Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    24-03-2023

    Evento

    Recém-formados da Unicamp e Mandic recebem carteiras de médico durante solenidades realizadas em Campinas

                    
       Médicos formados pela Unicamp recebem carteiras, na presença de representantes do Cremesp e da faculdade
     

    O recebimento da carteira de médico é um divisor de águas, simbolizando o ingresso à profissão. Sinaliza que, a partir daquele momento, o aluno tornou-se oficialmente profissional, respondendo pelos seus atos, sem a tutela dos professores e preceptores. Com este entendimento, o Cremesp faz questão de realizar cerimônias em escolas de Medicina, chamando os novos médicos à responsabilidade que eles assumem a partir daí. Alunos da faculdade de Medicina da Unicamp e da São Leopoldo Mandic, ambas de Campinas, receberam suas carteiras no último dia 23 de março, nos respectivos auditórios de suas escolas. 

    Os eventos contaram com a presença do conselheiro do Cremesp, Chien Yin Lan, do coordenador da Assessoria de Comunicação, Wagmar Barbosa —, que representou a presidente, Irene Abramovich — e do delegado superintendente adjunto da Regional de Campinas, Michal Bogdan Sokolowski. A solenidade na Unicamp contou ainda com o coordenador do curso de graduação em Medicina, prof. dr. Fábio Hüsseman Menezes; e a da Mandic, com o coordenador do curso de graduação em Medicina, prof. dr. Guilherme de Menezes Succi, também delegado do Cremesp na região. 

    “Vocês estão assumindo uma herança milenar, com um vasto arsenal de aparelhagem e medicamentos. Se por um lado há o poder de curar, por outro, atuem com sabedoria e cautela porque vocês passarão a responder pelos seus atos. Vocês não são deuses, mas humanos que escolheram esta profissão como missão. E, para isso, é preciso gostar de gente, aliando conhecimento e ‘coração’”, recomendou o conselheiro Chien Yin Lan. Ele ainda lembrou que é  importante arranjar tempo para estudar pelo resto da vida, uma vez que a Medicina evolui em grande velocidade. 

    Barbosa lembrou que apesar dos avanços da profissão, há limites, regulamentos e conflitos que a profissão traz e que é preciso conhecê-los. Para isso, o Cremesp ofereceu também exemplares do Código de Ética Médica. Ele enfatizou que o Conselho editou um Guia das Boas Práticas nas Redes Sociais para Médicos, muito útil para nortear eticamente o médico no uso das redes sociais. 


        Recém-formados da Mandic recebem suas carteiras no auditório da faculdade


    Ao longo das duas cerimônias, as representantes das turmas, Rafaela Bernardo Alaite (Unicamp) e Paola Scivittaro Soliani (Mandic), leram a renovação do Juramento de Hipócrates, que prestaram ao receberem o diploma de médico, acompanhadas pelos demais colegas, sendo 51 da Unicamp e 14 da Mandic. 

    O Cremesp apresentou aos jovens médicos a série de serviços disponibilizados gratuitamente, como o 5Minute (ferramenta de suporte à decisão clínica baseada em evidências), MedLine Complete (base de dados bibliográficos, que inclui mais de 2.500 periódicos científicos de Biomedicina e Saúde), Medicina Baseada em Evidências (aulas oferecem subsídios para que os médicos saibam realizar pesquisas com informações confiáveis), Pílulas Médicas (conteúdo semanal nas redes sociais resumido do Código de Ética e Publicidade Médica), Clube de Benefícios, prescrição eletrônica, certificado digital gratuito, unidade móvel para serviços cartoriais, aplicativo Cremesp, isenção de rodízio para médicos da capital e grande São Paulo e publicações (site, revista Ser Médico, JMRR, boletins, livros e vídeos). 

    Confira abaixo as fotos das duas cerimônias.

    Entrega de carteiras na: 

    Unicamp      

    São Leopoldo Mandic  


    Fotos: Osmar Bustos
     


    Este conteúdo teve 24 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 389 usuários on-line - 24
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.