PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (págs.4 a 8)
James Drane


EM FOCO (págs.9 a 11)
Dormiu bem?


CRÔNICA (págs.12 a 13)
Tufik Bauab*


MÉDICOS NO MUNDO (págs.14 a 17)
Irène Frachon


DEBATE (págs.18 a 23)
Emergência e Regulação: novos desafios dos cursos de Medicina


SINTONIA (págs.24 a 27)
Novas práticas educativas no setor da Saúde


GIRAMUNDO (pág.28 a 29)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades


PONTO COM (págs.30 a 31)
Informações do mundo digital


HOBBY (págs.32 a 35)
Pediatra escala os maiores picos do mundo


HISTÓRIA DA MEDICINA (págs.36 a 38)
Especialidades médicas


LIVRO DE CABECEIRA (pág.39)
Por Bráulio Luna Filho*


CULTURA (págs.40 a 43)
Moacyr Scliar e Yann Martel


GOURMET (págs. 44 a 47)
Moqueca de camarão


FOTOPOESIA (pág.48)
Poesia anônima na capital paulista


GALERIA DE FOTOS


Edição 63 - Abril/Maio/Junho de 2013

GIRAMUNDO (pág.28 a 29)

Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades

 

Tudo de bom

Além de fazer bem para o espírito, férias também são ótimas para a saúde. Segundo um estudo britânico, denominado The Holiday Health Experiment, passear nesse período melhora o humor, a saúde e rejuvenesce o corpo.  O projeto envolveu 12 voluntários. Metade passou férias em países como Tailândia, Peru e Maldivas, e o restante continuou trabalhando. Duas semanas depois, os que tiraram férias tiveram melhoras comprovadas na pressão arterial, qualidade do sono, recuperação do estresse e nos níveis de glicose. E os benefícios podem se estender durante meses, concluiu a pesquisa.



Universo “bebê” já tinha água

O conjunto de telescópios mais potente do mundo, o Alma, nem havia sido inaugurado oficialmente e já tornou possível a confirmação das expectativas de que havia água no universo, em quantidade razoável, na época em que o Cosmos era apenas um “bebê” de 1,7 bilhão de anos. O Alma – parceria entre EUA, Canadá, Japão, Taiwan e países europeus, instalado no deserto de Atacama, no Chile – conta com 66 antenas a 5 mil metros de altitude. A inauguração ocorreu em março último.



 

Fora do Éden

Refletir sobre a evolução humana. Com este objetivo, o premiado jornalista norte-americano Paul Salopek (foto) iniciou, em janeiro deste ano, um longo percurso a pé, de aproximadamente 30 mil km, refazendo um dos caminhos da primeira diáspora do homo sapiens para fora da África, que aconteceu há cerca de 60 mil anos. A viagem deverá durar sete anos.

Salopek, que também é biólogo, partiu de Herto Bouri, região da Etiópia povoada por humanos durante a Idade da Pedra. Em sua longa jornada, financiada pela revista National Geographic, o jornalista passará pelo Oriente Médio, Ásia e, via Alaska, caminhará pela costa dos três continentes americanos, até o Chile. Suas histórias, fotos e vídeos podem ser lidas e vistos no blog http://www.outofedenwalk.com. É possível, também, acompanhá-lo via Twitter (@PaulSalopek).



Risco genético

Um estudo do Consórcio de Genética e Psiquiatria norte-americano mostrou, pela primeira vez, que autismo, depressão, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno bipolar e esquizofrenia compartilham fatores de risco genético semelhantes. O trabalho, publicado na revista Lancet, recentemente, revisou o genoma de mais de 33 mil pacientes com diagnósticos de doenças psiquiátricas e de 27 mil voluntários de um grupo sem os transtornos.



Pertinho daqui

Planetas parecidos com a Terra podem estar mais próximos e existir em maior número do que se imaginava. Cientistas do centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica estimam que corpos celestes semelhantes ao nosso estejam a “apenas” 13 anos-luz (124 trilhões de quilômetros) de distância de nós. Esses astros têm mais ou menos o mesmo tamanho da Terra e recebem tanta luz quanto a que obtemos do Sol. Eles também seriam rochosos, mas com diferentes tipos de vida, talvez mais evoluídos (quanto a isso, não será difícil...).



Um modelo de cidade

A China irá construir uma cidade que promete ser modelo mundial: além de ecológica e sustentável, ela será praticamente 100% livre de automóveis. O projeto Great City pretende, dentre outras metas, fazer com que a cidade gaste 48% menos energia elétrica; produza 89% menos resíduos e lance na atmosfera 60% menos dióxido de carbono. Os habitantes – 80 mil pessoas – irão morar e trabalhar em uma área de 1,3 quilômetro quadrado. A conferir daqui oito anos, quando o projeto deve ficar pronto.



Mais que uma cadeira

A preguiça não poderá mais ser desculpa para não fazer exercício. Mesmo em frente à televisão, uma cadeira apresentada, em março, na feira de alta tecnolobia CeBIT, em Hannover, na Alemanha, registra o peso, pressão sanguínea e pulso, por meio de sensores, e dependendo dos resultados propõe e oferece diversos exercícios físicos e mentais para melhorar a saúde de seu usuário, além de ser bem confortável. Sua comercialização poderá ser feita em dois anos, com preços que variam de 4 a 6 mil euros – entre 10 mil e 15 mil reais.


(Colaborou: Jonas Carvalho)

Crédito das fotos, por ordem de aparição: Dreamstime-Martinmark / www.thisischile.cl / www.outofedenwalk.com / www.cfa.harvard.edu / www.wired.co.uk /


Este conteúdo teve 113 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 469 usuários on-line - 113
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.