Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 23-05-2024
    Conversa com o Cremesp 
    Sextanistas da Unifesp-EPM recebem a autarquia 
  • 22-05-2024
    Artigos científicos
    Trabalhos inéditos da JMRR serão lançados em congresso do Cremesp
  • 21-05-2024
    Publicidade médica
    Cremesp apresenta palestra para diretores e médicos do Hospital Sírio-Libanês
  • 21-05-2024
    Alerta de golpe
    Cremesp não efetua qualquer tipo de cobrança ou solicita dados pessoais por SMS e WhatsApp
  • Notícias


    05-04-2024

    Especialidades

    Nova CT de Medicina do Tráfego e Aeroespacial reunirá conhecimentos médicos para a proteção da vida no trânsito




    Dar visibilidade à questão da proteção da vida no trânsito motivou a criação da Câmara Técnica (CT) de Medicina do Tráfego e Aeroespacial do Cremesp, visando atender a uma antiga demanda dos médicos para debater temas desta especialidade. Além disso, como as demais existentes no Conselho, a nova CT fornecerá subsídios técnicos especializados para análise de consultas e processos por parte de conselheiros, emitirá pareceres especializados em assuntos que envolvam as áreas de Medicina de Tráfego e Aeroespacial e também poderá, eventualmente, promover simpósios e conferências e organizar publicações. 

    A CT de Medicina do Tráfego será coordenada pelo especialista Roberto Douglas, tendo como conselheiro responsável Fabio Sgarbosa. Os demais integrantes são Paulo Cezar Mariani (conselheiro), Carlos Noboru Sato, Cesar Angelo Galletti Júnior, Daniela Sanchez Monteiro de Barros, Fabiana Maria Ajjar, Fernando Storte, Gisleika Valério Bianco, Isabela Maria Isoldi de Morais, Jeannette Angelica F. U. Machado, Luís Fernando Martins Bucater, Luiz Carlos Miranda Rocha, Mitsuo Koshimizu, Orlando Martins Junior, Renato Monteiro, Renato Reginaldo Frangini, Rostanda Marti Meireles, Sin Sook Kim, Vania Elizabeth Ramos Melhado e Werner Konitz. 

    Presente à reunião inaugural, realizada na sede, no dia 4 de abril, Angelo Vattimo, presidente do Cremesp, explicou o funcionamento das Câmaras Técnicas do Cremesp. “As CTs têm um leque de recursos técnicos e humanos para não só atuarem na esfera judicante como também como difusoras de conhecimento médico”, disse ele, mencionando o mesmo papel do 2º Congresso de Medicina, a ser promovido pelo Cremesp, de 24 a 26 de maio. 

    “A expectativa é que haja uma aula por mês, aberta a todos os médicos inscritos no Estado de São Paulo, com a proposta de educação continuada, e um planejamento para estudos de casos”, disse Roberto Douglas. 

    O procurador jurídico, Carlos Magno Michaelis Júnior, saudou os integrantes da CT, presentes fisicamente e online, e colocou o departamento Jurídico do Conselho à disposição para abalizar ações e documentos.

    Sgarbosa explicou que há poucos processos ético-profissionais na área da Medicina do Tráfego e que o CFM não tem resolução específica sobre essa especialidade, apenas alguns pareceres, sem força de lei. E sobre Medicina Aeroespacial, há mais dois pareceres. “A ideia é que seja sugerida uma norma com temas pertinentes a essa área, que pode até se transformar em lei estadual”, afirmou.  

    A próxima reunião da CT de Medicina do Tráfego e Aeroespacial está agendada para dia 9 de maio, às 20h, na sede do Cremesp. 


    Foto: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 2533 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 423 usuários on-line - 2533
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.