho colocou à disposição dos médicos da instituição hospitalar a sua Unidade Móvel, uma van equipada com equipamentos, e a presença de funcionários, que permitem aos profissionais ter acesso a diversos serviços cartoriais, de forma rápida e prática. O veículo já percorreu diversas regiões do Estado e atendeu centenas de médicos, desde julho de 2021.

    Confira as fotos do evento

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 41 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 401 usuários on-line - 41
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.