PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (págs. 4 a 9)
Marci L. Bowers e Ben Barres


CRÔNICA (págs. 10 a 11)
Marcelo Rubens Paiva*


SINTONIA (págs. 12 a 17)
Ciências humanas na prática médica


SUSTENTABILIDADE (págs. 17 a 20)
Água pode conter contaminantes endócrinos


ESPECIAL (págs. 21 a 27)
Conheça os processos de revalidação em outros países


MÉDICOS NO MUNDO (págs. 28 a 31)
Síria em guerra


GIRAMUNDO (págs. 32 a 33)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades


PONTO COM (págs. 34 a 35)
Informações do mundo digital


HOBBY (págs. 36 a 40)
Médico faz em média quatro grandes viagens por ano


CULTURA (págs. 41 a 43)
MIS - Museu da Imagem e do Som


GOURMET (págs. 44 a 47)
Médico prepara jambalaya creole


FOTOPOESIA (pág. 48)
Feliz 2014!


GALERIA DE FOTOS


Edição 65 - Outubro/Novembro/Dezembro de 2013

GIRAMUNDO (págs. 32 a 33)

Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades

Fome no mundo

 

O número de pessoas que sofrem com a fome no planeta caiu de 868 milhões, entre 2010 e 2012, para 842 milhões, entre 2011 e 2013, segundo o relatório anual A situação da insegurança alimentar no mundo, da ONU. Porém, a média de uma pessoa subnutrida, a cada oito habitantes, permanece. A área de maior incidência é a África Subsaariana, onde 24,8% das pessoas não têm o que comer. O problema, contudo, não para aí: mais de 15 milhões de pessoas passam fome, mesmo vivendo em países desenvolvidos.

 


Lago-medusa


O Lago Natron, no norte da Tanzânia, transborda mistério. Todo animal que ousa tocar suas águas é transformado em pedra. O estranho acontecimento se deve à elevada alcalinidade do lago, que varia entre 9 e 10,5 de pH. O teor extremamente alto de base e sal faz as criaturas se calcificarem à medida que secam, ficando impressionantemente preservadas. As imagens, captadas pelo fotógrafo Nick Brandt, foram publicadas no livro Across the Ravaged Land (Por toda a terra devastada).

 

Lente com zoom


Pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça, liderados pelo professor da Universidade da Califórnia, Joseph Ford, estão criando um novo modelo de lentes de contato que pode vir a oferecer uma visão telescópica, quando combinadas com óculos especiais. O tamanho da imagem pode aumentar em até 2,8 vezes. A intenção, a priori, é ajudar quem sofre com a degeneração macular relacionada à idade, uma das formas mais comuns de cegueira. Porém, objetivos militares também são cogitados, segundo a BBC.

 

Fio mágico

Desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Campinas, um fio de sutura enriquecido com células-tronco impressionou os pesquisadores em testes com animais. Eles acompanhavam a evolução de uma fístula intestinal – ferida aberta provocada por uma falha de cicatrização ainda de origem desconhecida e de difícil tratamento – quando decidiram aplicar o inédito fio de sutura. Três dias depois, notaram que a área do ferimento havia diminuído de tamanho, e quase fechado (75%). O tratamento convencional utilizado atualmente dura de 8 a 10 semanas.

 


Lendo um romance?


Imagem vencedora (O coração partido, de Gillian Gray, Megan Swin e Harris Morrison, da Universidade de Edimburgo), capturada com espécie de tomógrafo

 

Segundo a pesquisa Reading Literary Fiction Improves Theory of Mind, feita por pesquisadores da The New School for Social Research, EUA e divulgada pela revista Science, ler ficção literária de qualidade e envolver-se com obras de arte aumenta a compreensão dos estados mentais do outro e das complexas relações sociais que caracterizam as sociedades humanas, habilidade conhecida como Teoria da Mente (ToM). Leitura de não-ficção e ficção popular não tiveram o mesmo desempenho.


Cuidado com o peixe!


Um inseticida utilizado na piscicultura brasileira para o controle de doenças em peixes pode ser potencialmente tóxico e danoso ao meio ambiente, segundo estudo do Instituto de Biologia da Unicamp. Trata-se da substância comercializada com o nome de Dimilin, o diflubenzuron. Formada a partir de seu metabolismo, a p-cloroanilina (PCA) é um metabólito potencialmente cancerígeno e mutagênico para os seres humanos. O diflubenzuron tem o seu uso regulamentado apenas para as atividades agrícolas, mas ele vem sendo empregado, indiscriminadamente, na piscicultura.

 


Ciência, coração e arte


A Fundação Britânica do Coração inovou ao promover um concurso que aproxima a imagem diagnóstica da artística. A ideia foi premiar as melhores imagens ultrassônicas do fundo do coração. O resultado é surpreendente. Centenas de cientistas do Reino Unido enviaram imagens belíssimas. O vídeo vencedor ilustrou, com várias cores, um problema congênito no coração em que as cavidades superiores bombeiam o sangue de maneira incorreta. É possível conferir tudo na versão em português do site da BBC: http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/07/130726_galeria_coracao_mdb_fl.shtml

 


Minicérebros


 

Cientistas austríacos desenvolveram, em laboratório, miniaturas de cérebros humanos do tamanho de ervilhas, a partir de células-tronco e células da pele, segundo a revista Nature. Especialistas ouvidos pela revista disseram que a pesquisa “pode transformar nossa compreensão sobre males neurológicos”. O estudo – desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Biotecnologia Molecular de Viena – mostrou que as células reproduzem, em laboratório, algumas das etapas iniciais de desenvolvimento cerebral equivalentes às de um feto de nove semanas. Mas podemos ficar tranquilos: os minicérebros ainda não conseguem pensar sozinhos.

 

(Colaborou: Igor Ferraz)

 


Este conteúdo teve 111 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 476 usuários on-line - 111
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.