Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 23-07-2024
    Encontro
    Cremesp se reúne com Anvisa para discutir ações sobre fenol e PMMA
  • 20-07-2024
    Movimento do Ato Médico
    Cremesp vence ação civil promovida contra clínica farmacêutica que realizava procedimentos estéticos
  • 19-07-2024
    Evento
    Cremesp realiza entrega de carteiras e honrarias a médicos em São José do Rio Preto
  • 18-07-2024
    Defesa da população
    Cremesp oficia MP e Polícia Civil sobre anúncios divulgados nas redes sociais com atores que se passam por médicos para venda de medicamentos
  • Notícias


    28-06-2024

    Defesa do Ato Médico

    Ação do Cremesp proíbe biomédica de realizar atos privativos da medicina e uso de fenol

    A atual gestão do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) mais uma vez demonstrou razão na luta que trava contra os não médicos. Conquistou mais uma vitória em ação impetrada na Justiça Federal da 3ª Região, em defesa da Lei do Ato Médico e aumentou o acervo de decisões positivas a favor do ato privativo da medicina. (confira a decisão aqui)

    Pela decisão, a biomédica fica impedida de realizar procedimentos estéticos invasivos – que são incompatíveis com sua formação – bem como de divulgar tais atividades, sob pena de multa diária fixada em R$ 5.000,00.

    Entre os procedimentos que a ré divulgava e realizava em sua clínica, figurava o de “peeling de fenol” – cuja prática ilegal por profissional não médico levou a óbito, recentemente, um empresário em São Paulo –, “preenchimento com ácido hialurônico”, “aplicação de toxina botulínica”, “blefaroplastia sem corte”, “harmonização facial”, “lipo da papada”, “fio de sustentação absorvível”. 

    Todos esses procedimentos estéticos são considerados privativos da medicina por força da Lei 12842/13 e o Cremesp defende que eles devem ser realizados exclusivamente por médicos dermatologistas e/ou cirurgiões plásticos, sendo que a decisão é mais uma para o importante acervo construído pelo Cremesp que será apresentado ao Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional.

    Para Eliandre Palermo, conselheira e coordenadora da Câmara Técnica de Dermatologia do Cremesp, “o Poder Judiciário tem reconhecido a Lei do Ato Médico. O conhecimento técnico que temos como dermatologistas têm auxiliado na construção das ações judiciais, e demonstram aos juízes a gravidade da invasão das especialidades médicas”. 
     


    Este conteúdo teve 1752 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 707 usuários on-line - 1752
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.